Autor Tópico: Uma duvida boba sobre gravação com mic externo. (NIKON)  (Lida 8611 vezes)

slackw4re

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Online: 15 de Janeiro de 2016, 08:10:42
Bom dia, Tenho uma Nikon D3300, a qual grava videos excelentes em 1080p 60fps.
Mas o não tenho microfone externo, e mesmo o microfone interno sendo 'bonzinho', tenho o problema que em todas as lentes que tenho o autofoco produz um ruido que sai na gravação do audio.
Sendo assim, estou analisando comprar aqueles microfones direcional.
Segue a imagem do microfone:

É claro que eu não irei comprar dessa marca, pois RODE é uma marca meio salgada pro meu bolso.

Mas a duvida é a seguinte, se eu comprar um microfone desse estilo, o problema do barulho do autofoco vai ser solucionado???


Alguma sugestão de uma marca/modelo de até uns 100,00 pra comprar??? Algum que seja 'usavel'. ???

"Pensei em usar mic de lapela, porém assim me limita a apenas 1 pessoa ser gravada a voz. E as vezes eu precisaria que seja gravado mais de 1 pessoa simultâneo.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2016, 08:18:51 por slackw4re »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2016, 08:52:31
Você tem a opção também de foco manual, dependendo, se as pessoas forem ficar mais estáveis dá pra controlar de boa. Como eu já faço isso, não sei te dizer se o barulho vai sair nesse mic, eu tenho um mas não sei te falar.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


slackw4re

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2016, 10:34:50
Você tem a opção também de foco manual, dependendo, se as pessoas forem ficar mais estáveis dá pra controlar de boa. Como eu já faço isso, não sei te dizer se o barulho vai sair nesse mic, eu tenho um mas não sei te falar.

Fiz varios testes com foco manual, em abertura f/1.8 -- f/2,8 -- f/4. Mas não ficou muito bom, pois como o assunto não vai ficar estatico, acaba saindo de foco e perde-se muita qualidade na produção do video.

=/


michelpcastro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 17:37:41
Cara, eu achei uma opção excelente pra nossa realidade.
É mais salgado que 100 mas nem tanto quanto 1000.
Taskstar
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712663082-microfone-takstar-sgc-598-dslr-canon-nikon-melhor-sg-108-_JM#D[S:HOME,L:CONVCATEG-CORE-ITM,V:1]

Um vídeo review sobre ele:
https://www.youtube.com/watch?v=r6Dwrd3mMX0

Espero ter ajudado =)


slackw4re

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2016, 08:25:51
Cara, eu achei uma opção excelente pra nossa realidade.
É mais salgado que 100 mas nem tanto quanto 1000.
Taskstar
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712663082-microfone-takstar-sgc-598-dslr-canon-nikon-melhor-sg-108-_JM#D[S:HOME,L:CONVCATEG-CORE-ITM,V:1]

Um vídeo review sobre ele:
https://www.youtube.com/watch?v=r6Dwrd3mMX0

Espero ter ajudado =)

Muito obrigado amigo, ajudou e MUITO na minha tomada de decisão!

Realmente esse takstar SGC-598 é tão bom quanto o RODE, e o preço gira em torno de 250 Dilmas.
Ou seja, 1/4 do valor do RODE.

Uma duvidasinha, sei que ele é 'direcional', mas se tiver sentado 2 pessoas, uma ao lado da outra, e aponta o microfone para o centro das duas pessoas, esse microfone vai conseguir captar o audio das duas pessoas numa boa?

Thanks in advanced


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 15:52:14
Muito obrigado amigo, ajudou e MUITO na minha tomada de decisão!

Realmente esse takstar SGC-598 é tão bom quanto o RODE, e o preço gira em torno de 250 Dilmas.
Ou seja, 1/4 do valor do RODE.

Uma duvidasinha, sei que ele é 'direcional', mas se tiver sentado 2 pessoas, uma ao lado da outra, e aponta o microfone para o centro das duas pessoas, esse microfone vai conseguir captar o audio das duas pessoas numa boa?

Thanks in advanced

Dica de ouro mesmo, estou até salvando o link para comprar posteriormente!!! Eu não posso fazer esse investimento por agora, por isso estou usando o gravador de voz do meu iphone, por enquanto esta é a melhor opção. Se seu gravador de voz for bom, pode usa-lo também amigo.
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2016, 21:05:42
Dica de ouro mesmo, estou até salvando o link para comprar posteriormente!!! Eu não posso fazer esse investimento por agora, por isso estou usando o gravador de voz do meu iphone, por enquanto esta é a melhor opção. Se seu gravador de voz for bom, pode usa-lo também amigo.
Comprei um Yoga Ht 81, pra quem esta começando e não tem muita grana é bom. Mas voce tem que mudar o plug P2 por um P10 que conecte na camera. Não aconselho colocar adaptador P10 pois com o peso do plug P2 + P10 tende a sair da posição de encache e cortar o audio sem que voce perceba. Ele não capta o ruido de foco da lente.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


osvaldosp35

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 549
  • Sexo: Masculino
    • Osvaldo Esteves Fotografia
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2017, 16:39:13
Olá amigos,

Ressuscitei o tópico. 

Sou frequentador desse fórum mas é a primeira vez que entre no tópico de vídeo. Tenh0 uma Nikon d7000 e uma D7100 e estou planejando montar um site com vídeo aulas de Direito e Comércio Exterior. Estou estudando a iluminação outro tópico e pergunto se este microfone Takstar Sgc-598 pode me atender tão bem quanto o original da Nikon que é o olho da cara. Creio que o plug é compatível com a D7000/71000, correto? O microfone precisa ser bom, nada de absurdo. A DSLR ficara uns 3 metros do mim, na minha sala com iluminação adequada.

Valeu.
D7000 + Grip Nikon. D7100. SB-700 + YN 568EX.
NIKKOR 35mm 1.8G + 50mm 1.8G + 85mm 1.8G + 16-85mm 3.5-5.6 + 12-24 4.0 + Sigma 18-35 1.8 ART.


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2017, 10:31:18
Olá amigos,

Ressuscitei o tópico. 

Sou frequentador desse fórum mas é a primeira vez que entre no tópico de vídeo. Tenh0 uma Nikon d7000 e uma D7100 e estou planejando montar um site com vídeo aulas de Direito e Comércio Exterior. Estou estudando a iluminação outro tópico e pergunto se este microfone Takstar Sgc-598 pode me atender tão bem quanto o original da Nikon que é o olho da cara. Creio que o plug é compatível com a D7000/71000, correto? O microfone precisa ser bom, nada de absurdo. A DSLR ficara uns 3 metros do mim, na minha sala com iluminação adequada.

Valeu.

Me afastei do tópico e acabei não vendo, Osvaldo!


Eu no seu lugar iria de lapela, audio muito mais limpo, e sem ambiência!
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8