Autor Tópico: Sempre tem alguém que faça mais barato...  (Lida 5774 vezes)

marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #15 Online: 26 de Abril de 2017, 12:15:05
Acho que a oportunidade foi mal utilizada, tanto por parte dos alunos que fotografaram, tanto por parte do pessoal da organização que aceitaram as fotografias.

Acho que todo aluno deve ter oportunidade de mostrar o seu trabalho e inclusive, é para isso que servem os estágios, porém todo o trabalho deve ser supervisionado, de tal modo que o resultado apresentado seja satisfatório, pois é evidente que trabalho de profissionais terá um resultado melhor que o de estudantes (salvo alguns raros pontos fora da curva).

Sendo assim, cai no caso que o Dellano falou: quem confiaria a um estudante de engenharia colocar em prática um projeto de um prédio?

No fundo, isso só me faz crer em uma coisa: a valorização do trabalho de um fotógrafo não foi levado em consideração neste caso específico - para o pessoal da divulgação deste Comida bi Buteco a ideia deve ter sido: "como o foco é comer, poe qualquer foto que vende".
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #16 Online: 26 de Abril de 2017, 20:32:59
Na matéria, um organizador tentou justificar dizendo que essa foi a maneira de incluir os alunos no projeto. Mas tem uma declaração de outra organizadora que diz que "os donos dos estabelecimentos até poderiam fazer, mas eles (organizadores) não recomendavam esse investimento porque a fotografia é importante, mas o mais importante são as histórias dos lugares". Acho que depois que fizeram a besteira e a cagada estourou eles tentaram justificar de alguma forma. Engraçado é que o concurso tem 10 anos, e nos anos anteriores tiveram fotos de profissionais.

Acho que a lição valeu para a valorização de um trabalho profissional.

   
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 27 de Abril de 2017, 03:58:42
Pra não bloquear, em qualquer site, estadão, globo. assim que começar a carregar a página pressiona ESC várias vezes. isso vai impedir que o código fonte de bloqueio da página termine de ser carregado. permitindo a leitura. :)
Ai esta desvalorizando o teabalho dos jornalistas... :assovio:

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Abril de 2017, 16:37:52
depende do ponto de vista kkkkkkk  :assobi:

por exemplo no nosso caso, uma foto, quanto mais pessoas verem ela e gostarem melhor e mais será recomendado o fotógrafo... a matéria escrita também...

da mesma forma só iria desvalorizar o trabalho do jornalista se copiasse parte do texto dele e colocasse seu nome nele... aí sim ia ser sacanagem... kkkkkk
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, 16:40:12 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #19 Online: 27 de Abril de 2017, 21:37:01


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 28 de Abril de 2017, 02:50:05
Quer dizer que eh so alguem cobrar o valor do mercado para se tornar um bom fotografo?


Eu nao sei ai para vcs...

...mas existem muitos lugares em que nao faltamfotografos que fazem de graca ou por algum valor simbolico serem com frequencia muito melhores dos que profissionais que cobram o valor dito justo.

Esse negocio de ficar criticando e julgando a qualidade de alguem por causa do valor que cobra eh uma total falta de realidade.


O preco do trabaho que um fotografo cobra so diz uma coisa e absolutamente mais nada:
O profissional que supostamente cobra o valor justo: -Eu preciso do dinheiro para pagar as contas pq essa eh minha profissao.
O Fotografo que cobra valores bem baixos ou faz ate de graca: -Eu nao preciso do dinheiro para fazer o que faco pq tenho outra fonte de renda.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #21 Online: 28 de Abril de 2017, 08:24:37
Acho que o valor de mercado é algo completamente subjetivo, pois eu cobro um valor pelo meu trabalho e tem pessoas que fazem a mesma coisa por menos e são chamados de careiro.

Acho que o portfólio é o passaporte para se cobrar um valor justo, mas o fotógrafo tem que ter pulso, pois tem cliente que por menor preço que você faça, pede desconto, diz que está caro - cabe ao fotógrafo, meu caso, não ceder.

Já perdi muitos trabalhos porque disseram que meu preço estava caro, comparando o meu preço aos de outros fotógrafos e nestes casos a minha resposta é sempre a seguinte: eu garanto o meu trabalho e pelo meu portfólio é possível ver que o resultado é de qualidade, mas se você optar por fazer com quem cobre menos, eu não tenho como garantir se o resultado será como o meu.

Ou seja, não fico fazendo leilão com o meu preço e nem entro em leilões, tenho meu valor definido e quem não quiser pagar, o mercado está ai, cheio de fotógrafos que façam os preços que quem quiser.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #22 Online: 28 de Abril de 2017, 09:29:59
..mas existem muitos lugares em que nao faltamfotografos que fazem de graca ou por algum valor simbolico serem com frequencia muito melhores dos que profissionais que cobram o valor dito justo.

Como eu vejo isso por aqui, e o cara fica puto com o fulano que cobra barato, mas não faz nada pra melhorar sua fotografia. E sinceramente, eu acho isso bom.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #23 Online: 28 de Abril de 2017, 09:30:42
Acho que o portfólio é o passaporte para se cobrar um valor justo...
:clap:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #24 Online: 28 de Abril de 2017, 12:13:35
O Fotografo que cobra valores bem baixos ou faz ate de graca: -Eu nao preciso do dinheiro para fazer o que faco pq tenho outra fonte de renda.
Não acho que isso tenha relação com a qualidade do trabalho. Mas de uma forma geral, esse cara está depreciando as pessoas que vivem da fotografia. Eu não dependo da fotografia, mas entendo que devo cobrar pelo meu trabalho como fotógrafo. Pois se não fizer, além de perder dinheiro com depreciação de equipamentos e etc estarei "tirando o trabalho", o pão de alguém, de forma irresponsável.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #25 Online: 28 de Abril de 2017, 12:32:40
Não acho que isso tenha relação com a qualidade do trabalho. Mas de uma forma geral, esse cara está depreciando as pessoas que vivem da fotografia. Eu não dependo da fotografia, mas entendo que devo cobrar pelo meu trabalho como fotógrafo. Pois se não fizer, além de perder dinheiro com depreciação de equipamentos e etc estarei "tirando o trabalho", o pão de alguém, de forma irresponsável.

Tenho um amigo que é piloto - ele é dono de uma revenda de carros e gosta de velocidade, então montou uma equipe (como alguns de seus funcionários da revenda), pegou um carro e se qualificou pra ser piloto. Fazem 6 anos que ele corre e sua melhor colocação foi o 12º lugar em uma prova. Ele também não depende das corridas para sobreviver.

Tem caras que entrou depois dele, mas já está numa equipe legal, recebe dinheiro pra correr e alguns, já mudaram para categorias melhores (tem um que foi para a Porsche GT3 Cup).

Sendo assim, o que vejo é que meu amigo pode ser considerado piloto, mas no fundo, no fundo, ele não é, pois tenho certeza que se dependesse daquilo pra viver, já teria chegado em alguns pódiuns.

No caso do fotógrafo, acho que quem não cobra porque não depende daquilo pra viver (ou cobra pouco), não deve ter o cuidado de mandar produzir álbuns de mostruário, gasta com cartões de visitas, compra lentes específicas para trabalhos específicos - ou seja, acho que são apenas depreciadores da profissão e por este motivo, tem tanta gente infeliz com fotografias de casamentos e eventos em geral - o resultado é de acordo com o interesse de especializar do executor.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 28 de Abril de 2017, 14:53:11
Não acho que isso tenha relação com a qualidade do trabalho. Mas de uma forma geral, esse cara está depreciando as pessoas que vivem da fotografia. Eu não dependo da fotografia, mas entendo que devo cobrar pelo meu trabalho como fotógrafo. Pois se não fizer, além de perder dinheiro com depreciação de equipamentos e etc estarei "tirando o trabalho", o pão de alguém, de forma irresponsável.

Acho besteira esse argumento de tirar o trabalho de alguem. E de longe considero isso irresponsavel.

Pense que se nao fossem os hobbistas e barateiros, so teriam fotografos que cobram do cliente ate o sapato e vestem, e a maioria das familias mais humildes nunca teriam acesso a um ensaio fotografico com a familia, ou um fotografo para o casamento, enssaios fotograficos e fotografos para festa de aniversario e casamento seria um luxo para poucos.

Da mesma forma que celulares, computadores, cameras e muitas das coisas que vc disfruta hoje, sao luxos democratizados gracas os chineses mal pagos que depreciam e tiram o trabalho de milhoes de ocidentais.

Na vida fazemos muitas coisas que deprecia e tira trabalhos de alguem querendo ou nao.




No mais, esse papo de depreciar o trabalho dos outros, rouba o trabalho dos outros. Essa visao de mundo focado no trabalho como comodite nao faz parte dos meus valores.

Eu trabalho atendendo clientes e recebo por hora (nao eh relacionado com fotografia). Certos servicos meus deveriam ser cobrado exigindo hora extra a parte. Mas eu trabalho rapido, o cliente economiza dinheiro comigo precisando contratar menos horas, e ainda assim incluo nessas horas trabalhos que deveriam ser em horas a parte.

Para os meus competidores que ficam enrolando no trabalho para ganhar mais dinheiro, eu deprecio o trabalho deles, pq faco mais, em menos tempo, o cliente gasta menos e ainda por cima eu recebo cartas e flores da minha empresa falando que eu sou um dos melhores empregados deles no pais inteiro.

Eu nao tenho filhos para sustentar e sou solteiro, logo eu nao preciso ganhar muito. Os meus competidores que tem familia precisam de mais dinheiro para pagar as contas e por isso precisam enrolar, trabalhar mais horas e fazer o cliente pagar mais caro.

Como eu trabalho rapido eu trabalho menos horas, e por isso ganho menos (sou barateiro). Mas a qualidade do meu trabalho eh muito melhor do que a dos careiros. Pq quando eu trabalho eu nao penso em dinheiro. Mesmo quando estou duro eu nao penso em dinheiro. A unica coisa que penso eh em fazer um bom trabalho. Apesar de eu trabalhar para pagar as contas, para mim trabalho eh uma forma de ajudar as pessoas que precisam de mim, ver elas satisfeitas. Eu vejo como uma forma de colaboracao e nao como uma forma de ganhar dinheiro. O dinheiro eh mera consequencia.

Trabalhando menos tenho mais tempo livre que para mim eh mais valioso que dinheiro. E com mais tempo de descanso meu desempenho no trabalho eh muito melhor. Todos ganham, menos meus concorrentes que trabalham focado em receber o maximo de dinheiro possivel do cliente.

E eu nao vou mudar a mulha relacao com dinheiro e trabalho por causa de pessoas que precisam do trabalho focado no dinheiro para sustentar os filhos. A minha realidade eh somente minha e nao a deles. E o mesmo vale para fotografo que pode cobrar menos ou fazer de graca. Nao podemos esperar, exigir ou fazer cara feia por terem outra realidade e condicoes para fazer algo.








C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 28 de Abril de 2017, 15:29:53
Tenho um amigo que é piloto - ele é dono de uma revenda de carros e gosta de velocidade, então montou uma equipe (como alguns de seus funcionários da revenda), pegou um carro e se qualificou pra ser piloto. Fazem 6 anos que ele corre e sua melhor colocação foi o 12º lugar em uma prova. Ele também não depende das corridas para sobreviver.

Tem caras que entrou depois dele, mas já está numa equipe legal, recebe dinheiro pra correr e alguns, já mudaram para categorias melhores (tem um que foi para a Porsche GT3 Cup).

Sendo assim, o que vejo é que meu amigo pode ser considerado piloto, mas no fundo, no fundo, ele não é, pois tenho certeza que se dependesse daquilo pra viver, já teria chegado em alguns pódiuns.

No caso do fotógrafo, acho que quem não cobra porque não depende daquilo pra viver (ou cobra pouco), não deve ter o cuidado de mandar produzir álbuns de mostruário, gasta com cartões de visitas, compra lentes específicas para trabalhos específicos - ou seja, acho que são apenas depreciadores da profissão e por este motivo, tem tanta gente infeliz com fotografias de casamentos e eventos em geral - o resultado é de acordo com o interesse de especializar do executor.

Respondendo tambem ao que p marciodeluca falou, sim, ha muitos fotografos que nao tem senso de responsabilidade, ja que nao ha dinheiro envolvido entao faz as coisas de qualquer jeito ja que nao tem nada a perder.

Por outro lado, tem muitos engenheiros, filhos de papai e aposentados que tem equipamentos muito melhores do que de muitos profissionais. Pq profissional de verdade nao sai comprando tudo que eh dedicado a torto e direito, isso eh coisa de hobbista. Profissional depende do lucro para pagar as contas, precisa economizar em custos. Hobbista nao.

Assim como ha muitos hobbistas mais responsaveis do que muitos profissionais. Pq tem profissional ai pegando mais trabalho que aguenta para conseguir pagar as contas, faz tudo correndo, ta fotografando focado mais no orcamento do que nas fotos. Enqaunto muitos hobbistas nao precisam ter nenhum outro foco alem da qualidade das fotos apenas. Pega um projeto por vez, se foca unicamente nele, tem tempo de sobra para trabalhar cada foto sem correria,  e nao pega nenhum outro projeto enquanto nao terminar o que esta em mao. E no topo de tudo isso, ao aceita o que legitimamente acredita que vai curtir fazer, o que sente que ira agregar a ele, onde ele pode evoluir. O profissional que nao pode ficar sem trabalho, tem que pegar qualquer trabalho que pague as contas independente se estiver animado em certa epoca ou nao, independente se acha que pode evoluir com o trabalho ou nao.

Bom, hobbista nao precisa de cartao de visitas, mas amaioria dos hobistas serios tem cartao de visitas e website.

Cartao de visitas e album de mostruaro eh para quem quer vender, ou seja profissionais. Nao eh uma necessidade de quem nao eh profissional ou de quem nao depende de vender seu trabalho para pagar as contas.

Hobbista pode nao ser profissional financeiramente falando, e de fato a maioria pode nao ter condicoes (ou se tem condicoes nao tem interesse) em entregar um trabalho bom, dedicado, a nivel profissional. Mas julgar qualidade de fotografo por causa de preco eh algo fora da realidade. Pq ha muitos profissionais careiros que estao longe de fazerem bons trabalhos e com frequencia piores que fotografos barateiros e hobbistas.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 28 de Abril de 2017, 16:26:45
Não acho que isso tenha relação com a qualidade do trabalho. Mas de uma forma geral, esse cara está depreciando as pessoas que vivem da fotografia. Eu não dependo da fotografia, mas entendo que devo cobrar pelo meu trabalho como fotógrafo. Pois se não fizer, além de perder dinheiro com depreciação de equipamentos e etc estarei "tirando o trabalho", o pão de alguém, de forma irresponsável.
:clap: :clap: :clap: :clap:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #29 Online: 29 de Abril de 2017, 08:58:55
[...]
Por outro lado, tem muitos engenheiros, filhos de papai e aposentados que tem equipamentos muito melhores do que de muitos profissionais. Pq profissional de verdade nao sai comprando tudo que eh dedicado a torto e direito, isso eh coisa de hobbista. Profissional depende do lucro para pagar as contas, precisa economizar em custos. Hobbista nao.

Assim como ha muitos hobbistas mais responsaveis do que muitos profissionais. Pq tem profissional ai pegando mais trabalho que aguenta para conseguir pagar as contas, faz tudo correndo, ta fotografando focado mais no orcamento do que nas fotos. Enqaunto muitos hobbistas nao precisam ter nenhum outro foco alem da qualidade das fotos apenas. Pega um projeto por vez, se foca unicamente nele, tem tempo de sobra para trabalhar cada foto sem correria,  e nao pega nenhum outro projeto enquanto nao terminar o que esta em mao. E no topo de tudo isso, ao aceita o que legitimamente acredita que vai curtir fazer, o que sente que ira agregar a ele, onde ele pode evoluir. O profissional que nao pode ficar sem trabalho, tem que pegar qualquer trabalho que pague as contas independente se estiver animado em certa epoca ou nao, independente se acha que pode evoluir com o trabalho ou nao.

Bom, hobbista nao precisa de cartao de visitas, mas amaioria dos hobistas serios tem cartao de visitas e website.

Cartao de visitas e album de mostruaro eh para quem quer vender, ou seja profissionais. Nao eh uma necessidade de quem nao eh profissional ou de quem nao depende de vender seu trabalho para pagar as contas.
[...]

 :clap: :clap: :ok:
É assim mesmo que a coisa funciona. Hobbistas não ligam muito para os gastos com equipamentos. É só um divertimento para eles.
Eu não trabalho com fotografia, e tiro fotos apenas das minhas action figures. É normal que as pessoas se espantem com todo o equipamento que eu tenho, ao descobrirem que não ganho 1 centavo com isso (só a total satisfação... :D).