Autor Tópico: Fotografar no LCD da camera sem espelho é mais fácil  (Lida 6369 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #45 Online: 11 de Maio de 2017, 12:12:55
Leandro, concordo com você em relação ao EVF, mas isto é um custo a mais, que as DSLR não tem - nas mirrorless este acessório é comprado à parte, ou seja, é um custo extra.

Marcio, tem muitas mirrorless que vem com EVF de fábrica, acho até que a maioria tem o EVF. Todas as fujis Xt10 e 20; xt1 e 2; x-pro 1 e 2; xe1, 2 e 2s; Oly em1, em10, em5, sony a6000 e as FF tb... e muitas outras que não lembrei agora...




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #46 Online: 11 de Maio de 2017, 12:27:18
Leandro, concordo com você em relação ao EVF, mas isto é um custo a mais, que as DSLR não tem - nas mirrorless este acessório é comprado à parte, ou seja, é um custo extra.
Tá bem desatualizado sobre mirrorless.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #47 Online: 11 de Maio de 2017, 15:45:14
Tá bem desatualizado sobre mirrorless.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

vangelismm, não tenho obrigação de me atualizar em mirrorless, não é meu foco e para o que eu uso, elas não servem - tenho um 1J1 da Nikon que não tem - não vou trocar de marca, porque as demais já estão atualizadas e vem de fábrica com o EVF.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #48 Online: 11 de Maio de 2017, 16:25:33
vangelismm, não tenho obrigação de me atualizar em mirrorless, não é meu foco e para o que eu uso, elas não servem - tenho um 1J1 da Nikon que não tem - não vou trocar de marca, porque as demais já estão atualizadas e vem de fábrica com o EVF.

Obrigação ninguém tem, mas ajuda bastante.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fotomjulio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 12 de Maio de 2017, 10:27:14
Me agrada lcd móvel pela facilidade de compor em ângulos nos quais não teria como colocar o olho num viewfinder...sou do tempo de usar um adaptador - angle finder- para permitir imagens com a SLR ou muito baixa ou muito alta...

Modo geral, EVF decente ou viewfinder. Só LCD não compro...me pego usando visor direto até na minha G16, que é limitadíssimo, mas em plena luz, prefiro compor com ele.

Abraços!

MJ

-------------------------------


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 12 de Maio de 2017, 11:02:34
No LCD a imagem já esta plana, bidimensional, sem as correções e o efeito da profundidade que o cérebro costuma aplicar sobre as imagens que vemos. O olho humano + o cérebro fazem uma construção da imagem tridimensional, de certa forma diferente daquela que vai ficar gravada pelo sensor. Pelo viewfinder ótico algumas pessoas conseguem ver a foto que o sensor vai gravar, e outras não...
« Última modificação: 12 de Maio de 2017, 11:03:29 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Fotomjulio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 12 de Maio de 2017, 11:29:07
Sem dúvida interessante. Eu sinto a necessidade de `emoldurar´a composição, e no visor é a solução natural, tá tudo preto ao redor...ao passo que no lcd há o mundo à sua volta, um monte de elementos que vão te distrair na hora de compor. Ou não.

Outro dia brincava com uma Yashica 635, herança do meu pai, tentando usar apenas a `mira`, sem despolido algum...obviamente que não consegui criar nada, achei incrivelmente ruim olhar pro buraco em frente ao olho. questão de costume? Pode ser.

abração, ótimo tópico :ok:
Abraços!

MJ

-------------------------------


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #52 Online: 12 de Maio de 2017, 12:06:27
No LCD a imagem já esta plana, bidimensional, sem as correções e o efeito da profundidade que o cérebro costuma aplicar sobre as imagens que vemos. O olho humano + o cérebro fazem uma construção da imagem tridimensional, de certa forma diferente daquela que vai ficar gravada pelo sensor. Pelo viewfinder ótico algumas pessoas conseguem ver a foto que o sensor vai gravar, e outras não...

Imagino essa tal galera que não consegue ver usando uma câmera de filme ...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 12 de Maio de 2017, 12:08:45
Modo geral, EVF decente ou viewfinder. Só LCD não compro...me pego usando visor direto até na minha G16, que é limitadíssimo, mas em plena luz, prefiro compor com ele.


To nessa, sem um EVF ou OVF nem considero a possibilidade de comprar a câmera.
A única câmera que tenho assim é uma Sigma DP2 Merrill, mas a qualidade da imagem compensa a deficiencia.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 12 de Maio de 2017, 12:35:11
Costume apenas, eu emolduro de uma forma ou de outra, inclusive nas minhas paisagens eu uso bem mais o LCD


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Fotomjulio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 12 de Maio de 2017, 15:15:15
e daqui pra frente,  100% eletrônico, provavelmente? Para o mercado profissional e amador?

Pentaprisma é caro...será que desaparece?

e, agora viajando aqui, um HUD projetado num óculos...não é tão difícil de desenvolver...
Abraços!

MJ

-------------------------------


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #56 Online: 12 de Maio de 2017, 17:21:48

To nessa, sem um EVF ou OVF nem considero a possibilidade de comprar a câmera.
A única câmera que tenho assim é uma Sigma DP2 Merrill, mas a qualidade da imagem compensa a deficiencia.

Penso igual à você e só comprei um 1 J1 da Nikon porque um amigo viajou para os EUA e trouxe para a mulher dele, que não precisava de algo tão sofisticado - comprei um Sonyzinha de 400 paus pra ela e fiquei com a Nikon - na verdade, peguei para não dizer que tenho preconceito de algo que não conheço, mas sabia que seria algo subutilizado.
« Última modificação: 12 de Maio de 2017, 17:22:34 por marciodeluca »
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 12 de Maio de 2017, 17:50:50
Fotografo com as 3 opções, pois tenho a 5Dc, a A7 e uma Nex, pra mim tanto faz, me adapto em questão de minutos.
Muitas vezes uso LCD na A7, qdo quero usar um plano bem próximo do chão, com EVF ou OVF fica impossível.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 12 de Maio de 2017, 18:33:31
Viajei pro Atacama com uma NEX F3 e uma D5500... Adivinha qual foi a mais usada? Isso mesmo... A NEX F3! Começa que quando vc não tem o viewfinder se vira pra fotografar, mas tamanho é fundamental e como ela vira o LCD na horizontal usava na altura do peito e pronto!

Atualmente uso bem pouco o LCD nas minhas mirrorless, só uso o Viewfinder na D7200 porque esta não possui LCD flipavel e o disparo é lendo por LCD.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #59 Online: 12 de Maio de 2017, 18:42:16
Viajei pro Atacama com uma NEX F3 e uma D5500... Adivinha qual foi a mais usada? Isso mesmo... A NEX F3! Começa que quando vc não tem o viewfinder se vira pra fotografar, mas tamanho é fundamental e como ela vira o LCD na horizontal usava na altura do peito e pronto!

Atualmente uso bem pouco o LCD nas minhas mirrorless, só uso o Viewfinder na D7200 porque esta não possui LCD flipavel e o disparo é lendo por LCD.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Aí não é o problema de LCD x OVF/EVF e sim de portabilidade.