Autor Tópico: Duvida sobre monitores  (Lida 2475 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 22 de Abril de 2017, 13:50:54
Pessoal, eu vejo muita discussão aqui sobre monitores, muita gente com duvidas sobre especificações, qualidade, fidelidade, etc.

Então me bateu uma duvida.

Um monitor "fodão", devido a sua qualidade, deve ter uma diferença enorme de um monitor comum, e se você trata uma imagem em um monitor desses vai conseguir um resultado muito acima, vai conseguir níveis de contraste, nitidez, etc, muito alem do que um monitor "normal" suponho eu.

Ai vem a duvida. Quando essa imagem tratada em um monitor "top" for aberta em um monitor "Xing-Ling", não vai aparecer zoada? Talvez passar do ponto ou nem chegar em alguns ajustes?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2017, 17:07:02
A grosso modo o monitor xing-ling como na maioria dos notebooks tem um gamut reduzido e não
consegue reproduzir muitas cores comuns e as que consegue estão erradas, provavelmente
também não tem como distinguir os tons mais escuros e os mais claros...
https://www.drycreekphoto.com/Learn/Calibration/monitor_sensitivity.html

No FireFox vejo +- a partir do #6, no Photoshop vejo tudo.


Monitor kaka só reproduz imagem kaka e inclusive atrapalha o pós-processamento...  :aua:

Não é necessário ter um monitor TOP(Eizo CG/CS/CX ou NEC PA), um monitor IPS(standard gamut)
decente já resolve na boa...   :ok:

Quem imprime em impressora bombada com papel fotográfico e/ou trabalha com produtos, moda
e/ou fotografia de flores, aves e afins, estará melhor servido de um monitor wide gamut capaz
de reproduzir as cores mais saturaras e brilhosas que excedem o gamut sRGB.
No Color Checker o quadradinho ciano que nem é tão saturado já excede o gamut sRGB.
http://www.brucelindbloom.com/index.html?ColorCheckerRGB.html


https://webkit.org/blog-files/color-gamut
http://www.astramael.com/
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, 17:44:43 por Pictus »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2017, 17:51:49
Bem, existem duas coisas que acho importantes em monitor

Definição = numero de pixels
Gamut = cor

Num monitor fodastico em gamut, trabalhamos além do sRGB ou seja Adobe ou Prophoto. A web só sRGB e tem que diminuir a imagem, jogar fora pixel. Existem algumas  formas de fazer isto e eu não uso dois:  saturation e absolute colormetric (embora tenha gente que use), ou seja trabalhando direito não vai dar diferença no que vc está fazendo

Vc já deve ter lido em algum canto que trabalhando no LR/raw vc esta vendo em ProPhoto e 16 bits

Agora, se o monitor é ruim e levando em conta que muuuuita gente usa notebook, pode "dar ruim" no final, mas eu prefiro sempre ter certeza que estou fazendo o certo

Pictus, por algum motivo que desconheço a maioria dos fotógrafos acham que usar colorcheck é igual beber leite com manga, morre, já queimando uma etapa

Não sei se é se foi este o problema ou não, mas numa impressão que fiz para um fotógrafo ficou ruim o tratamento de pele, diferenças entre rosto e mão.

Depois vi no meu monitor esta diferença, dei um toque para o fotógrafo e pode ser que ele não tenha visto no monitor dele ou foi descuido mesmo




Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2017, 18:35:24
Agora, se o monitor é ruim e levando em conta que muuuuita gente usa notebook, pode "dar ruim" no final, mas eu prefiro sempre ter certeza que estou fazendo o certo

Aqui está o X da questão, a maioria esmagadora das pessoas (inclusive meus clientes), veem as imagens em seus notebooks de promoção das casas B, em seus celulares e tablets SS da vida, etc.

Ja pensei em comprar um monitor bacana pra mim, mas ai penso, vou tratar a imagem de acordo com um monitor acima da media, meus clientes e possíveis clientes vão ver minhas fotos em monitores chumbregas e vão achar horríveis.

