Autor Tópico: Estúdio em apartamento  (Lida 2825 vezes)

phernanda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Online: 11 de Abril de 2017, 08:12:06
estou me mudando e o novo apartamento tem uma sala enorme enorme.  :wub:
estava pensando em fazer um estúdio lá, mas é assim:
é apartamento, não é sala de comercio, nem casa.

Seria uma boa ideia?
eu iria usar para retratos.

será que conseguiria bons jobs com estúdio de apê?
ou as pessoas ficariam com receio de contratar?
tenho medo de parecer pouco profissional, mas o espaço é realmente bom e o apê bonitão


D.Vazzoler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2017, 08:27:37
Bom dia phernanda!

Eu compartilho da mesma idéia. Acho que um apartamento pode ser muito funcional prático e profissional sim quanto um estúdio tradicional.

Creio que para isso acontecer será necessário montar um bom set de equipamentos dentro do espaço que você tem disponível. Se tem uma sala; então faça desta sala seu espaço profissional.

Outra coisa que vejo é a segurança. Tenho muitos conhecidos pensando em trocar pontos comerciais por apartamentos ou casas em condomínio justamente pela questão da segurança... roubos...

Eu aprovo a idéia sim. Basta não enxergar está sala como simplesmente a sala do apartamento mas sim com o seu novo espaço profissional e dar a ele a sua cara seu estilo e equipar de forma adequada.



Enviado de meu SM-A710M usando Tapatalk



MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2017, 08:44:54
Me colocando no lugar de seus potenciais clientes eu não veria problemas se o estúdio fica no local onde você mora, afinal de contas, o que conta é o resultado do trabalho.

Como já fui síndico de edifício te dou a dica de ver direitinho se o regimento interno do teu edifício permite que seja desempenhada atividade profissional no apartamento, pois, por mais discreta que você seja, pode acreditar, sempre vai ter um vizinho desgranido pra reclamar com o síndico.
Acho que esse é o pontapé inicial que você deve dar antes de investir na sala, ou você corre o risco de gastar com a sala e não poder utilizar.


Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2017, 08:47:29
estou me mudando e o novo apartamento tem uma sala enorme enorme.  :wub:
estava pensando em fazer um estúdio lá, mas é assim:
é apartamento, não é sala de comercio, nem casa.

Seria uma boa ideia?
eu iria usar para retratos.

será que conseguiria bons jobs com estúdio de apê?
ou as pessoas ficariam com receio de contratar?
tenho medo de parecer pouco profissional, mas o espaço é realmente bom e o apê bonitão
Esta cheio de estudios em ap.
Este e um modelo de trabalho por indicaçao,
nao e loja na rua, que alguem passa e diz: "Opa", vou fazer um book!!!
Se vc tem algum relacionamento bom com teus clientes, un indica ao outro.
E porque trabalha em ap, escondido???????????
Por segurança e privacidade dos clientes!!!!
Asunto encerrado!!!
Manda ver, aproveita!!!!!! :ok: :ok:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2017, 08:58:37
Precisa consultar o síndico antes. Nem todos aceitam a entrada constante de pessoas desconhecidas em prédios residenciais.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2017, 08:59:03
estou me mudando e o novo apartamento tem uma sala enorme enorme.  :wub:
estava pensando em fazer um estúdio lá, mas é assim:
é apartamento, não é sala de comercio, nem casa.

Seria uma boa ideia?
eu iria usar para retratos.

será que conseguiria bons jobs com estúdio de apê?
ou as pessoas ficariam com receio de contratar?
tenho medo de parecer pouco profissional, mas o espaço é realmente bom e o apê bonitão

Vc pode ter um estudio com uma aparencia completamente comercial em seu apartamento, a ponto das pessoas ate esquecerem ou nem notarem que ali mora gente.

Acho que depende da cultura da sua regiao. Eu sei que no Brasil as pessoas sao bem apegadas a questoes do visual do fotografo para julgar a profissionabilidade do cara.




Mas meu estudio sempre foi em minha casa, algumas vezes apartamento e outras veses residencia e bairro residencial. Atualmente meu estudio eh no meu quarto. Tem minha cama, meu criado mudo, minha roupa suja no cesto de roupa suja. Ninguem nunca se importou. Ja houve de uma ou duas modelos parecerem tencas no inicio, mas elas perguntam se as fotos que viram no meu site eram minhas, eu falo que sao 100% minha, elas entao ja passam a confiar em mim. (pq indiretamente elas estao perguntando se eh o meu local de trabalho mesmo, e indiretamente eu digo que meus trabalhos em estudio sao sempre feitos aqui). Isso incluindo modelos 100% nuas, sem assistente e ninguem mais, apenas eu e a modelo, e elas confiam no que eu faco pq viram os resultados que estao no meu site, nao importando onde eh o meu estudio, mas somente o resultado.

Eu nao dou satisfacoes. Falo que tenho meu estudio e passo o endereco. A pessoa aparece, olha com curiosidade, mas sabe mas segue em frente.

Talvez seja ate vantagem se vc faz trabalhos realmente artisticos e se o seu publico realmente ve seu trabalho como arte. Pode ser que quanto menos comercial parecer o seu estudio, mais as pessoas te levam como artista.

Igual quando mostrei fotos d'eu vendendo meus trabalhos em feiras, coloquei meus trabalhos no chao e em cima de uma mala e tendei vender. Falei para as pessoas que viram a foto que nao parece muito profissional pq nao tem mesa e nem muita organizacao no espaco, mas eu ouvia direto as pessoas dizendo que estava como qualquer artista faz.

Certas coisas, se vc tenta fazer parecer muito profissional passa a ficar muito artificial. Apesar de que no Brasil as pessoas gostarem e valorizarem certas artificialidades, por causa do apego exarcebado a aparencia.


phernanda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2017, 02:32:14
Decidi que vou fazer o estúdio na sala grandinha do meu apê. Coloco televisão e sofás em um dos quartos, moro sozinha mesmo.

Mas a questão é:
não sei nem como abordar o síndico.

Aqui é centro de capital e é um prédio 'familiar', embora só dois por andar.

Tem algum impedimento 'legal' que eu nao possa receber pessoas na minha casa sendo que marquei horário e avisei o porteiro antes?
Não quero pessoas perguntando onde é o estúdio para o porteiro, sem o eu aviso e tudo mais.
quero marcar certinho, avisar a portaria e fazer o trabalho dentro da minha casa.

A tendência é do síndico encrencar ou geralmente eles não dão bola? 


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2017, 08:47:01
Consulte o regulamento do seu condomínio.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2017, 17:23:12
Decidi que vou fazer o estúdio na sala grandinha do meu apê. Coloco televisão e sofás em um dos quartos, moro sozinha mesmo.

Mas a questão é:
não sei nem como abordar o síndico.

Aqui é centro de capital e é um prédio 'familiar', embora só dois por andar.

Tem algum impedimento 'legal' que eu nao possa receber pessoas na minha casa sendo que marquei horário e avisei o porteiro antes?
Não quero pessoas perguntando onde é o estúdio para o porteiro, sem o eu aviso e tudo mais.
quero marcar certinho, avisar a portaria e fazer o trabalho dentro da minha casa.

A tendência é do síndico encrencar ou geralmente eles não dão bola?

Pede na administradora um regulamento interno, se nao houver adm , pode ser o sindico mesmo.
No trabalho estritamente personalizado,a pessoa so vai interfonar teu ap, ninguem sabe se e amiga ou cliente.
Claro se o predio nao permitir por somente ser residencial, e vc recebe 35 pessoas por dia, pode haver encrenca.
Fora isso a ideia e perfeita.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2017, 18:00:06
A ideia é realmente muito boa, pois você maximiza os seus ganhos, pois caso deseje montar um estúdio que não no apartamento, salvo se você tenha um local, deverá pagar aluguel - esse custo você já não terá.

Mas, o prédio é residencial e, como você pode atender um volume grande (vamos acreditar que sim e isso deve ser pensado) de clientes, pode gerar algum dissabor com o algum morador e isso, é sempre possível, pois há uma infinidade de pessoas que gostam (apenas por prazer de atrapalhar) de prejudicar os outros.

Veja o regulamento do prédio, mas independente dele, fale com o seu síndico que o seu trabalho não trará nenhum tipo de pertubação a ordem do local, pois não é algo ira gerar barulho, vibrações ou coisas que atrapalhe a convivência dos vizinhos. Creio também que será algo que será realizado durante o dia e, normalmente o local está menos habitado, pois a grande maioria estará trabalhando.

Exponha o tipo de trabalho, público alvo e acima de tudo, as perspectivas do seu negócio, pois inicialmente pode ser um ensaio por semana, mas com decorrer do negócios, podemos estar falando de algumas pessoas durante o dia - proponha inclusive que você recepcionará os clientes na portaria, para evitar que as pessoas toquem a campainha do apartamento errado.

Tudo é negociável e tenho certeza que com uma boa conversa, o bom senso do síndico (e porque não conversar também com o zelador...) será tocado e você tocará em frente o seu negócio.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 20 de Junho de 2017, 18:53:03
Abra o jogo com os clientes, peça para te procurar pelo nome e não pela fotografa.
Imagino que você vá fazer no maximo 01 ensaio por turno, dificilmente o sindico vai conseguir provar que n é uma visita sua.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pschinda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2017, 21:24:41
. . . . .

Mas a questão é:
não sei nem como abordar o síndico.
. . . . .
Senhor síndico.
Sou fotógrafa. Existe algum impedimento para que eu faça fotos de pessoas(se você falar em retratos ele pode não entender) em meu ap???

Simples assim.
Instamatic, Tira-teima, Xereta, ..... Canon 80D


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2017, 14:05:33
Claro que sim, vai em frente. Se tem espaço, que mal há?