Autor Tópico: Minhas Fotos  (Lida 2840 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 21 de Abril de 2017, 11:07:28
Antes de começar este tópico, quero falar a moderação que li e repassei as regras de uso do fórum e não encontrei absolutamente nada que proibisse "linkar" um tópico de outro fórum aqui. Então não acredito estar quebrando as regras. Porem se infringi alguma, gostaria de saber qual foi, antes de ter meu tópico apagado, ou sofrer alguma punição.

Mesmo não gostando do tamanho da imagem, comecei a criar um tópico na galeria, com duas imagens em 800px, mas ao clicar em "pré visualizar", não deu, os detalhes se perdem, e a magia da foto vai  pro "vinagre".

Reativei então minha conta no BRFOTO, (um fórum pequeno, mas muito enxuto) e fiz minha postagem lá (exatamente a mesma que tentei aqui), e gostaria de convidar a galera que gosta da minha fotografia a participar do meu post no BRFOTO.

http://forum.brfoto.com.br/topic/83475-laranjas/

E se este tópico for permitido, "linkarei" aqui todas as postagens de imagens que fizer por lá.

Minha intenção não é promover outro fórum aqui, só estou fazendo essa postagem por que sei que alguns usuários aqui gostam da minha fotografia, e ao expor em 800px como já disse, perde-se detalhes e as fotos ficam estranhas.

Sou usuário ativo aqui, gosto desse fórum, estou sempre que posso, ajudando as pessoas por aqui, assim como recebendo ajuda também, espero não ser punido por isso.

Obrigado a todos.





C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2017, 17:40:07
Eu vou responder aqui mesmo se vc nao se importa.

As fotos sao boas em todos os sentidos ao meu ver.
Eu so nao vou falar que gostei pq nao eh o tipo de foto que eu pessoalmente procuro e paro para apreciar. Mas isso nao quer dizer que eu pense que a foto nao esteja boa. Elas estao.


Eu gostaria agora de aproveitar a oportunidade para falar de u pequeno detalhe que eu costumo ver com estrema frequencia na foto de muita muitissima gente por aqui, e eu lembrei desse detalhe agora pq tambem vi na primeira foto no link que vc postou.

O detalhe que eu me refiro se trata de eu ter a impressao que o enquadramento do/a retratada nas fotos me parecerem um dedinho para fora. Talvez ou nao so eu seja chato o sufuciente para prestar a tencao nisso. Ou quem sabe eu esteja tendo a impressaoerrada!?!?

Eu cheguei a pensar sobre isso tempos atras quando eu estava vendo e reparando em tal detalhe nas fotos de outras pessoas.

E o que eu me lembro eh de ter especulado que talvez os fotografos estejam centralizando a cabeca do fotografado, usando a cabeca como referencia para centralizar a pessoa, mas o corpo entao que sempre dende para um dos lados passa a impressal de que o enquadramento esta de alguma forma para fora do lugar, ou quase la mas nao completamente.

Outra coisa que eu tambem cheguei a especular, que talvez fosse o uso da tecnica em centralizar um dos olhos sendo usado... e o resto como descrito no paragrafo acima.

Deixa eu descrever usando a sua primeira foto, o que eu julgo ser um enquadramento "na lata" [, e com isso eu nao quero dizer que a maneira que eu enxergue eh melhor ou mais correto. Eh melhor para mim obviamente mas pode nao ser para todo mundo alem de mim. De toda forma, eh apenas como enxergo, sem querer insinuar patamares de qualidade].

O fato do corpo e um dos joelhos da menina direcionar para a esquerda da imagem, eu intuitivamente sinto mais harmonia vendo o enquadramento (a imagem e geral) tambem apontar para a mesma direcao. Com isso eu quero dizer extreitar o enquadramento para o lado em que a menina esta dando as costas. Ou em outras palavras, enquadrar a menina um pouco mais para a direita.

O meu desconfoto visual seria o enquadramento (a imagem) da atencao para o lado em que a menina nao esta dando atencao (se direcionando).

Eu nao acho que exista foto perfeita. Quem quer falar de algo defavoravel em uma foto vai sempre achar o que falar se procurar. Nesse caso, no meu ponto de vista, por mais que nao cortar o caixote (mostrar o elemento por inteiro) pareca ser o mais correto, aos meus olhos entre o enquadramento favorecendo a menona (da maneira que descrevi) e nao cortar o caixote, eu penso ser muito mais importante e relevante o enquadramento da menina  (como descrevi), mesmo que isso significasse cortar o caixote.

