Autor Tópico: Controles e diferenças  (Lida 2396 vezes)

Mauricio Y

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Fotografias
Online: 04 de Abril de 2017, 12:14:55
Olá galera!

Tenho uma canon 70D, mas gostaria de adquirir uma mirroless, pela portabilidade.
Nunca tive a oportunidade de pegar na mão uma mirrorless e nos vídeos que pesquisei ninguém explica minhas dúvidas exatamente.
Não queria perder os controles manuais de Velocidade, Abertura da lente e de controlar o foco na mão.
Pelo que tenho visto, nas mirrorless, o foco manual é sempre feito pelo visor eletronico...é isso mesmo? desculpem minha ignorância, queria entender como funciona o uso manual 100% em mirrorless e ouvir opiniões de como é essa transição de sistema.

Existem cameras que tem todos os controles basicos em botões? como funciona?

Obrigado!


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2017, 13:58:33
Depende que qual mirrorless você vai comprar, algumas nem visor tem... por exemplo, as nex mais antigas, algumas da olympus, entre outras... Com relação aos controles manuais você terá todos... alguns mais fáceis de acessar outros mais difíceis (por causa do menu e falta de botão dedicado), o foco manual você faz pelo anel de foto da lente observando pelo visor ou lcd da câmera... essa dúvida sua eu não entendi direito... As mirrorless (a maioria) peca com relação aos botões dedicados, então não espere que seja como uma dslr.
Mas claro que tem suas vantagens, algumas tem touchscreen e você não sentirá falta dos botões dedicados, são leves (a maioria), portáteis e qualidade indiscutível.... :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2017, 16:04:54
As Fuji da X-E2 pra cima têm todos os controles, sim. Até alguns que não costumam ter nas DSLR, como botão dedicado pra velocidade. A X-T1/XT-2 têm controles pra tudo que é importante: foco, velocidade, abertura e ISO. Isso fora os personalizáveis.

O foco manual é feito pelo visor (se a câmera tiver) ou pela tela. O modo de foco pode ser normal (sem indicação, mas com zoom pra ver se a imagem está em foco), digital split (como se fosse uma tela de foco de SLR antiga) ou focus peak, onde a câmera ressalta o que está em foco, em uma cor que você pode escolher entre branco, vermelho ou azul. Dá pra fazer o foco com bastante precisão, mas não é exatamente rápido.

Se for uma lente original Fuji usada em foco manual, tem medição de distância e confirmação de foco.


amveeck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2017, 16:25:45
Mauricio,

  Assim como nas DSLR, você terá configurações para todos os gostos. Eu já tive DSLR de entrada (algumas REBELs) onde para mexer em determinadas configurações , você precisava fazer um exercício de apertar dois botões ao mesmo tempo, e já tive algumas top com uma gama de botões grande e configuráveis.
 Nas mirrorless não será diferente, as Olympus PEN mais simples, por exemplo, você tem menos botões e precisa entrar no Super Control Panel para mexer em algumas configs, enquantos nas OM-D (e na PEN-F) você tem uma gama grande de dials e botões configuráveis.
 Quanto ao foco manual, ele existe e varia inclusive a forma de usar de lente para lente. Minha OM-D eu configurei um botão para que fique ativando ou desativando o foco manual da maioria das lentes, já a 17mm f1.8 da olympus, basta você puxar o anel de foco que habilita o foco manual.
 O ideal é que você nos informe qual a câmera que você pretende adquirir, aí quem tiver uma poderá te dar uma ajuda com maior precisão.

Abraços.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2017, 17:43:40
Como são câmeras sem espelho, foco e tudo o mais é feito pelo visor eletrônico, seja EVF (nas que têm) ou na tela.  :ok:
Quanto aos botões, algumas são mais ricas, outras mais pobres, hehe. Mas mesmo que por menu, vc tem acesso a absolutamente todos os controles da câmera.
Um exemplo de câmera com vários controles por dials/botões (mas talvez não os controles mais importantes), é a Olympus Pen-f (micro 4/3), o meu atual sonho de consumo, hehe. Mas só quando baixar o preço (custa 1200 doletas, só o corpo).
Fuji XT-2 (APS-C) também tem dials e botões pra deixar alguns controles mais acessíveis.
A Fuji X100t (APS-C de lente fixa) também é uma delícia, tem o dial de velocidades e vc controla abertura do diafragma por anel na lente (quase nenhuma mirrorless oferece essa possibilidade, através de suas lentes nativas), além de ter visor híbrido (tem visor ótico tipo rangefinder). Essa é outra belezinha... um dia pretendo ter uma. Um dia,hehe.
« Última modificação: 04 de Abril de 2017, 17:44:56 por Helena Bsb »


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2017, 20:59:37
Olhe esse tutorial dos controles da nova E-M1 mark II

https://www.youtube.com/watch?v=JWNQfJ6TQWM
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Mauricio Y

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Fotografias
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2017, 17:24:27
Muito obrigada a cada um que me ajudou com as explicações!  :worship:

Vou escolher melhor minha aquisição =)  :ok: :ok: :ok:


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2017, 18:00:06
Não tem muito segredo, quanto maior o corpo, mais espaço para os comandos. E as mais avançadas possuem dois dials, para abertura e velocidade. Mas todas podem ser usadas no modo MANUAL. A principal diferença em relação a tamanho é que as mirrorless não possuem o espaço para o espelho, por isso podem ser menores.

Talvez já conheça, mas não custa lembrar que existe este site de comparação de tamanhos. Você escolhe os modelos e faz as comparações, em diferentes vistas, inclusive com lentes (só topo). Fiz uma seleção inicial, confira:

http://camerasize.com/compact/#469.306,698,679,692,629,654.383,673,686,599,699.5,hd,t
  vimeo     flickr     insta


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2017, 10:11:58
o cara que postou a dúvida nunca mais voltou aqui...

bem, deixarei ainda assim meus two cents:

A mirrorless mais versátil em termos de configuração e operação similar a DSLR que eu já usei foi a X-T10 da Fuji. Nela é possível colocar o dial frontal pra mudar o ISO e o traseiro para mudar a velocidade. A abertura fica na lente.

Foco manual: vira chaveta frontal pra posição M e terás foco manual melhor que em qualquer DSLR ao meu ver.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2017, 13:38:57
o cara que postou a dúvida nunca mais voltou aqui...

bem, deixarei ainda assim meus two cents:

A mirrorless mais versátil em termos de configuração e operação similar a DSLR que eu já usei foi a X-T10 da Fuji. Nela é possível colocar o dial frontal pra mudar o ISO e o traseiro para mudar a velocidade. A abertura fica na lente.

Foco manual: vira chaveta frontal pra posição M e terás foco manual melhor que em qualquer DSLR ao meu ver.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Uai, voltou sim, duas respostas acima da sua, está o agradecimento dele.
« Última modificação: 09 de Abril de 2017, 13:39:26 por Helena Bsb »


Mauricio Y

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Fotografias
Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2017, 09:57:32
Olá, estou acompanhando sim, obrigado pelas dicas.
não conhecia este site, muito interessante e perfeito para o que eu avaliar.  :ok:


Mauricio Y

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Fotografias
Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2017, 09:32:35
Comprei uma OMD EM10 MII e a lente 17mm, foi perfeito para a viagem.

Obrigado pelas dicas.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2017, 14:32:21
kit sensacional. :clap:
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot