Autor Tópico: Colhendo o que plantei  (Lida 5051 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 10 de Abril de 2017, 16:14:17
O detalhe é que 9 em 10 mães que não estejam com a conta no vermelho vão comprar a foto do filho na festa junina.

Agora deixo pra vocês me dizerem quantos convidados em 10 vão querer comprar foto num 15 anos, principalmente se nem da família esse convidado for.

Sem contar o risco de perder fotos da debutante enquanto bate dos convidados.

É uma proposta indecente e quem propôs sabia disso.

Acho errado presumir que as pessoas saibam de seu negocio ou de vc. Se soubessem fotografos nao precisariam vender seu negocio.

Como eu disse, os fotografos podem se irritar e reclamar etermanemte dos que se aproximam com tal oferta, ou simplesmente explicar as pessoas pq faz o que faz e tentar assim vender seu peixe.

O cara pode nao te contratar, mas a ipressao que ele tiver de vc sera a impressao que ele passara a diante boca a boca. Seja a boa impressao da forma que vc trabalhe explicado a ele, ou a impressao que vc deixar que ele tenha de vc ao se irritar com ele.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #31 Online: 10 de Abril de 2017, 16:17:21
Mais uma vez, sou da opiniao que eh compreensivel e ate esperado que as pessoas facam tal oferta. Afinal de contas eh o que o cara viu vc fazendo. Por isso nao vejo motivo algum em ficar ofendido ou reclamar que o publico queira oferecer isso.

Eu olhei pra ele e educadamente disse: "É uma proposta incrível, mas vou recusar, obrigado, mas se quiser eu passo um orçamento pra você para fotografar festa de 15 anos." Dei um cartão e nunca mais o vi.

Em nenhum momento eu reclamei ou fiquei ofendido, até fiquei, mas não passei isso a pessoa, eu dei um cartão a ele e sugeri um orçamento, e, apesar de concordar com os amigos ai em cima, que ele fez isso tentando levar vantagem, pois ele já devia ter feito orçamentos com outros fotógrafos, ainda sim, tudo que falei foi com educação.






C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 10 de Abril de 2017, 16:25:42
Em nenhum momento eu reclamei ou fiquei ofendido, até fiquei, mas não passei isso a pessoa, eu dei um cartão a ele e sugeri um orçamento, e, apesar de concordar com os amigos ai em cima, que ele fez isso tentando levar vantagem, pois ele já devia ter feito orçamentos com outros fotógrafos, ainda sim, tudo que falei foi com educação.

O que eu falei nao foi diretamente a vc. Mas sim usando a sua situacao para falar o que eu tenho dito de forma geral anteriormente.

Todo mundo que busca fazer negocio busca vantagens (melhor preco, melhor negocio). O cara esta vendo vc trabalhar de uma forma, logo ele e muitos outros podem muito bem acreditar que podem usar a oportunidade da sua forma de trabalho (que ele viu) para ele.

Cabe somente a vc explicar que o que vc esta fazendo ali nao cabe na proposta dele e os motivos.

Bem vindo ao mundo dos negocios. Pessoas vao fazer propostas que sao vantajojas a elas e que talvez nao seja a vc. Seja como fotografo ou em qualquer outra area. Principalmente se elas verem que vc esta fazendo para outra pessoa (cabe somente ao fotografo explicar que sao casos diferentes).


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #33 Online: 10 de Abril de 2017, 20:10:56
Eu nenhuma nenhuma delas fazendo isso. O que elas fazem sao trabalhos como aprendiz e estagiarios em empresas ao qual o publico paga pelo trabalho realizado pelo aprendiz ou eatagiario. O publico entao nao ve nenhum deles batendo na porta dos outros pedindo para fazer trabalho de graca so pelo prazer da ativiade, e o publico assim nao tem a quem chegar e pedir para algum deles trabalhar degraca ou por pouco valor, ja que nao veem isso.

Ja fotografo eh aproximado e desvalorizado pq o publico ve fotografo atuando sem cobrar nada e sem ser chamado.

Olha, raramente se pagam estagiários, e muitos sim batem nas portas das empresas para poder estagiar, muitas profissões precisam ter uma carga horária de experiência prática, um exemplo é o de farmacêutico, tem que ter no mínimo 800 horas de estágio em vários setores, hospitais, laboratórios, industrias, drogarias, e trabalham sim de graça.
Isso é só um exemplo entre muitos, isso acontece no mundo todo, mas como disse, nas artes é bem pior.
Comida é arte.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 10 de Abril de 2017, 22:52:24
Olha, sem querer ofender, mais pra cobrar deslocamento em orçamento? Fiquei curioso pra ver seu porftolio
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #35 Online: 10 de Abril de 2017, 23:44:51
Olha, sem querer ofender, mais pra cobrar deslocamento em orçamento? Fiquei curioso pra ver seu porftolio

Meu trabalho é ordinario, nada fora do comum, tentando melhorar, mas como prestador de serviço e com o pouco de administração, coloco em pauta o seguinte: Risco e custo benefício, tem cliente que vale o risco, tem outros, que para saber se vale o risco faço esse jogo de cobrar deslocamento, se realmente gostou tanto do trabalho como dizem, não pestanejam, eles pagam ou dizem que tudo bem, é um indicador e um filtro, vem funcionando.
Tem muita gente folgada, se estou fazendo isso, acredite, tem um motivo, não perder tempo com vigaristas e aproveitadores.

Um exemplo interessante:
Esses dias deu problema no "ladrão" da caixa de água de casa, eu estava fora, em outra cidade, minha esposa me informou, que para trocar a bóia ( já fiz isso) o rapaz cobraria R$100,00, se fosse realmente a bóia, caso não fosse, cobraria R$30,00 apenas da visita.
Esse tipo de serviço em casa, onde há um alçapão para entrar pela parede leva em média 5 minutos.
Agora, se um serviço deste, que me perdoem, não requer tanto conhecimento, que merece cada centavo, inclusive a visita, por quê não o fotografo deve ficar isento da visita, afinal, é uma consultoria na maioria das vezes, se o cliente não quer pagar pelo deslocamento, que vá até o estúdio.

Não ofendeu de forma alguma, ao contrário, aprendemos deste modo, discutindo, refletindo e se reciclando.

Grato!

Exemplod eo tipo de clientes que encontro:
https://www.youtube.com/watch?v=essNmNOrQto
« Última modificação: 11 de Abril de 2017, 00:02:51 por Macrolook »
Comida é arte.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 11 de Abril de 2017, 03:52:20
Olha, raramente se pagam estagiários, e muitos sim batem nas portas das empresas para poder estagiar, muitas profissões precisam ter uma carga horária de experiência prática, um exemplo é o de farmacêutico, tem que ter no mínimo 800 horas de estágio em vários setores, hospitais, laboratórios, industrias, drogarias, e trabalham sim de graça.
Isso é só um exemplo entre muitos, isso acontece no mundo todo, mas como disse, nas artes é bem pior.

Vc parece nao ter lido o que eu havia escrito.

Repetindo. As empresas cobram do publico pelo trabalho que o estagiario exerce. O estagiario pode nao receber nada, mas o publico paga a mesma coisa pelo servico e por isso nao ve o trabalho exercido menos valorizado. E assim as pessoas nao se aproximam ate o estagiario oferecendo propostas de "faz um trabalho gratuito a mim em troca de experiencia", ja que o publico nao ve o trabalho do estagiario sendo feito de graca, mas simsendo cobrado.

No caso de medicos e farmaceuticos entram outras questoes como a de regulamentacao da profissao. Somente especificas empresas podem contratar estagiarios e somente nessas especificas empresas a experiencia do estagiario conta. O estagiario nao esta ali apenas por hobby ou puro aprendizado mas sim por motivos burocraticos para conseguir os papeis que os permitam ser profissionais, e o publico sabe disso.

Isso eh muito diferente do publico que ve o fotografo, com "equipamento profissional", cartao de visitas no bolso, alguns anos de experiencia, indo em um evento fotografar e publica as imagens livremente na internet, ou indo em uma escola fotografar para vender fotos para familias. Esse publico vendo o profissional fazendo isso acredita que eh a maneira que o profissional trabalha, e que por isso pode trabalhar dessa maneira para eles tambem. Se vissem medicos, mecanicos, programadores, encanadores, etc fazendo isso, o publico trataria esses profissionais da mesma maneira que tratam os fotografos.

Em certas escolas de cabelereiros por exemplo, vc pode ter corte de cabelo por ate 1/3 do cobrado no mercado, para que aprendizes de cabelereiro cortem o seu cabelo. Mas veja, o publico sabe que cabelereiros profissionais nao fazem isso. Os cabelereiros profissionais nao saem oferecendo propostas de negocios alternativos por ai e nem cortam cabelo de graca so pela paixao da atividade. O publico sabe que so indo em uma escola de cabelereiro vc acha tal alternativa, e mesmo em escola de cabelereiro o corte nunca eh de graca, apenas mais barato.

Eu vendendo minhas fotos em feiras, as vezes aparece uns tiozaos proviciais se achando esperto, perguntando se eu tenho fotos em um CD para dar a eles. Fazem isso como forma de brincadeira e sarro, para dizer que o minhas fotos nao tem valor nenhum pq as pessoas podem fotografar, scanear, etc e reproduzir livremente.

Eu nem me importo com a ignorancia e ate a falta de educacao dos tiozoes provinciais se achando espertos. Eu preferiria que fossem mais educados, mas eu sei que ha publico que nao sabe a diferenca entre o valor de uma foto digital e impressa por qualquer um, como esses tiozoes, uma foto opticamente feita e assinada pelo fotografo. E eu sei que sempre havera o publico que nao sabera a diferenca e nao ligara para a diferenca. Por isso eh perca de tempo ficar se importando e se irritando com tal publico.
Se eles perguntam eu explico, se nao, paciancia. Cada um sabe de seu mundo e nao tem como saber do mundo de todos.

Nao ha pq ter stress, pq photografos nunca vao conseguir fazer com que todo mundo se torne seu publico, assim como em qualquer outra industria. Tem gente que vai em farmacias e valoriza o farmaceutico, e tem gente que nao ve o valor do farmaceutico e medicos e procura medicina alternativa.

Tem gente como minha mae que nao valoriza cabelereiros, ela corta o proprio cabelo dela. Fica uma merda e deixa ela com uma aparencia de deslexada. Mas se ela esta satisfeita eh o que importa. Ja minha vizinha tambem corta o cabelo dela mesma, e fica bom. E cabelereiro nenhum fica no pe delas falando mal do cabelo delas para elas, e nem oferecendo para cortar o cabelo delas por hobby ou experiencia. Nem as amigas delas que sao cabelereiras oferecem tal favor. E olhe que cortar cabelo nao chega nem perto ao valor que os fotografos obram e esperam que todo mundo os valorizem em um mercado empilhado de fotografos em todo lugar.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #37 Online: 11 de Abril de 2017, 04:17:07
Um exemplo interessante:
Esses dias deu problema no "ladrão" da caixa de água de casa, eu estava fora, em outra cidade, minha esposa me informou, que para trocar a bóia ( já fiz isso) o rapaz cobraria R$100,00, se fosse realmente a bóia, caso não fosse, cobraria R$30,00 apenas da visita.
Esse tipo de serviço em casa, onde há um alçapão para entrar pela parede leva em média 5 minutos.
Agora, se um serviço deste, que me perdoem, não requer tanto conhecimento, que merece cada centavo, inclusive a visita, por quê não o fotografo deve ficar isento da visita, afinal, é uma consultoria na maioria das vezes, se o cliente não quer pagar pelo deslocamento, que vá até o estúdio.

Não ofendeu de forma alguma, ao contrário, aprendemos deste modo, discutindo, refletindo e se reciclando.

Grato!

O exemplo da visita do cara que vc deu nao tem nem comparacao com o exemplo da visita que vc faria a prefeitura.

O cara que cobra 30.00 para ver o problema esta ja trabalhando, nao eh apenas uma visita mas sim trabalho, averiguando o problema, encontrando qual eh o problema, analisando a solucao e informando o cliente (o profissional esta usando suas habilidades, estudos e conhecimentos e o cliente ja esta recebendo vantagens ao receber a analise do profissional sobre o problema). Por isso eh justo que tais profissionais cobrem essas "visitas".

No ambito da fotografia serio o mesmo que vc se deslocar para fotografar em outro local, ou fazer uma visita previa no local onde o fotografo trabalhara para estudar onde se posicionar, melhores angulos, avaliar a luz do local e como fara seu trabalho. E isso o fotografo obviamente cobra pela visita assim como o tio da caixa d'agua.

Ja a visita que vc faz ao cliente para falar de seu trabalho vc nao esta exercendo a sua atividade como fotografo, apenas negociando e vendendo seu negocio.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #38 Online: 11 de Abril de 2017, 13:28:03
O exemplo da visita do cara que vc deu nao tem nem comparacao com o exemplo da visita que vc faria a prefeitura.

O cara que cobra 30.00 para ver o problema esta ja trabalhando, nao eh apenas uma visita mas sim trabalho, averiguando o problema, encontrando qual eh o problema, analisando a solucao e informando o cliente (o profissional esta usando suas habilidades, estudos e conhecimentos e o cliente ja esta recebendo vantagens ao receber a analise do profissional sobre o problema). Por isso eh justo que tais profissionais cobrem essas "visitas".

No ambito da fotografia serio o mesmo que vc se deslocar para fotografar em outro local, ou fazer uma visita previa no local onde o fotografo trabalhara para estudar onde se posicionar, melhores angulos, avaliar a luz do local e como fara seu trabalho. E isso o fotografo obviamente cobra pela visita assim como o tio da caixa d'agua.

Ja a visita que vc faz ao cliente para falar de seu trabalho vc nao esta exercendo a sua atividade como fotografo, apenas negociando e vendendo seu negocio.
Entendi seu ponto de vista, grato por compartilhar seu conhecimento, não havia visto por esta perspectiva!
Comida é arte.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #39 Online: 12 de Abril de 2017, 11:48:52
Entendi seu ponto de vista, grato por compartilhar seu conhecimento, não havia visto por esta perspectiva!
Eu acho que as duas situações são válidas... Eu também não tenho a fotografia como renda principal. Então opino com certa distância. Mas nesse caso, onde eu tivesse que sair do meu trabalho, ir até um local para possivelmente fechar um trabalho, acho que tentaria resolver antes de outra forma. Conhecer o seu trabalho é fundamental: pra isso existe site e indicação de clientes atendidos. E pra passar um orçamento prévio dá pra ser pela internet mesmo. Fecho 100% das minhas contratações por Face / E-mail.
Nunca tive a necessidade de VISITAR o cliente pra que ele me contrate, por isso falei que comento com certa distância.
Mas acho MACRO, que tuas opções foram bastante limitadas. Ou vens aqui ou me paga que eu vou.. Parece uma atitude de um fotógrafo que passa o dia fotografando, que não pode perder tempo algum... Creio que ter a opção de enviar um orçamento por e-mail já te livra dos espertalhões de plantão e ao mesmo tempo te mantém aberto aos futuros trabalhos.
Pensa comigo, se futuramente tiver um job desses caras, com orçamento pra fotos, tu acha que eles pensarão em te chamar? Acho que essa porta tu bateu na cara deles... Porém, se tivesses enviado um orçamento, poderia inclusive servir de base pra que eles destinassem uma verba pra isso. Sei lá.. Eu prefiro a simpatia até na hora de dar um pezaço no peito.. Cliente pode te ferrar de várias formas além de não te contratar...