Autor Tópico: Circuito Vale Europeu  (Lida 1285 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Online: 05 de Abril de 2017, 23:40:29
Estive em Timbó, na região do médio vale do itajaí de Santa Catarina, e descobri sobre este circuito.
http://circuitovaleeuropeu.com.br/

Pode ser feito de bike, total de 400km, ou a pé, sendo um roteiro de 200km...

A estrutura me pareceu ser muito boa, caminho sinalizado e o site tem bastante informação. Hospedagem pelo que ouvi em alguns lugares é na propria casa dos moradores locais.

Alguém aqui já fez?


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2017, 15:37:43
Me interessa. Gosto de andar de bike. Fiquei na dúvida se vc já fez?
Caminante no hay camino hace camino al andar


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2017, 16:06:44
Me interessa. Gosto de andar de bike. Fiquei na dúvida se vc já fez?

Marco, não fiz não.
Como comentei, estive em Timbó a trabalho e durante uma reunião e outra tive um tempo livre que utilizei para explorar a pequena cidade. Dessa maneira acabei descobrindo o circuito, pois o ponto inicial do roteiro para quem faz de bike fica no centro desta cidade, em uma praça ao lado do rio, onde tem o restaurante Thapyoka.

O ponto de partida para quem vai pedalar:




O que achei mais interessante é que possibilita bastante contato com os imigrantes alemães e italianos da região que ainda vivem no campo, falam dialeto alemão e italiano, comidas típicas, etc., com certeza é uma experiência muito bacana para quem se interessa pelo assunto e pela história dos processos migratórios no Brasil.
Sou natural de uma pequena cidade no RS onde a colonização alemã foi muito forte, minha família toda tem descendência e falam alemão em casa (e isso que os meus ancestrais vieram para o Brasil por volta de 1890!!). Sempre fui muito fascinado pela maneira como ocorreu a imigração pois devido as localidades remotas as comunidades se mantiveram fechadas por muito tempo. A língua portuguesa demorou a começar a ser utilizada (meu tio, 3 anos mais velho, aprendeu português apenas na escola, e meus avós falam português com sotaque carregadíssimo, e entre eles costumam usar mais o dialeto alemão). Na minha família até onde sei todos eram de origem alemã, para vc ter ideia os sobrenomes dos meu avôs são: Reichert, Hoff, Fritz, Holzechner...
Agora a minha geração está sendo a ruptura desta cultura, pois hoje em dia devido a televisão, internet e facilidade de se locomover isto está se perdendo. Na minha família a minha geração quase ninguém fala mais o dialeto alemão, por exemplo, e todos vivemos hoje em centros urbanos com estilo de vida bem diferente.
 
Voltando a falar do circuito, gosto muito desta região do vale do Itajaí, na minha opinião são as cidades mais prósperas no Brasil e ótimos lugares para se viver. Os imigrantes que se instalaram nesta região eram excelentes empreendedores, e de lá acabaram se formando importantes indústrias do Brasil (Fundição Tupy, Embraco, Consul, WEG, Hering, Malwee, Schulz, entre muitas outras), não me espanta que venha justo daí esta iniciativa muito bacana de investir em turismo de uma forma diferente, valorizando o que é típico da região.

Este é o site oficial, tem bastante informação:

http://circuitovaleeuropeu.com.br/

Estou seriamente interessado em fazer, o único problema é tempo rsrs
 


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2017, 23:20:55
Poxa legal. já fiz algumas viagens aqui por perto de São Paulo (litoral, Cunha, Paraty). Vou pesquisar um pouco mais sobre o circuito.

Caminante no hay camino hace camino al andar


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2017, 18:11:56
Nunca fiz o circuito inteiro mas já pedalei por vários pedaços (sou da região).

Se você pretende fazer tudo venha com tempo, alguns trechos são bem puxados, não da para ir muito rápido.

Mas vale a pena, a região é muito bonita  :ok: