Autor Tópico: Gestão de imagens e de studio: existe um software assim?  (Lida 1394 vezes)

Eduardo SP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Mais um grande entusiata
Online: 21 de Outubro de 2017, 01:23:52
Tenho bibliotecas de imagens desde que comecei a fotografar por puro lazer, muitos anos atrás, no começo da era digital.  Consequentemente, tenho bibliotecas de imagens em Picasa (PC), iPhoto (Mac), Photo (Mac), arquivos JPEG e RAW, arquivos gerados por máquinas de vários fabricantes (Olympus, Nikon, Canon, Samsung e Sony) e aparelhos telefônicos já inexistentes (como Palm, Nokia).   

Gostaria de juntar tudo isso em um só lugar.   Até aqui, se alguém puder me ajudar, as perguntas são:

1.  O Lightroom (LR) é capaz de importar essa variedade de formatos?
2.  Há algum outro software que possa juntar tudo isso de forma mais conveniente?
3.  O LR é mesmo o software mais robusto e conveniente para gerir imagens?

Importante:  estou cada vez mais usando o Photoshop (PS) e, portanto, minha idéia é organizar tudo de forma a que eu possa importar as fotos diretamente para o PS.

Mais ainda (daí o título da mensagem), penso em me juntar a um amigo da velha guarda (excelente fotografo da era do filme) e montar um pequeno studio.  Vamos digitalizar boa parte do arquivo dele, o que adicionará ainda mais imagens para serem geridas. Pretendemos oferecer alguns serviços de fotografia e pretendemos criar um workflow para que possamos acompanhar os trabalhos.  Vi na Internet vários programas de gestão de studios fotográficos, com acompanhamento de clientes, agendamentos, contratos e funcionalidades administrativas.   Diante disso, as perguntas que surgem são:

4.  Há algum software capaz de organizar as imagens (de forma semelhante ao LR, mesmo que sendo mais simples e tendo menos funcionalidades) e, ainda, fazer a gestão das imagens também? 

Desculpem ser prolixo, justamente no meu primeiro post, mas é para deslanchar a coisa.  Qualquer ajuda será uma grande ajuda! 

Eduardo
Eu sou Canon, meu amigo é Nikon; mesmo assim dá para manter a amizade!  :))