Autor Tópico: Dúvidas Fotografias de Produtos Pequenos  (Lida 2248 vezes)

lucasoler

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 08 de Abril de 2017, 14:33:03
Olá a todos,

tenho uma Câmera Nikon D7000
e possuo as seguintes lentes:
  • Nikon AF NIKKOR 50MM 1:1.8 D
  • AF-S NIKKOR 18-55MM 1:3.5-5.6 G
  • AF-S NIKKOR 18-105MM 1:3.5-5.6 G ED
  • AF NIKKOR 70-300MM 1:4-5.6 G

Bom a situação é a seguinte, essa câmera minha mãe ganhou a um certo tempo atrás, quando estava querendo aprender a fotografar, só que a ideia não foi adiante, e ela acabou ficando parada.
Agora por necessidade eu preciso utilizar ela, abri um e commerce de semi joias, e não gostaria de pagar para fotografarem minhas peças, pois tenho uma ótima câmera, acredito eu.

Só que meu problema é que não entendo muito sobre câmeras e suas funcionalidades, sou formado em T.I, e sou bem xereta com relação a fotografias, tudo que aprendo é lendo bastante, e não tenho preguiça disso, porem, não encontro um site que esclareça com mais precisão algumas dúvidas que tenho e aqui tenho a esperança de uma boa alma que vai poder me ajudar, e clarear minhas ideias.

Dúvidas:
  • Qual a melhor lente dentro das que eu possuo para fotografar semi joias?
  • Que configuração devo utilizar: modo de disparo, ISO, velocidade de obturador, modo de foco? (eu não consigo acertar a melhor configuração, pois são tantas as opções, e como eu não tenho total compreensão dos termos as fotos acabam saindo horríveis, e no fim acabo tirando as fotos no modo automático, e tenho em mente que essa não é a melhor opção com certeza. OBS: Tenho um mini stúdio em casa, uma caixa de papelão com luz interna, envelopada de branca)
  • Tenho essas 3 lentes citadas acima, qual poderia vender, pois acho que algumas são praticamente a mesma coisa, correto? :D
  • Qual a melhor lente para eu adquirir para esse tipo de fotografia, compatível com minha câmera?

Se alguém poder me dar uma luz, ficarei muito grato mesmo, vai ser de grande valia qualquer ajuda/dica, obrigado deis de já. :)



jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2017, 16:50:25
Comprw uma lente macro dedicada. A 105mm da Nikon é uma boa opção, mas dado qye fotografarás itens inanumados outras também servem. Precusarias também de um flash macro, que facilitaria a iluminação. Finalmente um mini estudio ajudaria a manter um padrão entre as fotos.

Finalmwnre, sibre não precisar de profissional para fazer as fotos... O que é mais.essencial para produzires as semijoias? O alicate que usas para a produção ou o conhecimento que tens no uso adequado do alicate? Note que tuas fotos serão a propaganda (positiva ou negativa) dos teus produtos... Se não tens experiência em fotografar jóias (não é trivial com todas as reflexões), precusarias ao menos fazer um curso basico de fotografia (basico I e II) e um par de cursos de estúdio (Estudio I - básico - e Estudio III - produto).
JVc.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2017, 18:03:35
Semi joias é uma das fotografias mais chatas de fazer, pior ainda do que a própria joia, pois ao fotografar em detalhes a semi joia mostra muitas imperfeições, e tem que corrigir no "braço" (Photoshop).

Usar uma lente macro resolve parte do problema, e cria outro maior, ao aproximar para fazer a macro, mesmo fechando o diafragma, você terá uma profundidade de campo minima, e apenas uma pequena parte do objeto em foco, e isso para e-commerce não é legal. Para resolver essa problema você deve aprender a fazer focus stacking, deve ter vídeos no YT que ensinam a fazer, mas é trabalhoso.

Se você tem um mini estúdio bem iluminado, talvez, uma câmera compacta (ou mesmo um bom celular) pode te dar um resultado com melhor custo beneficio para um e-commerce do que uma DSLR. Da uma pesquisada no YT que tem muitos videos ensinando a fazer fotos para comercio eletrônico com o celular, e lembre-se, o segredo é a luz.

Abraço.


PS: O problema da profundidade de campo ocorre com qualquer lente, mas com uma macro sera mais evidente.
« Última modificação: 08 de Abril de 2017, 18:05:02 por Roberto Dellano »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2017, 19:53:35
Não se paga um fotógrafo pelo equipamento que ele tem e sim pelo conhecimento.

Fotografia macro não é trivial e você ainda não tem nem o conhecimento básico de fotografia. Fica evidente ao perguntar configuração de iso, velocidade e obturador.

Dito isso, sua melhor chance é botar a câmera no tripé, modo prioridade de abertura com a menor abertura possível (maior número), escolher o menor iso de sua câmera e deixar a câmera escolher a velocidade.
E torcer pra joia ficar toda em foco.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2017, 00:27:39
Os colegas já responderam praticamente tudo sobre a melhor maneira de tirar fotos de jóias. Só vou dar uma opinião pessoal:

1) Pode testar as 3 primeiras que vc citou. Vai depender do tamanho das semi-jóias e de outros fatores como: posição (se estarão penduradas em algum manequim/pessoa, dentro de alguma caixa/embalagem ou simplesmente sobre a mesa). Na 18-55mm e 18-105mm, pode arriscar algumas fotos em 50mm e 105mm pra começar.

2) Siga o que o vangelismm descreveu: use um tripé, abertura mais fechada do diafragma (f/22 por exemplo), ISO baixo. Ai use o Live View da sua câmera para focalizar melhor. Se precisar de velocidades muito baixas, recomendo usar o temporizador do disparo (2 ou 10 segundos após pressionar o disparador) pra evitar uma foto tremida. Se continuar escura, use essas luzes com envelope branco como difusor.

3) A 18-105mm praticamente cobre toda a DF da 18-55mm, consequentemente mais versátil. 

4) Seria a 105mm micro. Existem outras com designação "Micro" (60mm, 85mm), mas como não uso Nikon, deixo essa questão para quem usa.

Se quer um trabalho bem feito pro seu e-commerce, é melhor pagar um fotógrafo especializado para fazer isso. Fotografia de jóias e semi-jóias não é nada fácil e exige equipamentos próprios (lente macro, flash circular, tripé, luzes especiais, disparador remoto, etc). E ainda tem a edição no computador...