Autor Tópico: Fotografar em 4/3 ou 16/9?  (Lida 10012 vezes)

taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Online: 20 de Abril de 2017, 12:40:02
A pergunta pode aparentar ser básica, no entanto é um problema que tem regressado atualmente ao meu pensamento.

Tenho fotografado nos últimos anos em 4/3, por ser o formato que se aproxima mais da típica e antiga impressão 15/10.

No entanto, e considerando que só imprimo uma pequena seleção, questiono-me se o formato mais adequado não seria regressar ao formato 16/9, até porque este preenche os monitores de computado e fica mais consentâneo com as apresentações digitais.

A vossa opinião dos prós e contras, por favor.

Obrigado


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2017, 13:07:06
Eu continuo a usar o formato 3:2 mesmo.
Já cogitei algumas vezes entrar para o sistema 4/3 da Olympus e um dos meus receios era se eu acostumaria com a proporção de imagem 4:3...

Já o 16:9 utilizo apenas no celular, por ser o formato nativo. Fora isso procuro utilizar o 3:2 mesmo  :ponder:


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2017, 13:10:15
Pois, o meu sistema é Olympus mesmo. OMD M10

O que me faz pensar é nas apresentações TV ou computador nunca preencher a tela


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2017, 14:03:06
Prefiro 3:2 normalmente e 1:1 ou 16:9 eventualmente. Definitivamente não uso 4:3


Fotomjulio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2017, 15:16:52
Interessante. Eu bem que tento, mas nao consigo me acostumar a proporcoes diferentes de 3x2, talvez por ter toda a epoca do filme na cabeca, a leitura da imagem ficou gravada desta forma. Uma imagem contudo que me agrada eh o formato quadrado, este sim, para mim, um certo desafio...
Abraços!

MJ

-------------------------------


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2017, 16:17:09
mesmo usando olympus, raramente fotografo em outro formato sem ser o 3:2.

como a sua camera é olympus, independente do tamanho em que fotografar ela sempre vai gerar um arquivo 4:3 (se estiver fotografado em raw) que pode ser acessado ou na própria câmera, ou pelo olympus viewer no computador.
« Última modificação: 20 de Abril de 2017, 16:17:55 por adrianof14 »
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2017, 19:01:17
como a sua camera é olympus, independente do tamanho em que fotografar ela sempre vai gerar um arquivo 4:3 (se estiver fotografado em raw)

Isso é algo que me irrita profundamente nas Olympus.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2017, 19:15:18
Tenho um cliente que só imprime 30x40... acho que sempre falta alguma coisa


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2017, 19:35:27

Já o 16:9 utilizo apenas no celular, por ser o formato nativo. Fora isso procuro utilizar o 3:2 mesmo  :ponder:

Acredito que nenhum celular tem sensor no formato 16:9, é apenas um crop dentro de 4:3.
Pode olhar que em 16:9 a resolução nunca é igual a divulgada pelo aparelho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2017, 19:35:56
Formatos com a relação menor as vezes dão melhores resultados para retratos.

Em moda e produto é normal usar 6x4.5 , 6x6 e 6x7 . O formato 6x4.5 tem a mesma proporção que 4:3

Mas tudo depende obviamente do estilo. Eu prefiro formatos mais alongados para uso geral.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2017, 15:34:47
eu só uso 3:2 em tudo...

mesmo quando vou fazer alguma foto que vai pra instagram, em 1:1, não faço nessa proporção. Penso no corte (se cortar) depois..
« Última modificação: 21 de Abril de 2017, 15:35:14 por Luciano.Queiroz »


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #11 Online: 21 de Abril de 2017, 16:31:03
Estive a fazer umas experiências e efectivamente a Olympus guarda RAW em 4:3... Mesmo se alterar para 3:2.

A conclusão a que cheguei é que 4:3 é o formato que guarda mais informação, pois mesmo o 3:2 é um crop do 4:3


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2017, 02:06:12
Estive a fazer umas experiências e efectivamente a Olympus guarda RAW em 4:3... Mesmo se alterar para 3:2.

A conclusão a que cheguei é que 4:3 é o formato que guarda mais informação, pois mesmo o 3:2 é um crop do 4:3

em toda camera é assim, há um formato nativo e as outras proporções são sempre um crop.
acho uma vantagem tremenda mesmo fotografando em um formato diferente, por acessar depois o arquivo inteiro.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot