Autor Tópico: Sempre tem alguém que faça mais barato...  (Lida 5683 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 01 de Maio de 2017, 18:17:41
:clap: :clap: :ok:
É assim mesmo que a coisa funciona. Hobbistas não ligam muito para os gastos com equipamentos. É só um divertimento para eles.
Eu não trabalho com fotografia, e tiro fotos apenas das minhas action figures. É normal que as pessoas se espantem com todo o equipamento que eu tenho, ao descobrirem que não ganho 1 centavo com isso (só a total satisfação... :D).

Tem um ditado popular, que nao eh uma verdade universal mas eh algo que vemos as vezes com frequencia, e que diz:
"Amadores tentam parecer [ou nao tenta mas parecem] profissionais, enquanto profissionais parecem amadores".


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #31 Online: 02 de Maio de 2017, 08:22:16
Respondendo tambem ao que p marciodeluca falou, sim, ha muitos fotografos que nao tem senso de responsabilidade, ja que nao ha dinheiro envolvido entao faz as coisas de qualquer jeito ja que nao tem nada a perder.

...

O C R O I X tocou numa coisa muito importante agora: tem muito profissional pegando mais trabalho do que aguenta e também o fato de o preço não estar diretamente ligado a qualidade do trabalho.

Tem gente que cria nome fazendo bons trabalhos, mas com o tempo, abraça o mundo e não consegue mais fazer uma coisa legal - fotografa muito bem, mas na hora de finalizar o serviço, o tratamento fica uma porcaria, porque fez as coisas correndo - esquecem que o resultado do trabalho, é um mix entre o fotografar e o finalizar.

Por outro lado, tem gente que estabelece um valor "justo" para o seu serviço e este valor ficar "abaixo da média de mercado", porém com um trabalho muito bem feito, bem como há aqueles que acham que já estão em "nível acima" e podem cobrar caro, quando na verdade, estão num patamar igual ou pior que a grande maioria do fotógrafos, porém, com um preço maior.

Eu fico realmente triste quando vejo pessoas que fazem as coisas de qualquer jeito - antes de me tornar fotógrafo, eu já tinha uma amor imenso pela fotografia, pois para mim é uma arte e arte é algo que transcende valor - as vezes sou chamado para pegar um CD/DVD com fotografias de outros fotógrafos e tentar melhorar o resultado para fazer um álbum - confesso que é um trabalho triste fazer isso, porque me coloco no lugar do contratante, que pagou por um serviço que foi mal feito.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.