Autor Tópico: 24mm 1.4 para retratos?  (Lida 5097 vezes)

phernanda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Online: 16 de Abril de 2017, 16:31:13
pessoal, alguém usa constantemente a 24mm para retratos?
ou será que a 35mm é melhor?

além dela terei a 50mm e 135mm. (retratos externos)
agora fecho o kit com a 24mm ou 35mm? (para fazer os internos)

sendo que tem um moço vendendo a usada 24mm pelo mesmo preço da 35mm nova em outra loja

nao faço casamentos nem eventos. apenas retratos e penso em fazer sensuais (boudoir)


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2017, 08:18:17
Opa, de 35 para 50 não é pouca diferença não? Um passo para trás e já terás 35 e do 24 para 35 basta um passo para frente e terá 35 :) Não trabalho profissionalmente com retratos, mas gosto disso demais. Acho que a 24 pode ser mais útil, visando a possibilidade de fotografia de grupos de 3 a 5 pessoas, o que pega uma grande amostra de famílias que possam procurar o trabalho, e no boudoir (apesar de achar que são estilos que podem não se "encaixar", comercialmente falando, e que isso pode não ser sua ideia inicial) penso que fique mais fácil pegar os ambientes e móveis que possam ser necessários para compor o "clima"

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2017, 08:28:00
Qual sua camera?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fa.photo

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2017, 17:13:33
Iria de 35mm, 85mm e 135mm, gosto mais de 35mm para retratos, a 24mm dá tbm mas tem que saber usar pra não distorcer.
Tenho usado a dupla 35mm e 85mm na maior parte do tempo, 135mm quase não uso.

Abs


phernanda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2017, 19:54:27
câmera full frame.

talvez 6d ou 5d mark III.

um menino da minha cidade tá vendendo a usada 24mm II 1.4 por R$4000 e eu acho que tá um bom preço comparado aos do Brasil
mas é o mesmo preço da 35mm I 1.4 nova.

então não sei, pq nao tenho interesses em paisagens, só retratos.
paisagem seria mais pra hobby e tal, claro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2017, 20:53:43
Fazendo fotos de corpo e evitando alguns angulos vc não vai ter problemas graves de distorção.

Mas 35mm é mais que suficiente para boudoir em quartos apertados, eu só recomendaria se for mesmo seu estilo, fotografar mais de perto, abusando da perspectiva.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2017, 21:53:46
24mm, para retrato só se a linguagem for aproveitar a perspectiva, mas acho que a distorçao do rosto não compensa. Acho uma lente muito cara para esse tipo de uso (retrato), a 35mm eh muito mais versatil.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2017, 22:33:52




Nada que seja de outro mundo, mais questão de personalidade.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


mochileiru

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2017, 21:40:16




Nada que seja de outro mundo, mais questão de personalidade.

ESSAS DUAS FORAM FEITAS COM FULL FRAME??? TO NAMORANDO UMA SIGMA 24MM 1.4 ART HSM E IMAGINO QUE TEREI MENOS DISTORÇÃO PELO FATO DA MINHA CÂMERA SER CROPADA. CORRETO???


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2017, 22:33:37
Oi Phernanda, olha só, qualquer lente é boa pra retratos, mas o que vai sair de sua câmera depende de suas intenções e relação com o fotografado. Eu conheço pessoas que adoram GA em FF para retratos, e fazem ótimo trabalho, principalmente porque uma GA permite algumas coisas, entre elas ajuda a inserir o mundo que está em volta do retratado, e tbm porque permite uma grande proximidade do retratado, e junto com isso a interação que provem dessa proximidade, que pode ficar visível em suas fotos.

Eu pessoalmente não gosto muito de GA mas isso se deve ao meu jeito ou estilo de fotografar (tenho as duas aqui e uso pouco). Mas em fotos boudoir/sensuais, se vc conseguir controlar o ensaio de maneira à envolver a modelo e colocá-la em um clima favorável, poderia sim produzir ótimas fotos de maneira que o resultado poderia se comunicar de uma maneira bacana com o espectador.

Como ja te disseram, de uma olhada nas fotos que o pessoal anda fazendo com GA por ai, mas pense principalmente na técnica que vc precisa desenvolver para conduzir os ensaios, logicamente que vc vai fazendo os ensaios, experimentando e aprimorando com o tempo.

Boas fotos!!!


Conhecimento importa mais que equipamento.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2017, 16:11:13
Eu prefiro a 35mm. E creio que com a 85mm é uma dupla maravilhosa. Caso precise de algo mais aberto, eu pegaria uma 17-40L usada, pois é muito boa e "barata" em comparação com as que vc pretende ter.


phernanda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2017, 00:52:47
o pior é que meu kit ficará 50 1.4, 85 1.8, 135 2
Eu acho a 35mm muito próxima da 50.
apenas um passo a frente ou pra trás, dizem por aí..

ou então vendo a 50 e fico só com a 35?
ou mantenho a 50 e mais a 24 por serem bem diferentes?


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2017, 10:41:56
Vangelismm, divulga esse portifólio pra gente ai bicho!  :clap:
Curti as fotos. Foi com 24 ou 35?
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2017, 10:52:08
O trabalho não é meu.
O site do fotografo é http://www.sergiomottola.com/

http://www.sergiomottola.com/blog/?p=346
« Última modificação: 26 de Maio de 2017, 10:54:47 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #14 Online: 01 de Outubro de 2017, 23:08:59
Eu tenho a sigma 24mm 1.4. uso com uma 6d.
Já fiz fotos estilo retrato (simulando distancia da 35), e a distorcao é minima coisa maior.
Eu gosto de retratos com 24mm e 35mm porque cria um "clima" de entrar na cena, e nao aquela fotografia "longe", enquadrada.
os russos amam a 35mm para retratos, e eu estou começando a ver alguns gringos arriscando com a 24 tb.
Esses dias, li um comentário do Ben Sasso que sempre usou uma 35 1.4, e tempos atrás adquiriu a 24mm 1.4. Ele disse q ultimamente a 24mm nao tem saido mais da 5dmkiii dele. e até retratos está fazenendo.

Mas tem que saber usar a 24mm no caso de retrato. Questao de angulo, aproximação com a intenção da foto. Geralmente esta esta + ligada a linha "artistica" da foto. A 24mm nao é uma lente de "retrato". mas usamos ela para o retrato artistico e fotografia onde vc quer tudo em cena. Ao meu ver, retrato classico, quadrado de 85mm, 50mm tem horas que é um pé no saco. tem q inovar!
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM