Autor Tópico: "Por que a nitidez é superestimada", por Eric Kim  (Lida 5579 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 06 de Abril de 2017, 14:53:12
O que ele diz nao eh exatamente um extremismo. Eu prefiro pensar que ele apenas nao soube defenir melhor.
O que eu digo a seguir nao eh nada em favor ou contra uma forma ou outra. Cada um usa a forma e linguagem que prefere e se sente mais confortavel. Mas eu acho interessante que as pessoas saibam que a linguagem visual que usam pode estar indo na contra mao do que realmente dizem ou quererem transmitir (sintam-se livres para discordar).


Bom, a nitidez eh importante e tem seu lugar. Mas importante para que? E qual eh o lugar dela?


Imagens com nitidez duras e imagens com nitidez macia transmitem mensagens opostas:
https://www.instagram.com/p/BICAfwChUbw/

No texto da imagem, o que ele chama de hard eh o que os gregos antigos chamavam de masculino. E o que ele chama de soft eh o que os antigos chamavam de feminino. Aplicando para a discussao aqui, o masculino (hard) seriam imagens "imperfeitas" e nitidez macia.  Ja o feminino (soft) seriam imagens perfecionistas e nitides dura. Tenham em mente que o masculino e feminino para eles nao tem absolutamente nada a ver com a questao de genero (homem e mulher). Eh apenas uma forma de escrever as caracteristicas do mundo que tinham na epoca e na linguagem da epoca.


A nitidez dura eh uma linguagem materislista, ela objetifica cenas e objetos. A intencao da nitidez dura eh transformar o visual em algo tangivel, como se o objeto na imagem fosse algo presente e real ao qual, como se o proprietario da imagem possuisse o objeto retratado na imagem.

Se vcs conhecem John Berger ele explica bem: Na enascenca pintores passaram a buscar pintar com mais nitidez e copiar com mais precisao a realidade, nao pq eram mais capaz do que os pintores anteriores, nem por causa da camera obscura apesar dessa ter ajudado. Mas sim pq na renascenca a europa se torna menos espiritual e mais materialista. A grande maioria das pinturas sao encomendas de exploradores e comerciantes para mostrar os bens e riquezas que obtiveram com seus negocios, assim como suas terras.

Epoca tambem que comecam a surgir os colecionadores de imagens, e a nitidez era crucial pq colecionar pinturas era como colecionar os objetos que as pinturas representavam.

Com o advento da publicidade no mundo capitalista, a nitidez foi crucial, justamente por causa dessa linguagem da tamgibilidade, objetificacao, etc. Por isso que a nossa cultura materialista, em uma sociedade de estrutura materialista que eh o capitalismo, e com a publicidade que eh uma comunicacao puramente materialista, a nitidez passou a ser tao almejada e glorificada.


Agora entra outro ponto. A linguagem publicitaria nao tem nada a ver com a linguagem de expressao artistica (supostamente da alma do artista). No entanto, pelas pessoas crescerem bombardeadas pela linguagem visual publicitaria, elas passam a ter a publicidade como referencia de qualidade visual, e assim passam a usar as caracteristicas da linguagem publicitaria em seus trabalhos pessoais que buscam ser artisticos.

https://www.instagram.com/p/BIfrvyCBni2/

A imagem de nitidez macia nao glorifica o material, nao busca provocar no expectador o anceio a tangibilidade ao material representado, nao objetifica a cena e o que esta sendo representado nela. A nitidez macia representa o mundo das ideias, do imaginario, dos sentimentos que vem de dentro para fora e que assim apasigua (pq a nitidez dura representa a provocacao do anceio do expectador a um sentimento provocado de fora para dentro, ou seja, a tentacao a tangibilidade do representado).

Por isso que Cicero ja dizia ha centenas de anos atras, que imagens perfecionistas provocam a corrupcao dos sentidos. Atrae o olhar do expectador para a midia (a qualidade da nitidez da imagem no caso aqui) e nao para a representadao contida na midia (composicao, narrativa, mensagem, linguagem, etc).

https://www.instagram.com/p/BJOKZDFBV09/


Ja sobre a imagem imperfeita esta mais relacionado ao senso de rusticidade. No sentido de que transmite que algo foi feito pela mao de alguem, mao essa que nao cria padronizacao como obras criadas por maquinas ou ferramentas. Heidegger explica bem isso. O senso de rusticidade nos diz que vc pode sentir a forca, peso, dureza ou leveza, movimentos e velocidade da mao que trabalhou a obra, e assim sentir de certa maneira o sentimento do artista que trabalhou a obra. Eh algo que torna a obra mais humana e toca mais o publico que tem contato com ela, como se olhando para obra pudesse sentir o toque da mao do artista. E isso obviamente nao eh transmitido em obras criados sem maos mas sim por maquinas. A obra criada por maquinas tem uma certa frieza, eh como um animal de estimacao empalhado, ta ali te fazendo compania mas sem vida, sem alma.

Dito tudo isso, a imperfeicao entao acaba nos remetendo ao nosso senso de criacao mais humana que eh imperfeita. A perfeicao atrai nossa curiosidade e alerta nossos sentidos mas la no fundo nos remete que ah algo menos humano, ou seja, perfeito.

Kandinsky em seu enssaio sobre arte diz que arte de verdade nunca eh sobre o material, ou como ele chama: o visivel. Mas sim sobre a invisibilidade por tras do visivel. Ele junto com outros grandes mestres e critocos do mundo da arte como John Berge, Cicero, Borges, Rembrandt quando ja estava com a idade mais avancada e digamos mais maduro, Johannes Vermeer, entre muito outros, tem como arte de verdade aquilo que busca um conhecimento e representacao de certa maneira metafisica. Ou seja, o que busca representar nao a sombra na parede da caverna mas sim a luz que vem do lado de fora da caverna e cria as sombras na caverna, ao qual as pessoas na caverna admiram tais sombras como se fosse algo real mas que na verdade estao apenas tendo seus sentidos corrompidos, como exemplicifoi Platao.


Logo isso tem uma profunda importancia e sentido, pelos menos para os grandes mestres e pensadores.

https://www.instagram.com/p/BRc3dPsj97K/



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2017, 15:07:32
Uma das minhas fotos que mais gosto até hoje eu errei o foco..

Feita com filme, numa madrugada em longa exposição.. Está ampliada na parede da sala...

https://500px.com/photo/70446443/a-small-abandoned-chapel-in-the-moonlight-slightly-out-of-focus-by-luciano-queiroz?ctx_page=1&from=gallery&galleryPath=20576229&user_id=7623301


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 06 de Abril de 2017, 15:10:51
O que ele diz nao eh exatamente um extremismo. Eu prefiro pensar que ele apenas nao soube defenir melhor.


Croix, a impressão para mim é que foi um baita de um recorta e cola de várias fontes, tentando dar uma de entendido sem ter lá muita competência para isso e empurrar goela abaixo a opinião dele.

Cada caso é um caso, como já bem falamos aqui. Ainda bem que a gelera aqui está sabendo filtrar as informações. Isso é bom.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2017, 15:12:12
Uma das minhas fotos que mais gosto até hoje eu errei o foco..

Feita com filme, numa madrugada em longa exposição.. Está ampliada na parede da sala...

https://500px.com/photo/70446443/a-small-abandoned-chapel-in-the-moonlight-slightly-out-of-focus-by-luciano-queiroz?ctx_page=1&from=gallery&galleryPath=20576229&user_id=7623301


Bem legal. Ótimo exemplo.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #19 Online: 06 de Abril de 2017, 15:13:03
Interessante.

Fazendo uma analogia poderíamos dizer que nitidez dura = concreto e nitidez macia = abstrato?....em suma...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 06 de Abril de 2017, 15:15:54
Interessante.

Fazendo uma analogia poderíamos dizer que nitidez dura = concreto e nitidez macia = abstrato?....em suma...

É exatamente daí que vem a expressão "atmosfera de sonho"


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #21 Online: 06 de Abril de 2017, 15:16:52
Uma das minhas fotos que mais gosto até hoje eu errei o foco..

Feita com filme, numa madrugada em longa exposição.. Está ampliada na parede da sala...

https://500px.com/photo/70446443/a-small-abandoned-chapel-in-the-moonlight-slightly-out-of-focus-by-luciano-queiroz?ctx_page=1&from=gallery&galleryPath=20576229&user_id=7623301

Com certeza, ai está a prova de que não existe o certo e o errado, existe o ideal para mim, o ideal para vc, que pode ser uma coisa pra mim e outra completamente diferente  pra vc.

Para se pensar.....


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Abril de 2017, 15:30:44
Concordo que o artigo apresenta inconsistência  e alguns exemplos e justificativas sem sentido.... mas filtrando o conteúdo ... gostei do tema, e é muito bom ler a diversidade de opiniões,  conhecimentos, formas de interpretação  que surgem aqui no fórum. .. muito bom mesmo...
Como o Raphael já mencionou não há certo ou errado absoluto.... cada um na sua e com a mensagem que quer passar... mas gosto de ler estes debates e troca de idéias ... Acho que acrescenta e nos faz crescer e ver as situações de outras formas... o texto acima do CROIX, por exemplo, me vez viajar e ir atrás de algumas referências citadas... sempre aprendemos aqui...
Abracos.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #23 Online: 06 de Abril de 2017, 15:40:58
Com certeza, ai está a prova de que não existe o certo e o errado, existe o ideal para mim, o ideal para vc, que pode ser uma coisa pra mim e outra completamente diferente  pra vc.

Para se pensar.....
E será que eu gosto dela pelo que vivi pra fazer a foto ou só por causa do resultado final?

Se visse uma assim de alguém será que também gostaria?

No geral é isso.. concordo com o que disseram de combater extremismo com extremismo.

O cara do texto falar que não sabe identificar que câmera ele próprio usou, ou que o pessoal vai ver mesmo é no smartphone não tem sentido.....

Nitidez sempre foi importante. Mas não é tudo...

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #24 Online: 06 de Abril de 2017, 15:41:16

Bem legal. Ótimo exemplo.
:ok:

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 06 de Abril de 2017, 15:45:30
Interessante.

Fazendo uma analogia poderíamos dizer que nitidez dura = concreto e nitidez macia = abstrato?....em suma...

Eu diria que sim.
Mas nesse caso eu preferiria dizer que nitidez dura busca a apreciacao e celebracao da materialidade (ou como vc diz o concreto).
E nitidez macia busca um senso de abstracidade.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 06 de Abril de 2017, 15:57:15

Croix, a impressão para mim é que foi um baita de um recorta e cola de várias fontes [...]

Eu nao tinha prestado atencao nisso.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 06 de Abril de 2017, 15:59:26
Eu já diria que depende de quem vai consumir a fotografia. Se for um casal de noivos que não entende nada de fotografia, mas que costuma postar fotos no FB, a nitidez é importante, "se não fosse assim, a gente mesmo fazia". Sim, o diferencial do fotógrafo estará em muitos outros lugares: na composição, no momento, etc. Mas a nitidez quase sempre vai ter um peso grande.

Ou...

Na fotografia autoral. Aí a ideia é muito mais importante que a nitidez. Só que essa não é pra todo mundo. Posso até fotografar um muro de tijolos e colocar na parede (no. 6, acho até que vou fazer isso), e vai ser autoral: um monte de gente não vai entender.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #28 Online: 06 de Abril de 2017, 16:03:10
E será que eu gosto dela pelo que vivi pra fazer a foto ou só por causa do resultado final?

Se visse uma assim de alguém será que também gostaria?

Aqui que está uma boa pergunta, prq quando vi o seu link eu pensei: Ah....pode até ta legal, mas se fosse com foco cravado ia ser mais!.....

Ai fiquei olhando a imagem e não conseguia me convencer de que ela focada iria ser melhor, me pareceu que do jeito que está é o certo para ela....e confesso: Isso me incomodou, prq destrói um conceito que tenho comigo ( o foco cravado )....

Só que foi bom prq me fez pensar em hipóteses que nem sequer considerava, claro, não quer dizer que tudo tenha que ser feito de qualquer jeito e boa.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 06 de Abril de 2017, 16:17:32
Eu posso estar falando besteira, mas desconfio que esse ecesso de busca pela nitidez pode ter a ver tambem com a busca pela escala dinamica, assim como eh o ecesso pela busca da profundidade de campo curta.

Tendo em vista que 35mm eh um formato minusculo, e as compactas digitais quem sensores ainda menores, lembrando que ate recentemente 35mm digital tinha muito menos escala dinamica do que pelicula (mas nao sei como esta hoje em dia), a imagem vindo de um campo de registro tao pequeno tem menos escala dinamica, fica com uma aparencia mais achatada.

Para compensar a menor escala dinamica, a busca por profundidade de campo curta e nitidez dura parecem que chegaram para tendar dar a imagem uma maior sensacao de escala dinamica que ela nao tem naturalmente.

Campo de registros maiores como medio formato e grande formato (ou em menor escala como 35mm em pelicula), tem uma escala dinamica muito maior e assim dependem muito menos de nitidez dura e profundidade de campo curto para transmitir tal dinamicidade de espaco na imagem.

Como exemplo, veja essa imagem feita com uma camera pinhole grande formato. Ta certo que o contraste ajuda na sensacao demaior escala dinamica, mas vejam que mesmo uma imagem feita sem lente, ou seja, nitidez bastante macia, assim como uma profundidade de campo tao larga (f233 ou algo assim), se vcs prestarem atecao a imagem tem uma dinamica espacial bem perceptivel. Preste bem atencao na maca e nas peras. Essa foto feita com uma camera digital compacta, mesmo com uma lente super nitida e uma profundidade de capo curta, e mesmo com esse contraste, nao teria tamanha escala dinamica, mas a lente nitida e DOF curto ajudaria transmitir uma sensacao que remeta a tal sensacao de dinamica espacial na imagem.



Lembrando que essa eh uma imagem digitalizada sendo vista na tela de um computador, o que obviamente nao tem a mesma escala dinamica do que a foto original impressa opticamente.