Mas eu sei, ou desconfio fortemente, que a grande maioria das pessoas provavelmente descordaria de mim. Se nao concientemente descondariam inconcientemente. Ou seja, se vissem a foto da maneira que descrevi, logo reparariam no caixote e falariam que prefeririam a foto sem o caixote cortado (mas eu acharia tal corte sem muita relevancia).


Eu nao espero que as pessoas adaptem as fotos dela a maneira que eu vejo. No entanto, eu sempre voi sentir um certo incomodo ou desconforto visual ao ver tal enquadramento ao qual eu sinto nao atingir o potencial de sua harmonia (de acordo com a menira que eu vejo e descrevi).


Mas eu sou do tipo que sente uma cocega em algum lugar dentro de mim que nao sei onde, quando ve uma embalagem de comida, como a do Domino's Pizza, que usa cores frias e linhas duras como se estivesse me dizendo que esta tentando me vender  algum produto de limpeza. As pessoas nao ligam mais para mim eh literalmente broxante.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2017, 17:43:20
Boa noite Dellano, estou repassanso este tópico para os demais moderadores. Vou entender melhor o que houve e dou um retorno.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2017, 17:47:01


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2017, 18:00:25
Eu vou responder aqui mesmo se vc nao se importa.

Para mim não tem problema.

Marcio, olha que interessante. Eu fiz o clique exatamente como descreveu, cortando o caixote e deixando a menina "entrando na foto" com a área maior a frente dela. Mas na edição achei a foto muita estranha, faltava aquele pedaço do caixote, então retirei o canto do caixote de outra foto e completei o que faltava, mesmo sacrificando o enquadramento da maneira como você descreveu (que foi o meu clique). O correto seria ter posicionado a menina a direita do caixote, mas crianças são imprevisíveis e essa foto eu tinha que fazer em fração de segundos, pois ela não parava com o chapéu e se virava para todo lado, o esquema era jogar o chapéu na cabeça dela e correr, e de umas 10 fotos, essa foi a única que o chapéu saiu na cabeça.

Mas o que você falou tem embasamento sim, obrigado por comentar.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2017, 18:11:20
Boa noite Dellano, estou repassanso este tópico para os demais moderadores. Vou entender melhor o que houve e dou um retorno.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

 :ok:


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2017, 18:31:19
Lindas!!! Gosto muito deste estilo de foto e acho que, no caso de um trabalho profissional, deve agradar bastante aos clientes...
 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2017, 19:21:41
Lindas!!! Gosto muito deste estilo de foto e acho que, no caso de um trabalho profissional, deve agradar bastante aos clientes...
 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:

Obrigado Bretas...  :ok:


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2017, 19:46:47
Olá...achei as fotos excelentes!!
Muito bem executadas e o tratamento não passou do limite do aceitável por mim!
Parabéns!!


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2017, 21:00:52
Prezado Roberto:
Acompanho sempre as suas postagens: além das belas fotos que sempre compartilha conosco (e que refletem claramente um estilo que é só seu) gosto muito da sua atitude de compartilhar também seu conhecimento. Além de bom fotógrafo você deve ser uma boa pessoa.
Muito obrigado mesmo!
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2017, 21:11:37
Olá...achei as fotos excelentes!!
Muito bem executadas e o tratamento não passou do limite do aceitável por mim!
Parabéns!!

Prezado Roberto:
Acompanho sempre as suas postagens: além das belas fotos que sempre compartilha conosco (e que refletem claramente um estilo que é só seu) gosto muito da sua atitude de compartilhar também seu conhecimento. Além de bom fotógrafo você deve ser uma boa pessoa.
Muito obrigado mesmo!
Luis

Obrigado amigos.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Abril de 2017, 13:52:06
Muito boas ambas as imagens!!!   :clap:
Também gosto muito do contraste da segunda foto com o fundo mais escuro. Destaca o objetivo.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2017, 14:20:57
Muito boas ambas as imagens!!!   :clap:
Também gosto muito do contraste da segunda foto com o fundo mais escuro. Destaca o objetivo.

Obrigado Hélvio.

Um abraço.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2017, 20:18:48
Boas fotos como sempre....
Eu só achei um pouco escuras, mas daí foi por opção sua ne´?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2017, 23:05:55
Boas fotos como sempre....
Eu só achei um pouco escuras, mas daí foi por opção sua ne´?

Valew Danilo.

Foi intencional sim.

 :ok: