Enquete

Qual a melhor foto? (Escolha até 3)

01
10 (14.3%)
02
3 (4.3%)
03
6 (8.6%)
04
1 (1.4%)
05
3 (4.3%)
06
5 (7.1%)
07
2 (2.9%)
08
9 (12.9%)
09
9 (12.9%)
10
9 (12.9%)
11
1 (1.4%)
12
0 (0%)
13
2 (2.9%)
14
1 (1.4%)
15
9 (12.9%)

Votos Totais: 30

enquete encerrada: 26 de Abril de 2017, 09:55:17

Autor Tópico: [ENQUETE] Desafio 2017 GP2 #8 - Laços afetivos  (Lida 2612 vezes)

Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 26 de Abril de 2017, 15:53:45
Prezado Jauvane,

Prmita-me discordar de sua proposta. Creio que, a médio e longo prazo, ela desestimulará a participação tanto no "Desafio" quanto no próprio fórum. Explico o porquê:

Quando o Rodrigo Pereira propôs o desafio, achei uma ação bastante interessante por haver dinamizado a Galeria de Fotos que, em minha opinião, andava meio "desanimada". Com o passar do tempo, algumas mudanças foram feitas e acho que esse formato atual permite a participação de todos, justamente por não exigir demasiado de quem quer postar a sua foto.

Acredito que, se começarmos a criar muitos critérios para a submissão de fotos, teremos muito mais pessoas infringindo esses critérios. Alguns por ma fé, mas a maioria por distração ou desconhecimento das regras. Essas "infrações" certamente gerarão, críticas, desconfianças e discussões acaloradas que culminarão em abandono, não só do Desafio mas também do Mundo Fotográfico (vide o exemplo recente da regra que limita o tamanho dos arquivos).

Não se deve perder de vista que os fóruns existentes na internet são espaços virtuais de troca de conhecimento, ou seja, de colaboração. Se enfatizarmos, aqui, a competição, estaremos caminhando na direção contrária, pois a competição acirrada estimula a sonegação de informações e a indução ao erro.

Aqui no Desafio, ninguém ganha nada material por vencer uma etapa. Tampouco tem prejuízo se não ganha ou se sua foto nem é votada. E é bom que seja assim! O nosso prêmio nesse espaço deve ser a satisfação de apreciar as fotos postadas e a oportunidade de aprender com elas. Sobre isso, quero finalizar deixando uma sugestão: que ao final da votação, os colegas, de maneira voluntária, expressem suas opiniões sobre as fotos (vencedoras ou não), que declarem seus votos, suas expectativas e surpresas com o resultado. Isso, creio eu, seria bastante instrutivo para aqueles que, igual a mim, estão iniciando neste vasto e prazeroso mundo das imagens congeladas.

Um abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 26 de Abril de 2017, 17:46:38
Agradeço o comentário, mas nenhuma das propostas dificulta a submissão de fotos. Enviar MP é tão simples quanto postar no tópico, e o organizador ainda poderia acertar o tamanho da foto conforme as regras do Mf. Assim, seria na verdade muito mais simples enviar as fotos... o que incentivaria mais pessoas a participar...
JVc.