Autor Tópico: Fotometro e compensação de exposição  (Lida 3967 vezes)

GabrielAndreatta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 05 de Abril de 2017, 22:09:23
Olha boa noite, sou novato no mundo fotografico, e tem uma coisa que estou tendo muita dulvida, quanto ao fotometro, quando vou tirar minhas fotos sempre gosto de usar a camera no modo manual, para aprender, pegar experiencia e tudo mais (não fotografo profissionalmente ainda haha) e tenho a mesma duvida sempre que vou tirar as fotos, devo equilibrar ISO, OBTURADOR e DIAFRAGMA a fim de deixar o fotometro (exposição) sempre no 0 para que a imagem fique na exposição correta e fique mais bonita e para que na hora de fazer o tratamento fique ainda melhor ?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2017, 22:21:40
Não, fotômetro no 0 significa que sua cena é cinza medio.
Se a cena for mais clara vai sair subexposto e se for mais escuro vai sair super exposto.



o mesmo valeria para um fundo mais escuro, so que pro lado oposto do fotometro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


GabrielAndreatta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2017, 22:26:36
Não, fotômetro no 0 significa que sua cena é cinza medio.
Se a cena for mais clara vai sair subexposto e se for mais escuro vai sair super exposto.



o mesmo valeria para um fundo mais escuro, so que pro lado oposto do fotometro.

Neste caso que você mando da neve então eu deveria fotografar com a exposição +2 devido ser uma imagem branca ou mais clara !! e no caso se fosse uma foto mais "preta" deveria fotografar na exposição oposta !!??


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2017, 03:26:58
O fotometro no 0 nao significa que a exposicao esta correta.
O 0 significa que a area que vc fotometrou na imagem tem 18% de cinza (no caso do preto e branco).

Entao tem varios metodos que vc pode usar ou desenvolver pessoalmente para fotometrar algo.

Por exemplo, vc pode fotometrar a area que esta mais escura, e sabendo que ao zerar o fotometro a area mais escura estara entre o claro e o escuro, vc imagina em sua mente o quanto escuro vc quer, ou veja o quanto de contraste tem a cena, e baseado nisso vc compena. Se a cena estiver com muito contraste de luz vc pode compensar -4. Se a cena tiver com pouco contraste de luz vc pode compensar para -2.

O mesmo metodo vc pode fazer mas usando as areas mais claras (o que no caso do digital eh mais facil e melhor). Parede clara, pele calcasiana, e demais materiais que refletem mais luz, vcfotometra, zera e compensa para o quanto claro vc quer que ela fique, baseado no contrate da imagem como um todo.

Ou vc pode fazer varias medidas, mede a parte mais clara, depois a mais escura, depois as areas de tons medios, e entao tente achar um denomidador comum.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2017, 10:14:19
Olá Gabriel, acho que o artigo aqui do fórum te ajudará muito, algumas imagens estão ausentes, mas vale a pena ler o texto e comentários dos colegas, aprendi muito com o tópico, abraços e boas fotos:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=98201.0
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2017, 11:01:14
Neste caso que você mando da neve então eu deveria fotografar com a exposição +2 devido ser uma imagem branca ou mais clara !! e no caso se fosse uma foto mais "preta" deveria fotografar na exposição oposta !!??

Exatamente, senão vc vai deixar tudo sempre cinza.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pschinda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2017, 11:20:20
Sempre ouvi dos fotógrafos (instrutores ou não) a importância do equilíbrio ISO, Diafragma e Obturador. Poucos falam de fotometria. O caminho a ser trilhado é esse mesmo. Manipular estes fatores para buscar fotos agradáveis.
A minha sugestão (e não me considero pleno conhecedor de fotografia) é que se faça várias fotos de um mesmo assunto com variações de ISO, Diafragma e Obturador buscando variações de fotometria. VEJA VOCÊ MESMO os resultados e aprenda com eles. Essa dica vale para mudanças de equipamento ou aquisição de novos acessórios.

P.S. Um conhecimento básico é o significado de EV. + 1 EV significa o dobro de luz. -1EV significa metade da luz. São chamados pontos de EV. E entre 2 pontos de EV existem os terços (1/3).
« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 11:23:35 por pschinda »
Instamatic, Tira-teima, Xereta, ..... Canon 80D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2017, 11:27:51
Poucos falam de fotometria.

Na real ? Poucos realmente entendem disso para falar.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2017, 13:41:09
Eh dificil falar de algo que existem dezenas de forma de se trabalhar. Se pegar 5 fotografos super entendedores do assunto eles vao passar metodos diferentes um do outro e ate questionar com alguns sobre o metodo deles. Ou ate mesmo talvez desconhecer o metodo de alguns entre eles.

Eh dificil ate mesmo pq cada camera digital ou cada pelicula tem sua latitude. E cada cena tem seu contraste. Logo um metodo de fotometria que funcione bem para certa latitude e contraste de cena pode ser limitado ou muito brando para outra ferramente e cena.


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2017, 15:35:02
Desde a época que fotografava com filme preto e branco calculava o que estava vendo para compensar ou não de luz. Com as câmeras digitais isso ficou mais fácil. Procuro fazer várias exposições e utilizar o hdr ou comparar as fotos. Particularmente uso fotometro só para uma referência iniciai... e compenso nos ajustes
« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 15:35:34 por marcohov »
Caminante no hay camino hace camino al andar


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2017, 17:13:40
Na real ? Poucos realmente entendem disso para falar.

Eu sou dos que pouco entendem. Compenso de acordo com minha experiência, e, se em dúvida, faço uma foto +1 e uma -1 pra garantir. Claro que pra fotografar eventos isso não existe.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2017, 18:10:03
Na real ? Poucos realmente entendem disso para falar.
:clap: :clap: :ok:, e que de modo geral ninguem mais usa,
 antes andavamos com o fotometro enroscado no pesçoco 24hs por dia :hysterical:
« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 18:11:06 por agalons »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2017, 18:36:03
:clap: :clap: :ok:, e que de modo geral ninguem mais usa,
 antes andavamos com o fotometro enroscado no pesçoco 24hs por dia :hysterical:

Deveriam saber em vez de achar que HDR é a salvação para tudo.
E não só de fotometria em si, deveriam se dedicar mais à iluminação.



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2017, 13:59:53
Deveriam saber em vez de achar que HDR é a salvação para tudo.
E não só de fotometria em si, deveriam se dedicar mais à iluminação.

 :ok: :ok: :hysterical:


cabelu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • Flickr
Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2017, 14:02:04
Sou tão iniciante que não sei se vou conseguir me fazer entender  :(

Seguinte, num caso em que já esteja com o mínimo de velocidade e abertura (1/60; 2.8, por ex.) para a cena, e precise de mais luz, dá no mesmo subir o ISO em dois pontos e compensar a exposição em +2?