Autor Tópico: Você compraria uma Leica M9?  (Lida 11047 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 28 de Abril de 2017, 23:35:01
acho que quem compra uma ferrari não está muito preocupado com o fato dela ter apenas 2 lugares, enquanto que o gol bola tem 5.

pow mano... o que dizer depois disso senão que concordo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #31 Online: 29 de Abril de 2017, 00:10:09
Assim como ninguém pagaria 100x mais por um gol bola apenas pq ele tem só tem 2 assentos em vez de 5.  :ponder:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 29 de Abril de 2017, 04:36:34
acho que quem compra uma ferrari não está muito preocupado com o fato dela ter apenas 2 lugares, enquanto que o gol bola tem 5.

Mas pelo menos o cara que compra a Ferrari sabe que ela acelera de 0 a 100 km/h umas 15 vezes mais rápido que um Gol, tem mais do dobro da velocidade máxima, alcança mais aceleração lateral em curvas, e em geral conseguiria fazer uma volta em um circuito muitas vezes mais rápido que o Gol.

Se o cara que compra a Ferrari vai realmente fazer uso de toda essa performance eu não sei, mas pelo menos existe uma vantagem real e mensurável de supremacia de uma Ferrari versus um Gol.

Existem também as vantagens não mensuráveis, ou que só são válidas para umas pessoas do que outras: uma Ferrari é mais atraente, é mais prazerosa de dirigir, demonstra mais prestígio e mostra pro mundo o quanto você é rico/importante/especial.

Tanto a Ferrari quanto a Leica são produtos de luxo, que servem muito mais um propósito hedonista do que um propósito utilitário real. A diferença gigantesca é de que a Ferrari é muitíssimo mais capaz que um carro 1.0 popular; você pode usar uma Ferrari como um objeto de luxo ou pode usar ela como um equipamento de alta performance. Já a Leica é 100% luxo e hedonismo; ela é objetivamente igual ou inferior a muitas outras câmeras, e o único motivo real para comprar uma é pelo seu próprio prazer, ou para querer demonstrar para os outros o seu bom gosto ou riqueza.

Uma Leica é como um relógio de luxo. Um Audemars Piguet ou Rolex vai marcar o tempo igual (ou até pior) que um relógio quartz que custa 1.000x menos ou que o relógio do celular. Mas as pessoas compram um Audemars Piguet de 10.000 dólares porque eles gostam.

Isso não é muito diferente de muita gente até aqui mesmo no fórum. Nego trocando de câmera a cada novo lançamento, comprando lente ultra cara, vários corpos, várias objetivas... e não usam nem 10% do potencial de todo o equipamento que possuem. É puro consumismo porque simplesmente gostam de comprar brinquedos novos mais do que gostam de fotografia (apesar de não assumirem esse fato), da mesma forma que um colecionador de relógio gosta de comprar relógios porque gosta do ato colecionar e/ou se exibir, e não por ser um entusiasta de medição de tempo.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #33 Online: 29 de Abril de 2017, 06:13:28
o problema desse debate é que muitos estão achando que quem compra uma leica digital está comprando uma câmera fotográfica.
comprar uma leica digital tem muito pouco, quase nada, a ver com especificações técnicas.

engana-se muito quem acha que alguem compra uma ferrari por causa de sua potência.
(só pra constar, no top 10 "carros mais rápidos do mundo" nenhum deles é uma ferrari)





Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 29 de Abril de 2017, 08:45:26
Exato, mas um dos atrativos a meu ver que uma Leica traz além é claro do status (que não foi bem o objetivo quando abri o post, mas estão certos em mencionar), foi o seguinte:

1. Se trata de uma câmera Full Frame com diminuto tamanho;

2. Seria algo com lentes magníficas;

3. Seria algo com boa qualidade de imagem;

4. É algo simplista, faz com que você pense na fotografia e esqueça as milhares de configurações.

Não abri o tópico porque compraria uma Leica M9, mas abri pra entender os diferentes pontos de vista hoje em 2017 sobre algo que claramente foi ultrapassado mas ainda é usado e desejado por muitos e muitos bons fotógrafos.

Outro dia pensei em uma Leica M6, a Leica não virou a Leica atoa, foi na época do filme, onde valia a durabilidade e as lentes. Ninguém aqui vai negar isso, vai?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #35 Online: 29 de Abril de 2017, 12:14:34
 :shock:
acho que quem compra uma ferrari não está muito preocupado com o fato dela ter apenas 2 lugares, enquanto que o gol bola tem 5.

Concordo.
Tanto concordo que eu disse ali atrás que eu compraria a M9.

Só quis mostrar que a T2i bate a M9 em muitos quesitos. Só isso o que eu quis mostrar.
Só isso.

Novamente, foi somente isso o que eu disse.
« Última modificação: 29 de Abril de 2017, 12:23:51 por João Mello »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #36 Online: 29 de Abril de 2017, 17:01:55
Já tive muitos equipamentos na vida, umas 150 câmeras diferentes talvez e um numero que não me atrevo a contabilizar de lentes. Das mais variadas marcas e faixas de preço...

Não há como negar. As lentes da Leica são sensacionais, com qualidade ótica em geral bem superior à da concorrencia na mesma época. Algumas objetivas de alta gama da Zeiss, Angenieux e da Rollei eram à altura, mas bem poucas. As diferenças são mais exorbitantes quando falamos de ultra angulares e teles apocromaticas. Se for falar em APO a Leica janta todas, até as modernas. A pergunta que fica é se no caso particular de cada um, se vale a pena pagar a diferença. No meu caso, não, embora eu ainda mantenha duas objetivas Leica que não vendo nem a pau.

As Leicas de filme podem ou não ser boas, depende muito do modelo. Por exemplo eu detesto as Leica III pelo fato do mecanismo de baixas velocidades ser fragilissimo. As M3/M4 tem um bom corpo, zero eletronica, bem resistente e com um bom visor. As M5-M6 tem fotometro embutido mas acho muito caras. Tive Duas M3 que duraram muuuuito. Nunca vi uma M5 então não posso opinar. As CE/CLE não são confiáveis. A M7 é eletrônica, então nunca considerei comprar uma dessas.

As R são as Reflex. Ja tive várias (R4/R5/R6) e a única que presta é a R6 (mecanica). As R4/R5 dão problema problema pra caramba na parte eletrônica.

Ainda mantenho a opinião de que se você tem um conjunto de lentes boas, originais, pode valer comprar uma M9. Mas se for comprar uma dessas e usar objetivas de terceiros, aí acho jogar dinheiro fora. Neste caso compre uma Sony A7 se fizer questão de full frame.


Quanto a T2i bater a M9 em muitos quesitos, é a pura verdade, mas em confiabilidade não chega nem perto. Novamente, questão do tipo de necessidade de cada um.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 29 de Abril de 2017, 18:15:57
E eu achando que se comprava Leica só porque era a "Canon" das Rangefinders.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 29 de Abril de 2017, 18:16:37
Já tive muitos equipamentos na vida, umas 150 câmeras diferentes talvez e um numero que não me atrevo a contabilizar de lentes. Das mais variadas marcas e faixas de preço...

Não há como negar. As lentes da Leica são sensacionais, com qualidade ótica em geral bem superior à da concorrencia na mesma época. Algumas objetivas de alta gama da Zeiss, Angenieux e da Rollei eram à altura, mas bem poucas. As diferenças são mais exorbitantes quando falamos de ultra angulares e teles apocromaticas. Se for falar em APO a Leica janta todas, até as modernas. A pergunta que fica é se no caso particular de cada um, se vale a pena pagar a diferença. No meu caso, não, embora eu ainda mantenha duas objetivas Leica que não vendo nem a pau.

As Leicas de filme podem ou não ser boas, depende muito do modelo. Por exemplo eu detesto as Leica III pelo fato do mecanismo de baixas velocidades ser fragilissimo. As M3/M4 tem um bom corpo, zero eletronica, bem resistente e com um bom visor. As M5-M6 tem fotometro embutido mas acho muito caras. Tive Duas M3 que duraram muuuuito. Nunca vi uma M5 então não posso opinar. As CE/CLE não são confiáveis. A M7 é eletrônica, então nunca considerei comprar uma dessas.

As R são as Reflex. Ja tive várias (R4/R5/R6) e a única que presta é a R6 (mecanica). As R4/R5 dão problema problema pra caramba na parte eletrônica.

Ainda mantenho a opinião de que se você tem um conjunto de lentes boas, originais, pode valer comprar uma M9. Mas se for comprar uma dessas e usar objetivas de terceiros, aí acho jogar dinheiro fora. Neste caso compre uma Sony A7 se fizer questão de full frame.


Quanto a T2i bater a M9 em muitos quesitos, é a pura verdade, mas em confiabilidade não chega nem perto. Novamente, questão do tipo de necessidade de cada um.

Interessante a abordagem, é o que penso também, muitas câmeras podem e vão bater a leica (ainda mais no digital), mas esse nome se fez lá atrás, na época do filme onde a durabilidade era importante para o tipo de equipamento em questão.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 29 de Abril de 2017, 19:27:23
Interessante a abordagem, é o que penso também, muitas câmeras podem e vão bater a leica (ainda mais no digital), mas esse nome se fez lá atrás, na época do filme onde a durabilidade era importante para o tipo de equipamento em questão.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Carlos,

Hoje em dia o que me interessa é em primeirissimo lugar a confiabilidade. Viajo bastante, as vezes para locais onde a câmera digital mais proxima a venda está simplesmente inalcançável. Em segundo lugar um equilibrio entre preço, portabilidade e qualidade de imagem. As vezes o resultado é um equipamento que você nem teria em mente, e muitos dos que você teria considerado acabariam por terra abaixo.

Não estou falando sobre Leica, e sim de maneira geral.
« Última modificação: 29 de Abril de 2017, 19:28:00 por AFShalders »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #40 Online: 29 de Abril de 2017, 21:15:33
Se for para usar sensor Bayer, eu consegui este efeito usando lentes Leica-R na Nikon (existem locais que convertem pq o flange é quase identico. É mais uma troca de encaixe)
E vc terá, na Nikon, um sensor bem melhor q o belga da Leica...terá buffer maior e FPS, alem de ISO alto ( a M9 mal sai dos 800...chega a 2500) e será Reflex.
Só perde para a Monichrome mesmo... mas como eu nao faço P&B...
Ou pode-se usar com uma Sony A7...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 29 de Abril de 2017, 22:02:29
Ou pode-se usar com uma Sony A7...

Com Sony A7 existe um adaptador que dá foco automático nas lentes Leica.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #42 Online: 01 de Maio de 2017, 23:08:25
Isso é verdade, eu atualmente uso uma lente Voigtlander na Fuji e muda completamente o aspecto do P&B na foto. Isso mesmo, simplesmente mudando de lente. Mas o
arranjo de cores e o processamento na Leica é muito bom também, não se trata apenas de sensor.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

A sua Voigtlander 50/1.5 é prateada! Linda heim? A minha VC 50/1.5 é preta. Maravilhosa lente! Aliás vendi quase todas as lentes antigas para SLR e substitui por Voigtlander por ser menores, cores e contrastes bons e o adaptador é mais fininho deixando o conjunto lente+corpo mais compacto.
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #43 Online: 02 de Maio de 2017, 07:56:42
Quem não gostaria de ter uma Ferrari? Eu gostaria, mas tenho certeza que mesmo que eu ganhasse uma de graça, teria que me desfazer, pois não teria grana para o seguro e nem para o primeiro IPVA que viesse para eu pagar.

Essa é a mesma forma que vejo a Leica: gostaria de ter uma, mas não teria grana para comprar lentes e demais acessórios, como posso fazer com meu set de Nikon.

Racionalmente falando, a Leica está bem longe da maioria dos fotógrafos, porque salvo algumas raras exceções, a grande maioria que conheço trabalham muito duro e não sobra muito para re-investir.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #44 Online: 02 de Maio de 2017, 18:40:27
Essa é a mesma forma que vejo a Leica: gostaria de ter uma, mas não teria grana para comprar lentes e demais acessórios, como posso fazer com meu set de Nikon.

Exatamente isso que eu quis dizer sobre valer a pena se já tivesse um conjunto de lentes.