Autor Tópico: Vale dos Frades  (Lida 3840 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 04 de Abril de 2017, 09:18:05
Simplesmente sensacional, parabéns  :clap: :clap: :clap:

Vou abusar um pouco do seu conhecimento... estou tentando utilizar o modo HDR no LR e realmente facilita muito o trabalho... uma coisa que tenho percebido é que não estou conseguindo informação nas sombras, como gostaria.
Na captura faço a medição pontual no ponto mais claro da cena, por exemplo em +2 para uma nuvem ou outro ponto que considero próximo ao branco e depois defino a câmera para 3 disparos tendo a medição citada acima como o ponto 0 e as outras em -1 e +1.
Fica mais ou menos, mas ainda com necessidade de subir muito as sombras na pós. Não sei se a pergunta é boba, mas a sensação que tenho é que não estou aproveitando todo o potencial do HDR em expor corretamente as sombras.

Faça matricial e utilize braketing.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #16 Online: 04 de Abril de 2017, 09:21:10
FANTÁSTICA.
Luz, momento e cor.

Obrigado Cláudio  :ok:
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #17 Online: 04 de Abril de 2017, 09:50:43
Simplesmente sensacional, parabéns  :clap: :clap: :clap:

Vou abusar um pouco do seu conhecimento... estou tentando utilizar o modo HDR no LR e realmente facilita muito o trabalho... uma coisa que tenho percebido é que não estou conseguindo informação nas sombras, como gostaria.
Na captura faço a medição pontual no ponto mais claro da cena, por exemplo em +2 para uma nuvem ou outro ponto que considero próximo ao branco e depois defino a câmera para 3 disparos tendo a medição citada acima como o ponto 0 e as outras em -1 e +1.
Fica mais ou menos, mas ainda com necessidade de subir muito as sombras na pós. Não sei se a pergunta é boba, mas a sensação que tenho é que não estou aproveitando todo o potencial do HDR em expor corretamente as sombras.

Faça matricial e utilize braketing.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Então...

1) Como o Carlos disse, use o auto-bracketing da câmera. Isso vai minimizar os intervalos entre as fotos e consequentemente vai praticamente eliminar os "ghosts". O que eu faço normalmente é um auto-bracketing com três fotos:  -2; 0; +2

2) Sobre a fotometria a lógica é simples, mas para levar a lógica para a câmera tem que entender como a câmera faz o auto-bracketing. Vou tentar explicar...

A base de tudo é a foto mais escura, ou seja, a foto onde você preserva o detalhe das altas luzes. Isso você vê no histograma. Essa foto tem que ter histograma quase tocando a direita, mas sem tocar. Feito isso você já resolveu a foto "-2" das três do auto-bracketing. Aí sobe dois pontos e faz a "0" e mais dois pontos e faz a "+2". O problema é fazer isso na câmera, pois a maioria das câmeras faz o auto-bracketing "cercando a foto", ou seja, faz primeiro a foto do meio e depois faz a sub-exposta e depois a super exposta. Como eu resolvo isso? Fácil... pelo histograma eu identifico a foto sub-exposta, subo dois pontos na mão e disparo. Assim ele faz as três fotos na ordem certa, e eu tenho todo o range que eu preciso. Vou exemplificar com números.

Fiz a fotometria pelo histograma e a foto que preserva o detalhe nas altas tem 1". Se eu disparar, a câmera vai fazer uma foto com 1", uma com 1/4" e uma com 4" (cercando). Isso eu não quero, pois se a foto com 1" já tem a informação nas altas, eu não preciso de uma foto menos exposta, como a de 1/4". A partir da foto com a informação nas altas eu só preciso de fotos mais expostas, que revelem as sombras.

Como fazer. Identifiquei a foto de 1" (preserva o detalhe nas altas - histograma perto da direita, sem tocar). Subo dois pontos na mão e disparo. Assim as fotos são: 4"; 1" e 16" (cercando) e eu tenho as fotos que preciso.

Mas tem câmeras mais novas que permitem definir a ordem de disparo, e aí fica mais simples. É só saber que a foto do histograma quase tocando a direita (preservando as altas) é a menos exposta.

image hosting 12mb


Lembrar que no Lightroom CC vocês faz HRD de RAW para RAW, e por isso não precisa fazer qualquer edição nas fotos iniciais, só no na própria foto HDR.

Curiosidade adicional... o auto-bracketing é uma herança do filme, e não faz nenhum sentido em digital (onde você vê a foto e o histograma na hora). Mas acabou sendo adaptado para fazer HDR.

Não sei se ficou complicado...   :ponder:   mas se ler com calma acho que dá para entender.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 04 de Abril de 2017, 09:53:00
As Fujis e a Nikon permitem definir quanto você quer de aumento em cada fotografia.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #19 Online: 04 de Abril de 2017, 10:01:55
As Fujis e a Nikon permitem definir quanto você quer de aumento em cada fotografia.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Sim Carlos, e as Canon bem recentes também. Fiz isso numa 5D mk IV e numa 5Ds de alunos.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 04 de Abril de 2017, 10:19:50
Waldyr  :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: somente tenho a agradecer!!

Entendi sim, na verdade no meu caso o problema era que da forma que fazia - eu acabava com 2 fotos do bracketing que preservavam as altas luzes: a foto do meio e a -2.
Do jeito que explicou eu teria então as altas luzes preservadas somente na foto -2 e as fotos em 0 e +2 serão para expor as sombras, já que as altas luzes estarão garantidas com a primeira foto...

Abraços e novamente muitooooooooooooooo obrigado !!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #21 Online: 04 de Abril de 2017, 20:03:03
Waldyr  :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: somente tenho a agradecer!!

Entendi sim, na verdade no meu caso o problema era que da forma que fazia - eu acabava com 2 fotos do bracketing que preservavam as altas luzes: a foto do meio e a -2.
Do jeito que explicou eu teria então as altas luzes preservadas somente na foto -2 e as fotos em 0 e +2 serão para expor as sombras, já que as altas luzes estarão garantidas com a primeira foto...

Abraços e novamente muitooooooooooooooo obrigado !!!

 :ok: :ok: :ok:
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #22 Online: 05 de Abril de 2017, 09:37:46
Linda imagem Waldy! Lugar e momento belíssimos!


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #23 Online: 05 de Abril de 2017, 10:00:24
Linda imagem Waldy! Lugar e momento belíssimos!

Obrigado Raphael  :ok:   Olha que curioso... 

Vale dos Frades, a montanha da esquerda, o Morro dos Cabritos, tem um paredão de 900m.

free picture hosting


Yosemite, a montanha da esquerda, o El Capitan, tem um paredão de 1000m.

upload gambar
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #24 Online: 05 de Abril de 2017, 14:13:45
Haha....o Yosemite é fantástico, mas é incrível como aqui no Brasil temos paisagens notáveis, as vezes até desconhecidas da maioria das pessoas e que se equiparam. Realmente há uma similaridade na paisagem, da vista toda, independente desse dado que vc mencionou ( e que nem me passava pela cabeça ).

Comparando com uma foto do amanhecer no vale Yosemite a semelhança é maior ainda. :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Abril de 2017, 14:31:29
infelizmente não conseguimos divulgar tão bem nossas paisagens


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Abril de 2017, 14:33:18
Waldyr, quando houver uma expedição bacana dessas me avise que irei. Não rola de ir naquela da serra dos órgãos pq tô sem $.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #27 Online: 05 de Abril de 2017, 15:44:50
Waldyr, quando houver uma expedição bacana dessas me avise que irei. Não rola de ir naquela da serra dos órgãos pq tô sem $.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Oi Carlos, tenho três expedições para acontecer até o final de maio - Itatiaia, Três Picos e Serra dos Órgãos. Dessas três ainda tenho 2 vagas para Três Picos. As outras estão com os respectivos grupos completos.

Aqui as informações: http://amagiadamontanha.blogspot.com.br/2017/03/expedicao-fotografica-aos-tres-picos-e.html

Mas como essa é uma expedição de três dias acaba sendo um pouco mais cara.

Um pouco mais em conta é o Workshop de Fotografia de Montanha, também em Três Picos na segunda semana de maio, com 8 horas de sala de aula e duas saídas para fotografar.

http://amagiadamontanha.blogspot.com.br/2012/10/i-workshop-de-fotografia-em-montanha.html
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 05 de Abril de 2017, 15:57:19
Oi Carlos, tenho três expedições para acontecer até o final de maio - Itatiaia, Três Picos e Serra dos Órgãos. Dessas três ainda tenho 2 vagas para Três Picos. As outras estão com os respectivos grupos completos.

Aqui as informações: http://amagiadamontanha.blogspot.com.br/2017/03/expedicao-fotografica-aos-tres-picos-e.html

Mas como essa é uma expedição de três dias acaba sendo um pouco mais cara.

Um pouco mais em conta é o Workshop de Fotografia de Montanha, também em Três Picos na segunda semana de maio, com 8 horas de sala de aula e duas saídas para fotografar.

http://amagiadamontanha.blogspot.com.br/2012/10/i-workshop-de-fotografia-em-montanha.html

Precisa estar competindo no Iron man pra fazer essa dos três picos?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #29 Online: 05 de Abril de 2017, 16:03:54
Precisa estar competindo no Iron man pra fazer essa dos três picos?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Três Picos é o mais fácil dos três. Tem uma caminhada leve no primeiro dia (1 hora de subida) e uma leve superior no segundo dia (2 horas de subida). Em algumas saídas, como no Vale dos Frades, fotografamos praticamente do lado do carro.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto