Autor Tópico: Fotografar no LCD da camera sem espelho é mais fácil  (Lida 6381 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 10 de Maio de 2017, 11:09:55
Acho que o amigo quis dizer da questão de numa mirrorless, por exemplo, o sensor estar sendo usado 100% do tempo, enquanto numa DSLR teoricamente ele só é "usado" no Live View ou no momento da captura. Teoricamente isso traria um desgaste maior nos sensores mirrorless, mas confesso que nunca li nada a respeito  :ponder:


É isso não tem nada a ver, o sensor está lá pra ser usado e tem vida útil estimada para o conjunto (nas fujis o fabricante afirma 300.000 clicks para qualquer modelo de câmera).


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 10 de Maio de 2017, 11:19:06
Acho que o amigo quis dizer da questão de numa mirrorless, por exemplo, o sensor estar sendo usado 100% do tempo, enquanto numa DSLR teoricamente ele só é "usado" no Live View ou no momento da captura. Teoricamente isso traria um desgaste maior nos sensores mirrorless, mas confesso que nunca li nada a respeito  :ponder:

Posso estar enganado, mas eu sempre achei que o sensor grava o momento da captura, porém fica energizado o tempo todo. De qualquer forma, além de exposição danosa (a laser, ou longa exposição ao sol), nunca soube de um sensor pifado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 10 de Maio de 2017, 14:19:01
Quem responder essa duvida ganha uma cerveja minha.
Já desistir de pesquisar se o sensor desgasta com o uso.

No mercado de usados as cameras usadas pra video são tratadas como radioativas.
Mas como a fotografia é cheia de mito e achismo, ficamos no escuro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 10 de Maio de 2017, 14:25:41
Quem responder essa duvida ganha uma cerveja minha.
Já desistir de pesquisar se o sensor desgasta com o uso.

No mercado de usados as cameras usadas pra video são tratadas como radioativas.
Mas como a fotografia é cheia de mito e achismo, ficamos no escuro.

Porquê tratadas como radioativas?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 10 de Maio de 2017, 14:25:59 por cfcsosa »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #34 Online: 10 de Maio de 2017, 14:27:22
Eu andei dando uma lida aqui, e de acordo com algumas pessoas a vida útil dos sensores pode ser calculada em DÉCADAS, desde que sejam cuidados como merecem

No mercado de usados as cameras usadas pra video são tratadas como radioativas.

Ah, mas são mesmo  :hysterical:
Sempre q vou alugar uma câmera eu faço umas fotos pra confirmar se não tem nada queimado daqueles lasers malditos, graças a Deus nunca peguei nenhuma com isso
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #35 Online: 10 de Maio de 2017, 14:39:56
Porquê tratadas como radioativas?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Segundo o pessoal, video estraga o sensor.
Ou tem um monte de dead pixel ou a cores estão gastas, segundo eles.
Quem já acompanhou a venda de uma 5D mk II ou 60D sabe do que eu estou falando, é certo da primeira perguntar ser se fazia video.
Isso quando o próprio vendedor já não deixa bem claro isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 10 de Maio de 2017, 14:41:08
Segundo o pessoal, video estraga o sensor.
Ou tem um monte de dead pixel ou a cores estão gastas, segundo eles.
Quem já acompanhou a venda de uma 5D mk II ou 60D sabe do que eu estou falando, é certo da primeira perguntar ser se fazia video.
Isso quando o próprio vendedor já não deixa bem claro isso.

hehehehehhe


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #37 Online: 10 de Maio de 2017, 15:39:39
Quem responder essa duvida ganha uma cerveja minha.
Já desistir de pesquisar se o sensor desgasta com o uso.

No mercado de usados as cameras usadas pra video são tratadas como radioativas.
Mas como a fotografia é cheia de mito e achismo, ficamos no escuro.

Bom, só posso tentar raciocinar com lógica e pouco conhecimento, e ver se ganho essa cerveja... ;)

Todos os fabricantes de câmeras fotográficas que também filmam colocam alguma limitação no tempo de filmagem. Pode ser até por segurança (vai que um problema na câmera arruine uma filmagem de 2 horas...), mas o motivo mais aceito é que o sensor aquece durante a filmagem. Então, um sensor que foi usado muito tempo pra filmagem passou por muitos ciclos de aquecimento/resfriamento, que pode (supostamente) levar à degradação prematura, embaçamento do filtro da frente do sensor, dead pixels, etc.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 10 de Maio de 2017, 15:42:27
Bom, só posso tentar raciocinar com lógica e pouco conhecimento, e ver se ganho essa cerveja... ;)

Todos os fabricantes de câmeras fotográficas que também filmam colocam alguma limitação no tempo de filmagem. Pode ser até por segurança (vai que um problema na câmera arruine uma filmagem de 2 horas...), mas o motivo mais aceito é que o sensor aquece durante a filmagem. Então, um sensor que foi usado muito tempo pra filmagem passou por muitos ciclos de aquecimento/resfriamento, que pode (supostamente) levar à degradação prematura, embaçamento do filtro da frente do sensor, dead pixels, etc.

Acho que n foi dessa vez rsrsrsr

A limitação é para atender uma legislação ou rega americana que câmeras fotográficas só podem filmar até 30 minutos.
A cima disso precisam ser vendidas como digicam.

Edit:
parece ser coisa da europa:
http://www.breitbart.com/big-government/2016/06/27/encounter-eurocracy-digital-cameras-30-minute-video-recording-limit/
« Última modificação: 10 de Maio de 2017, 15:44:05 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 11 de Maio de 2017, 01:55:45
Os sensores de câmeras fotográficas não são variações dos utilizados em câmeras de vídeo e TV?
https://en.wikipedia.org/wiki/Charge-coupled_device?wprov=sfsi1


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 11 de Maio de 2017, 07:15:44
Os sensores de câmeras fotográficas não são variações dos utilizados em câmeras de vídeo e TV?
https://en.wikipedia.org/wiki/Charge-coupled_device?wprov=sfsi1

Acho que nenhuma camera fotografica usa CCD hoje em dia.
Os sensores são CMOS https://en.wikipedia.org/wiki/Active_pixel_sensor
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 11 de Maio de 2017, 08:40:17
CMOS também é usado em câmeras de vídeo.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #42 Online: 11 de Maio de 2017, 10:15:04
Para o meu caso que faço muitos eventos esportivos, o sistema mirrorless é um problema, pois a claridade atrapalha olhar pelo LCD, além de não me sentir muito confortável segurando a câmera e olhando a distância - me acostumei a estar com o rosto colado nela e acho que vai ser meio difícil mudar este costume.

Quanto as regulagens, acho que não altera muita coisa, pois em ambos os caso, olha-se pelo LCD.

É questão de gosto - tenho uma mirroless que acho bem legal e já levei-a diversas vezes em trabalhos que fui fazer, para tentar me adaptar ao sistema e num futuro, quem sabe, migrar para ele, porém, como disse a cima, prefiro utilizar o visor - acho que você sente mais o que está fazendo, além de as mudanças de direção bruscas (muitas vezes estou numa curva fotografando um carro que passou por mim e viro rapidamente para pegar o carro que vem atrás), na mirrorless são bem mais complicadas de fazer - no visor, a visão é "realtime".
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #43 Online: 11 de Maio de 2017, 10:29:28
Para o meu caso que faço muitos eventos esportivos, o sistema mirrorless é um problema, pois a claridade atrapalha olhar pelo LCD, além de não me sentir muito confortável segurando a câmera e olhando a distância - me acostumei a estar com o rosto colado nela e acho que vai ser meio difícil mudar este costume.

Quanto as regulagens, acho que não altera muita coisa, pois em ambos os caso, olha-se pelo LCD.

É questão de gosto - tenho uma mirroless que acho bem legal e já levei-a diversas vezes em trabalhos que fui fazer, para tentar me adaptar ao sistema e num futuro, quem sabe, migrar para ele, porém, como disse a cima, prefiro utilizar o visor - acho que você sente mais o que está fazendo, além de as mudanças de direção bruscas (muitas vezes estou numa curva fotografando um carro que passou por mim e viro rapidamente para pegar o carro que vem atrás), na mirrorless são bem mais complicadas de fazer - no visor, a visão é "realtime".

É só  usar uma mirrorless com evf. Agora se a preferência for pelo OVF sobre o evf aí ok.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #44 Online: 11 de Maio de 2017, 11:44:07
É só  usar uma mirrorless com evf. Agora se a preferência for pelo OVF sobre o evf aí ok.

Leandro, concordo com você em relação ao EVF, mas isto é um custo a mais, que as DSLR não tem - nas mirrorless este acessório é comprado à parte, ou seja, é um custo extra.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.