Autor Tópico: Uso indevido de imagem  (Lida 1650 vezes)

Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Online: 16 de Abril de 2017, 16:17:05
Olá pessoal, como estão?

Pesquisando sobre apartamentos na minha cidade, descobri que o site de um novo condomínio ainda em construção está usando uma foto de minha autoria sem autorização.

Eu costumava postar muitas fotos de viagens no Panoramio e por curiosidade, comecei a pesquisar no Google. Descobri vários sites e blogs (a maioria sobre turismo e afins) também se utilizando de minhas minhas, alguns claramente com fins comerciais, outros nem tanto.

Tenho certeza que vários aqui já passaram por situações semelhantes, por isso gostaria de perguntar: O que fazer?

Para os sem fins comerciais, solicitar que ponham o crédito nas imagens e para os com fins comerciais, solicitar ressarcimento pelo uso comercial indevido ou aguardar o processinho? E no caso de sites do governo?




« Última modificação: 16 de Abril de 2017, 16:22:28 por Sunriser »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2017, 16:30:28
Depende de quanto você estiver disposto a correr atras. Se for para uso não comercial eu daria uma advertencia e exigiria o crédito, se não cumprissem, iria para uma ameaça judicial.

No caso das com uso comercial, com certeza iria em cima sem aviso prévio, simplesmente porque as pessoas que fazem esse tipo de uso com imagem de outros já sabem que é ilegal. SIte do governo então, nem pensaria duas vezes, seria processo na hora.

Mas este sou eu.
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, 16:31:53 por AFShalders »


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2017, 16:32:17
Depende de quanto você estiver disposto a correr atras. Se for para uso não comercial eu daria uma advertencia e exigiria o crédito, se não cumprissem, iria para uma ameaça judicial.

No caso das com uso comercial, com certeza iria em cima sem aviso prévio, simplesmente porque as pessoas que fazem esse tipo de uso com imagem de outros já sabem que é ilegal.

Mas este sou eu.

Olá AFShalders, obrigado pela participação. hehe

E no caso de uma prefeitura que usa em seu site imagens sem autorização para promover atrativos turísticos?
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, 16:33:24 por Sunriser »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2017, 16:33:46
E no caso de uma prefeitura que usa em seu site imagens sem autorização para promover atrativos turísticos?

Se no site havia dados de contato seu e não te pediram, comunicação extra judicial. Sem papo.
Tenta entrar num acordo, pede abatimento de IPTU, sei lá.
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, 16:35:38 por AFShalders »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2017, 18:18:23
Depende de quanto você estiver disposto a correr atras. Se for para uso não comercial eu daria uma advertencia e exigiria o crédito, se não cumprissem, iria para uma ameaça judicial.

No caso das com uso comercial, com certeza iria em cima sem aviso prévio, simplesmente porque as pessoas que fazem esse tipo de uso com imagem de outros já sabem que é ilegal. SIte do governo então, nem pensaria duas vezes, seria processo na hora.

Mas este sou eu.

Shalders, você é advogado?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2017, 21:27:55
Shalders, você é advogado?

Eu, não, mas o que não falta são advogados na familia e conhecidos...

Mas tem que pesar se as custas valem a pena, senão vai gastar mais dinheiro do que o valor das fotos, fora o tempo.
Esse tipo de coisa, dependendo do valor, é mais viável pelo juizado especial civel do que pela justiça comum, ou talvez um acordo mediado.

Talvez, dependendo do meu bom humor, eu liberaria a prefeitura se colocassem um credito bem visivel, já que a causa em principio geraria beneficios para o municipio. Agora a construtora eu cairia de pau em cima.
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, 21:38:45 por AFShalders »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2017, 22:51:14
Eu, não, mas o que não falta são advogados na familia e conhecidos...

Aqui no fórum não tem um advogado que atua nessa área de direito autoral?


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2017, 21:40:03
Aqui no fórum não tem um advogado que atua nessa área de direito autoral?

Queria saber, também...

Mais uma dúvida, o fato de colocarem os créditos em uma imagem que está sendo usada para fins comerciais sem autorização pode de alguma forma invalidar a nossa reclamação?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2017, 21:50:32
Queria saber, também...

Mais uma dúvida, o fato de colocarem os créditos em uma imagem que está sendo usada para fins comerciais sem autorização pode de alguma forma invalidar a nossa reclamação?

Se onde pegaram a imagem nao diz que é de uso livre, não.
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, 21:51:38 por AFShalders »