Autor Tópico: Você compraria uma Leica M9?  (Lida 11048 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Abril de 2017, 16:46:02
Custa aproximadamente USD 7.000,00 fora as lentes. O que acham?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2017, 16:59:06
Assim, SE o cara tiver um monte de lentes Leica M mount daquelas realmente da nata da Leica, pode valer a pena. Fora isso neeeeeeeem pensar. Sair com um equipamento de no minimo $10K por aqui é pedir para ser assaltado, e com o mesmo dinheiro eu compro um bom equipamento FF e ainda me sobra uma boa grana para fazer uma viagem.

A pergunta que eu faço sempre quando vejo essas perguntas é se a fotografia que o cara fará ficará melhor proporcionalmente ao custo.

Conheço uma artista que se der um pedaço de carvão de churrasqueira para ela, faz desenhos de cair o queixo. Se você me der as melhores tintas e lapis de cor do mundo meus desenhos serão ridiculamente ruins.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2017, 17:26:27
Eu fico olhando essas lentes Leica e me pergunto se uma lente 35mm f/1.4, por melhor que seja, vale 5k. Por mais que o conjunto possa ser melhor (e não há garantias), eu diria que é muito marginalmente melhor.

Ainda assim, passeando em NY é estranhamente comum ver gente passeando com Leicas...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2017, 17:30:54
Eu tenho uma Voigtlander (que não é Leica, mas é pra Leica) e já tive uma lente Zeiss (que seria uma lente tão boa quanto uma Leica). Ambas as lentes são superiores em diversos fatores e a Zeiss tinha um controle de flare espetacular, nunca vi algo similar em outra lente que tive. A Voigtlander é tão nítida e com belo contraste que eu uso e fico fascinado sempre...


Acredito que quando se fale em Leica se fale do conjunto.
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, 17:31:21 por cfcsosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2017, 19:50:57
Ainda tenho algumas lentes da Leica, a minha favorita é uma zoom, por incrivel que pareça. A Vario-Elmarit R 35-70 F4 é disparada a zoom mais nitida que ja pus as mãos, com performance até melhor que algumas primes da própria Leica. Converti esta lente para baioneta K, aí posso usar nas Pentax, Canons, Fujis e outras. Nunca vi nenhuma zoom da Canon ou Nikon que chegasse perto dessa, é absolutamente nítica desde o cantinho até o centro e zero flare.

A Apo-Makro-Elmarit 100/2.8 não tem rival a altura. Olha que já tentei achar uma substituta. No final vendi porque era uma lente extremamente pesada, mas novamente, nada da Canon ou Nikon chega perto.

Mas obviamente é tudo questão de pesar o quanto você está disposto a gastar para ter um pouco mais de performance. No meu caso não me mato por causa disso, mesmo porque pixel peeping é para quem não tem o que fazer.

Eu nunca compraria uma M9. Se for para comprar algo exotico, compro uma Sigma SD Quattro-H e meia duzia de objetivas Art pela metade do preço de uma M9 com uma 50mm.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2017, 20:04:14
eu só pagaria esse preço em uma câmera se ela me entregasse, proporcionalmente ao valor que paguei a mais, uma melhoria na qualidade técnica de minhas fotos.
 não sei se a leica entrega isso, nunca toquei em uma. mas pagar um valor tão alto apenas pelo status de ter uma leica, acho meio bobo isso.
(que fique claro, não estou dizendo que é o seu caso)
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2017, 20:20:47
Creio que não: em mim, um equipamento desse nível realçaria mais as deficiências que as virtudes.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2017, 21:14:21
Vejamos então uma Leica M4: Totalmente mecânica e utiliza as mesmas lentes. Um corpo 35mm que com devida manutenção durará por decadas. Uma M9 será refém do tempo, concordo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2017, 21:21:18
Vejamos então uma Leica M4: Totalmente mecânica e utiliza as mesmas lentes. Um corpo 35mm que com devida manutenção durará por decadas. Uma M9 será refém do tempo, concordo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Novamente, hoje em dia só investiria em algo do tipo se já tivesse todas as lentes do meu interesse.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2017, 21:26:35
Mas nem a pau que eu gastaria. Existe alguma coisa realmente além da grife e charme de ser Leica? Há algo que outra mirrorless não possa fazer gastando 1/2 ou 1/3 desse valor?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2017, 21:29:36
Isso é mais ou menos a mesma coisa que perguntar se dá para fazer com uma Olympus, Panasonic ou Fuji o mesmo que com uma Nikon D600-700-800


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Abril de 2017, 22:15:24
É curioso né? Eu penso igual à vocês, mas confesso que recentemente fiquei tentado: Recentemente surgiu a oportunidade de uma Leica de filme antiga e comecei a conversar com pessoas que tem Leica (obviamente todos falaram muito bem), no entanto, fiquei me perguntando se de fato valeria a pena e por isso abri o tópico, para debater o assunto junto com vocês. Curiosamente a resposta é muito similar ao que eu já saberia. Mas o que faz da Leica uma marca tão desejada? Será o fato de ser inacessível? Somente isso seria suficiente para criar essa vontade, esse desejo?  :ponder:
« Última modificação: 18 de Abril de 2017, 09:49:36 por cfcsosa »


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2017, 22:51:12
Boa discussão! Estava pensando nisso ultimamente, meu sonho é a M Monochrom. E prefiro a primeira versão (sensor CCD - polêmico que só e sem vídeo).
Refletindo sobre o assunto: sim, há todo um charme embarcado na marca, além do uso de matérias-primas da mais alta qualidade, toda uma preocupação com o que realmente interessa, tamanho, peso, durabilidade, lentes incríveis, preços absurdos, etc.
Cheguei à conclusão que a Nikon já me entrega muito mais do que minha fotografia merece. E ainda posso pensar em upgrades significativos, dentro da mesma marca, gastando muito menos que um corpo Leica. Lentes como 58mm 1.4, 85mm 1.8, 17-35mm 2.8, 12-24mm 2.8, 135mm 2.0dc, 200mm 2.0, são obras-primas da Nikon. Uma D800e tem muito mais retenção de detalhes que os meus sonhos mais "nítidos"...rs

Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2017, 23:09:07
Eu compraria fácil, se fosse bem milionário. Mas teria que ser multi milhões de dólares. Não bastaria ganhar um BBB, não.
Compraria uma Hasselblad para fotos planejadas com calma, e uma Leica para passear na rua.

Compraria também vinhos acima de mil dólares e cavalos puro-sangue. Ia ser tipo um Bobby Axelrod tropical.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2017, 23:20:00
Boa discussão! Estava pensando nisso ultimamente, meu sonho é a M Monochrom. E prefiro a primeira versão (sensor CCD - polêmico que só e sem vídeo).
Refletindo sobre o assunto: sim, há todo um charme embarcado na marca, além do uso de matérias-primas da mais alta qualidade, toda uma preocupação com o que realmente interessa, tamanho, peso, durabilidade, lentes incríveis, preços absurdos, etc.
Cheguei à conclusão que a Nikon já me entrega muito mais do que minha fotografia merece. E ainda posso pensar em upgrades significativos, dentro da mesma marca, gastando muito menos que um corpo Leica. Lentes como 58mm 1.4, 85mm 1.8, 17-35mm 2.8, 12-24mm 2.8, 135mm 2.0dc, 200mm 2.0, são obras-primas da Nikon. Uma D800e tem muito mais retenção de detalhes que os meus sonhos mais "nítidos"...rs

Mas sua D800E pesa bastante né?

Eu tenho aqui uma Leica de pobre e uma Nikon de pobre e ainda mantenho a Nikon pra poder usar uma supertele. A brincadeira fica mais ou menos assim:



A xt10 hoje é uma xt1, mas a foto segue valendo.

Uma coisa interessante:

Uma das câmeras mais fodas em cores e qualidade de imagem que tenho observado em meus passeios por galerias online como Flickr e 500px é a D80, e o curioso é que também é CCD.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro