Autor Tópico: Você compraria uma Leica M9?  (Lida 10981 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Abril de 2017, 23:20:27
Eu compraria fácil, se fosse bem milionário. Mas teria que ser multi milhões de dólares. Não bastaria ganhar um BBB, não.
Compraria uma Hasselblad para fotos planejadas com calma, e uma Leica para passear na rua.

Compraria também vinhos acima de mil dólares e cavalos puro-sangue. Ia ser tipo um Bobby Axelrod tropical.

Boa!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 18 de Abril de 2017, 03:49:09
Acho que Leicas (digitais ou analógicas) são hoje em dia itens de luxo que você compra se:

1) tiver dinheiro sobrando;
2) quiser um mimo.

Tirando isso, não vejo nenhum motivo racional para comprar uma Leica rangefinder, ainda mais se você estiver contando dinheiro e usando a mentalidade de "será que vale a pena gastar 7 mil?". Não, não vale a pena, obviamente. Nem pela nitidez das lentes vale. A maioria das suas fotos vai sair com foco impreciso, em especial em situações de profundidade de campo curto. O enquadramento também vai ser impreciso.

Existe sim um apelo das Leicas, que é a simplicidade e o fato de que elas são ferramentas pensadas para fotógrafos que querem criar fotografias, e não para "consumidores" que vão ficar tirando foto do cachorro ou selfies.

Isso não quer dizer que as pessoas que compram Leica são fotógrafos super sérios e elevados, mas uma Leica passa essa impressão pro mundo. Acho que é por isso que as pessoas pagam 10x mais por uma Leica M10 do que por uma mirrorless: é uma declaração para outras pessoas de "olhe pra mim, eu tenho excelente gosto e tiro fotos do nível do Cartier-Bresson".

A razão pela qual vários fotógrafos das antigas usavam somente Leicas era porque elas eram as únicas câmeras pequenas e de qualidade disponível por várias décadas. Hoje em dia você pode comprar uma Panasonic e ter qualidade excelente, mais facilidade e precisão de uso, mais praticidade, e no fim o seu sistema vai ser ainda mais portátil e mais barato que uma Leica. Eu imagino que pessoas que realmente querem fazer fotografia de verdade, e que tem esse mesmo espírito dos fotógrafos das antigas, usam câmeras "comuns". Quando vejo alguém com uma Leica M eu só consigo pensar "pessoa rica, possivelmente pretensiosa e com um talento menor que a conta bancária".


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #17 Online: 18 de Abril de 2017, 08:15:25
Você compraria uma Ferrari?
Se tivesse condições eu compraria, sim, tranquilamente. Quem tem o dinheiro vai lá e compra, sem precisar ficar se justificando ou contextualizando a compra.

Com uma Leica M9 é a mesma coisa. Tenho a grana (que é minha), vou lá e compro, e pronto...
Portanto, eu compraria, sim.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 18 de Abril de 2017, 09:47:23
Acho que Leicas (digitais ou analógicas) são hoje em dia itens de luxo que você compra se:

1) tiver dinheiro sobrando;
2) quiser um mimo.

Tirando isso, não vejo nenhum motivo racional para comprar uma Leica rangefinder, ainda mais se você estiver contando dinheiro e usando a mentalidade de "será que vale a pena gastar 7 mil?". Não, não vale a pena, obviamente. Nem pela nitidez das lentes vale. A maioria das suas fotos vai sair com foco impreciso, em especial em situações de profundidade de campo curto. O enquadramento também vai ser impreciso.

Existe sim um apelo das Leicas, que é a simplicidade e o fato de que elas são ferramentas pensadas para fotógrafos que querem criar fotografias, e não para "consumidores" que vão ficar tirando foto do cachorro ou selfies.

Isso não quer dizer que as pessoas que compram Leica são fotógrafos super sérios e elevados, mas uma Leica passa essa impressão pro mundo. Acho que é por isso que as pessoas pagam 10x mais por uma Leica M10 do que por uma mirrorless: é uma declaração para outras pessoas de "olhe pra mim, eu tenho excelente gosto e tiro fotos do nível do Cartier-Bresson".

A razão pela qual vários fotógrafos das antigas usavam somente Leicas era porque elas eram as únicas câmeras pequenas e de qualidade disponível por várias décadas. Hoje em dia você pode comprar uma Panasonic e ter qualidade excelente, mais facilidade e precisão de uso, mais praticidade, e no fim o seu sistema vai ser ainda mais portátil e mais barato que uma Leica. Eu imagino que pessoas que realmente querem fazer fotografia de verdade, e que tem esse mesmo espírito dos fotógrafos das antigas, usam câmeras "comuns". Quando vejo alguém com uma Leica M eu só consigo pensar "pessoa rica, possivelmente pretensiosa e com um talento menor que a conta bancária".

Interessante ponto de vista!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 18 de Abril de 2017, 09:47:58
Você compraria uma Ferrari?
Se tivesse condições eu compraria, sim, tranquilamente. Quem tem o dinheiro vai lá e compra, sem precisar ficar se justificando ou contextualizando a compra.

Com uma Leica M9 é a mesma coisa. Tenho a grana (que é minha), vou lá e compro, e pronto...
Portanto, eu compraria, sim.

Bacana João!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #20 Online: 18 de Abril de 2017, 10:32:06
Em minha opinião, uma M9, como a maioria das Leicas, tem seu 'mojo' sim. Não é apenas fetiche e 'querer aparecer'. Acho que as imagens feitas com elas têm um look diferenciado, mas claro que não é tão óbvio assim. Apenas gosto do que vejo, quando se trata de Leica. Passa também pela experência de usar uma rangefinder real, e muita gente ainda dá valor à isso.

Só como curiosidade, esses dias me deparei com duas belas fotos em P&B. Vi as imagens, achei bem legais, mas acabei saindo da página, sem muita curiosidade em descobrir qual o equipamento. Não eram imagens espetaculares, mas os tons de cinza me chamaram a atenção. Fiquei com aquilo na cabeça e voltei lá pra tentar descobrir, e as duas tinham sido feitas com uma M Monochrom com Summicron 35/2.

Se eu compraria uma M9 e lentes? Provavelmente não, como também nunca compraria uma Ferrari, citando a analogia do colega acima. Já uma Leica Q… um dia, quem sabe.

O Steve Huff usa Leica M e adora. Pra quem se interessa, tem bastante coisa no site dele (inclusive comparativos), vale acompanhar:

http://www.stevehuffphoto.com/
  vimeo     flickr     insta


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Abril de 2017, 12:18:17
https://flic.kr/p/SY1som


As transições são de fato bastante interessantes e o contraste, os pretos, os brancos são intensamente demarcados, não há como nas Fujis um gradiente enorme de cinzas que impede o branco de aparecer (minha maior crítica ao P&B da Fuji).


https://flic.kr/p/QcnMg2



*Fuji com Voigtlander 50mm 1.5



*Fuji com Yashinon 50mm 1.7



*Fuji com Sigma 28mm 2.8

« Última modificação: 18 de Abril de 2017, 12:31:24 por cfcsosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 21 de Abril de 2017, 10:46:58
Como vc já disse, as Leica M são boas para P&B (e com coisas paradas devido ao foco manual)
O problema é que, em cores, elas exigem muita correção no pós.
Depende do quanto vc gosta de P&B...
E só compraria o modelo M Monochrome, pq o modelo hibrido (M9 por ex) é para quem quer os dois e perderá nos dois lados:
Não é bom como a M Monochrome em P&B e nem bom em cores em baixa luz como as Nikon e nem rápida para fotos esportivas em cores como as Canon profissionais.

Sem querer defender a M9, mesmo pq eu jamais compraria, masssssss...

1) Como vc já disse, as Leica M são boas para P&B (e com coisas paradas devido ao foco manual)

Sem sentido. Sempre deu e sempre dará para fazer fotos de esportes com foco manual. Afinal, faziam-se fotos de esporte (e boas por sinal) muito antes da invenção fo foco automático, simplesmente usando uma pré focagem e uma abertura pequena. Com o iso alto que essas câmeras suportam, isso é molezinha.

2) O problema é que, em cores, elas exigem muita correção no pós.

Vi muitos exemplos em raw dela e não achei isso.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 21 de Abril de 2017, 15:25:11
Sem querer defender a M9, mesmo pq eu jamais compraria, masssssss...

1) Como vc já disse, as Leica M são boas para P&B (e com coisas paradas devido ao foco manual)

Sem sentido. Sempre deu e sempre dará para fazer fotos de esportes com foco manual. Afinal, faziam-se fotos de esporte (e boas por sinal) muito antes da invenção fo foco automático, simplesmente usando uma pré focagem e uma abertura pequena. Com o iso alto que essas câmeras suportam, isso é molezinha.

2) O problema é que, em cores, elas exigem muita correção no pós.

Vi muitos exemplos em raw dela e não achei isso.

Concordo com ambas afirmações.

Mas concordo também que a Leica Monochrom deve ser foda!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 21 de Abril de 2017, 15:25:41 por cfcsosa »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 22 de Abril de 2017, 06:18:52
Como vc já disse, as Leica M são boas para P&B (e com coisas paradas devido ao foco manual)
O problema é que, em cores, elas exigem muita correção no pós.
Depende do quanto vc gosta de P&B...
E só compraria o modelo M Monochrome, pq o modelo hibrido (M9 por ex) é para quem quer os dois e perderá nos dois lados:
Não é bom como a M Monochrome em P&B e nem bom em cores em baixa luz como as Nikon e nem rápida para fotos esportivas em cores como as Canon profissionais.

Tem muita coisa que você disse que não fez o menor sentido, me desculpe.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #25 Online: 24 de Abril de 2017, 08:01:26
Existe uma coisa que não foi comentado: a diferença entre a escola alemã de optica e a escola japonesa...
Atualmente a maioria das fotografias são feitas com lentes japonesas, que seguem uma receita da "escola"japonesa. A escola alemã tem umas nuances diferentes, que faz parte deste "universo" Leica e nós assimilamos como uma assinatura visual diferente.
Eu compraria sim uma Leica e muito provavelmente ainda venderei tudo o que tenho e ficarei só com um kit Leica.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 25 de Abril de 2017, 09:37:27
Se for para usar sensor Bayer, eu consegui este efeito usando lentes Leica-R na Nikon (existem locais que convertem pq o flange é quase identico. É mais uma troca de encaixe)
E vc terá, na Nikon, um sensor bem melhor q o belga da Leica...terá buffer maior e FPS, alem de ISO alto ( a M9 mal sai dos 800...chega a 2500) e será Reflex.
Só perde para a Monichrome mesmo... mas como eu nao faço P&B...

Isso é verdade, eu atualmente uso uma lente Voigtlander na Fuji e muda completamente o aspecto do P&B na foto. Isso mesmo, simplesmente mudando de lente. Mas o
arranjo de cores e o processamento na Leica é muito bom também, não se trata apenas de sensor.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 12:27:47 por Pictus »


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #27 Online: 28 de Abril de 2017, 21:28:44
Leica M9 versus Canon T2i

https://www.dxomark.com/Cameras/Leica/M9---Measurements

https://www.dxomark.com/Cameras/Canon/EOS-550D---Measurements

A T2i tem gama dinâmica superior a partir de ISO 400, tem 9 pontos de foco, foco automático, tem processador mais rápido, faz o dobro de fotos por segundo, a bateria dura cerca de 40% mais tempo e vc pode fazer vídeos com ela.
Ah, e é um pouco mais barata do que a M9.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 28 de Abril de 2017, 21:58:36
Leica M9 versus Canon T2i

https://www.dxomark.com/Cameras/Leica/M9---Measurements

https://www.dxomark.com/Cameras/Canon/EOS-550D---Measurements

A T2i tem gama dinâmica superior a partir de ISO 400, tem 9 pontos de foco, foco automático, tem processador mais rápido, faz o dobro de fotos por segundo, a bateria dura cerca de 40% mais tempo e vc pode fazer vídeos com ela.
Ah, e é um pouco mais barata do que a M9.

https://500px.com/msokal


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #29 Online: 28 de Abril de 2017, 23:00:43
Leica M9 versus Canon T2i

https://www.dxomark.com/Cameras/Leica/M9---Measurements

https://www.dxomark.com/Cameras/Canon/EOS-550D---Measurements

A T2i tem gama dinâmica superior a partir de ISO 400, tem 9 pontos de foco, foco automático, tem processador mais rápido, faz o dobro de fotos por segundo, a bateria dura cerca de 40% mais tempo e vc pode fazer vídeos com ela.
Ah, e é um pouco mais barata do que a M9.

acho que quem compra uma ferrari não está muito preocupado com o fato dela ter apenas 2 lugares, enquanto que o gol bola tem 5.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot