Autor Tópico: Câmera para viagem: Sony A5000 vs Canon G9X  (Lida 2133 vezes)

guaip

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 16 de Abril de 2017, 21:14:07
Pessoal,

Estou indo para NY mês que vem e quero comprar uma câmera nova. Não gosto de levar DSLR na viagem, pois na maior parte do tempo o trambolho só atrapalha. Quero algo fácil de levar por aí, colocar na bolsa da mulher e até mesmo no bolso.

Eu tinha uma Sony HX50V que levei nas últimas viagens e me serviu bem. Acho que o brilho da tela e velocidade em geral deixavam um pouco a desejar, mas no geral foi uma boa câmera. Agora decidi aumentar um pouco o game.

Vou comprar uma câmera nova (não usada), e meu orçamento não vai passar de $400. Não vou levar nenhuma câmera pra lá, então já vou chegar comprando no primeiro dia, provavelmente na B&H.

Como disse, a câmera precisa ser compacta, mas eu consigo me acertar com uma lente pequena também. Qualidade de imagem precisa ser a melhor possível considerando as limitações de tamanho e preço. Zoom de pelo menos uns 3x para me ajudar um pouco. Não será para viagens voltadas a fotografia, mas quero tirar boas fotos.

Depois de pesquisar muito, acabei em duvida entre 2 câmeras de categorias distingas: Sony A5000 ($380 with 16-50mm f/3.5-5.6 OSS Zoom Lens) e Canon G9X ($400).

Os tamanhos são aceitáveis, apesar da G9X ser mais prática, e as especificações estão de acordo. Como elas são de categorias diferentes, é difícil achar comparativos não-automáticos entre elas, então minha questão principal é: qual das duas vai tirar melhores fotos e vídeos (que também é importante)? Vou usá-las quase sempre no modo automático, em diferentes horários do dia (logo, com todo tipo de luz). Sei que a G9X é menor e mais simples de usar, mas o sensor maior da A5000 compensa o aumento do tamanho?

Valeu!

Lucas
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, 21:14:50 por guaip »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2017, 08:35:31
Sou suspeito para opinar pois sempre quis uma compacta realmente compacta (que caiba num bolso pequeno de jeans, por exemplo), com zoom, fácil de usar e com funções práticas para fotografar sem compromisso, sem abrir mão de uma qualidade de imagem decente.

Sem dúvida alguma o sensor da A5000 faz a diferença, conseguirá reter mais detalhes e, tendo boa luz, a qualidade será excelente. Destaco ainda a opção de comprar outras lentes, mesmo que não seja para um "walkaround" como a 16-50 que a acompanha.

Entretanto, estes sensores de 1" como o que vem na G9X é muito bem resolvido e já entrega qualidade suficiente para boas memórias. Eu acabei de comprar uma RX100 III que possui o mesmo sensor e estou adorando, acho um barato esses "features" como flash pop-up rebatível, EVF também pop-up, tela rotacionável, wi-fi para subir as fotos na hora para o celular ou para transformar o smartphone num disparado remoto... enfim, várias funções que alguém que só tinha uma jurássica Canon 5D não imaginaria como podem ser práticas. Não conheço exatamente a G9X, mas lembro que comparei a RX100 III com a G7X e eram bastante próximas, então se tratando de qualidade de imagem, posso falar que não ficará desapontado.

No final das contas, eu acabei optando por uma compacta como a RX100 por já possuir uma DSLR para os momentos em que quiser fotografar com mais tranquilidade, sem me preocupar com praticidade, peso, etc. Mas se fosse para ter apenas uma câmera, penso que é o campo perfeito para essas mirrorless como a A5000 ou qualquer outra Fuji, Oly, Pana, etc...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2017, 10:23:13
Uai, se o tamanho da Sony não te incomoda, vai nela!
É uma mirrorless de lente intercambiável, e não uma compacta, embora seja relativamente pequena.
E vc ainda pode adicionar lentes um dia, caso queira ampliar a brincadeira.