O que ele diz nao eh exatamente um extremismo. Eu prefiro pensar que ele apenas nao soube defenir melhor.
O que eu digo a seguir nao eh nada em favor ou contra uma forma ou outra. Cada um usa a forma e linguagem que prefere e se sente mais confortavel. Mas eu acho interessante que as pessoas saibam que a linguagem visual que usam pode estar indo na contra mao do que realmente dizem ou quererem transmitir (sintam-se livres para discordar).
Bom, a nitidez eh importante e tem seu lugar. Mas importante para que? E qual eh o lugar dela?
Imagens com nitidez duras e imagens com nitidez macia transmitem mensagens opostas:
https://www.instagram.com/p/BICAfwChUbw/No texto da imagem, o que ele chama de hard eh o que os gregos antigos chamavam de masculino. E o que ele chama de soft eh o que os antigos chamavam de feminino. Aplicando para a discussao aqui, o masculino (hard) seriam imagens "imperfeitas" e nitidez macia. Ja o feminino (soft) seriam imagens perfecionistas e nitides dura. Tenham em mente que o masculino e feminino para eles nao tem absolutamente nada a ver com a questao de genero (homem e mulher). Eh apenas uma forma de escrever as caracteristicas do mundo que tinham na epoca e na linguagem da epoca.
A nitidez dura eh uma linguagem materislista, ela objetifica cenas e objetos. A intencao da nitidez dura eh transformar o visual em algo tangivel, como se o objeto na imagem fosse algo presente e real ao qual, como se o proprietario da imagem possuisse o objeto retratado na imagem.
Se vcs conhecem John Berger ele explica bem: Na enascenca pintores passaram a buscar pintar com mais nitidez e copiar com mais precisao a realidade, nao pq eram mais capaz do que os pintores anteriores, nem por causa da camera obscura apesar dessa ter ajudado. Mas sim pq na renascenca a europa se torna menos espiritual e mais materialista. A grande maioria das pinturas sao encomendas de exploradores e comerciantes para mostrar os bens e riquezas que obtiveram com seus negocios, assim como suas terras.
Epoca tambem que comecam a surgir os colecionadores de imagens, e a nitidez era crucial pq colecionar pinturas era como colecionar os objetos que as pinturas representavam.
Com o advento da publicidade no mundo capitalista, a nitidez foi crucial, justamente por causa dessa linguagem da tamgibilidade, objetificacao, etc. Por isso que a nossa cultura materialista, em uma sociedade de estrutura materialista que eh o capitalismo, e com a publicidade que eh uma comunicacao puramente materialista, a nitidez passou a ser tao almejada e glorificada.
Agora entra outro ponto. A linguagem publicitaria nao tem nada a ver com a linguagem de expressao artistica (supostamente da alma do artista). No entanto, pelas pessoas crescerem bombardeadas pela linguagem visual publicitaria, elas passam a ter a publicidade como referencia de qualidade visual, e assim passam a usar as caracteristicas da linguagem publicitaria em seus trabalhos pessoais que buscam ser artisticos.
https://www.instagram.com/p/BIfrvyCBni2/A imagem de nitidez macia nao glorifica o material, nao busca provocar no expectador o anceio a tangibilidade ao material representado, nao objetifica a cena e o que esta sendo representado nela. A nitidez macia representa o mundo das ideias, do imaginario, dos sentimentos que vem de dentro para fora e que assim apasigua (pq a nitidez dura representa a provocacao do anceio do expectador a um sentimento provocado de fora para dentro, ou seja, a tentacao a tangibilidade do representado).
Por isso que Cicero ja dizia ha centenas de anos atras, que imagens perfecionistas provocam a corrupcao dos sentidos. Atrae o olhar do expectador para a midia (a qualidade da nitidez da imagem no caso aqui) e nao para a representadao contida na midia (composicao, narrativa, mensagem, linguagem, etc).
https://www.instagram.com/p/BJOKZDFBV09/Ja sobre a imagem imperfeita esta mais relacionado ao senso de rusticidade. No sentido de que transmite que algo foi feito pela mao de alguem, mao essa que nao cria padronizacao como obras criadas por maquinas ou ferramentas. Heidegger explica bem isso. O senso de rusticidade nos diz que vc pode sentir a forca, peso, dureza ou leveza, movimentos e velocidade da mao que trabalhou a obra, e assim sentir de certa maneira o sentimento do artista que trabalhou a obra. Eh algo que torna a obra mais humana e toca mais o publico que tem contato com ela, como se olhando para obra pudesse sentir o toque da mao do artista. E isso obviamente nao eh transmitido em obras criados sem maos mas sim por maquinas. A obra criada por maquinas tem uma certa frieza, eh como um animal de estimacao empalhado, ta ali te fazendo compania mas sem vida, sem alma.
Dito tudo isso, a imperfeicao entao acaba nos remetendo ao nosso senso de criacao mais humana que eh imperfeita. A perfeicao atrai nossa curiosidade e alerta nossos sentidos mas la no fundo nos remete que ah algo menos humano, ou seja, perfeito.
Kandinsky em seu enssaio sobre arte diz que arte de verdade nunca eh sobre o material, ou como ele chama: o visivel. Mas sim sobre a invisibilidade por tras do visivel. Ele junto com outros grandes mestres e critocos do mundo da arte como John Berge, Cicero, Borges, Rembrandt quando ja estava com a idade mais avancada e digamos mais maduro, Johannes Vermeer, entre muito outros, tem como arte de verdade aquilo que busca um conhecimento e representacao de certa maneira metafisica. Ou seja, o que busca representar nao a sombra na parede da caverna mas sim a luz que vem do lado de fora da caverna e cria as sombras na caverna, ao qual as pessoas na caverna admiram tais sombras como se fosse algo real mas que na verdade estao apenas tendo seus sentidos corrompidos, como exemplicifoi Platao.
Logo isso tem uma profunda importancia e sentido, pelos menos para os grandes mestres e pensadores.
https://www.instagram.com/p/BRc3dPsj97K/