Meu monitor é um Sansung T220, quando eu formato o PC eu calibro as cores com o Calibrize, e o brilho com uma foto que tenho impressa e digital, igualo as duas e boa, diagramo meus álbuns, faço quadros, banners de lona e tudo mais que pinta, olha, se da diferença na impressão é imperceptível.



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2017, 18:45:06

Pictus, por algum motivo que desconheço a maioria dos fotógrafos acham que usar colorcheck é igual beber leite com manga, morre, já queimando uma etapa

Não sei se é se foi este o problema ou não, mas numa impressão que fiz para um fotógrafo ficou ruim o tratamento de pele, diferenças entre rosto e mão.

Depois vi no meu monitor esta diferença, dei um toque para o fotógrafo e pode ser que ele não tenha visto no monitor dele ou foi descuido mesmo

É natural ter uma boa diferença entre a pele do rosto/mãos e ao usar
o Color Checker a diferença ficou mais acentuada do que o profile default
já que via Color Checker vai gerar uma reprodução mais natural com maior
separação de cor enquanto o profile default provavelmente aproximava.

O que gostamos são cores aprazíveis e não cores reais... :)
Mas quando se precisa de cores/tons realistas só com uma referência
como o Color Checker que também pode ajudar em situações de luz com
resposta espectral desfavorável.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2017, 19:01:29
Esta parte de diferenças de impressão, sem querer sem muito chato, é que vc esta trabalhando e imprimindo em sRGB, logo, tudo igual

Agora quanto você trabalha num gamut maior e imprime num gamut maior, vai notar a diferença sim e sem exagerar muito é a diferença entro o bonito e o bonito pra cara***

Não sei qual a especificação do seu monitor, mas se não for IPS eu pensaria em trocar

Procure investir num calibrador, sei que tá difícil $$ (pelo menos pra mim), mas procure por padronização, um cartão  colorcheck é bem vindo.

Fazendo apresentação num monitor de cliente e ele achar meio estranho, vai ter certeza pra afirmar "é o seu monitor"?

Na boa, com a qualidade de suas fotos esse investimento seria a cereja do bolo

As vezes é isto que o mercado pode enxergar pra vc dar um upgrade na faixa de clientes.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2017, 19:29:29
Monitor ips e srgb nas fotos, e pode dormir tranquilo, 99% das pessoas vão ver as fotos como vê.

Colorchecker para fotografia social é fantasia, ninguém usa.
Nem em estúdio fotografando pessoas não vejo, o cara sabe a cor da tocha, coloca no wb da câmera e pronto.
E ainda tem o fato da cor ser um elemento de interpretação artística.

Sobre impressão, não faço a dita fine art e os labs que trabalho só aceitam jpg 8 bits srgb.
Imagino que seja também a situação da maioria dos fotógrafos de casamento e ensaio.

Se for o seu caso também, você tem que avaliar se vale a pena ter um monitor, custo de aquisição e aumento de trabalho no workflow, que só vc vai ver a foto daquele jeito.




Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2017, 19:52:54
O que o vangelismm diz é verdade, 99% não enxerga a diferença de cor e gostam de tudo saturado (talvez um pouco menos), mas este 1% não se importa a pagar a mais por este diferencial.

O colorchecker é relativamente barato comparado a equipamentos e num evento social com mais câmeras é aconselhável.

O monitor IPS parece ponto comum

Calibração de monitor é importante, mas ela é bem feita com calibrador o resto é um paliativo.

Gamut de cor maior você já tem fotografando em raw

Dai pra frente no processo dá pra fazer o que precisar,  o importante é ter o que apresentar ao cliente.

Ah sim, se o monitor do povo é ruim = loteria.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2017, 23:24:20
Aproveitando que o assunto é monitor, queria perguntar: quando vocês vão editar, utilizam o brilho e contraste do monitor no máximo? Aqui o meu tem esses dois controles (além de alguns presets) mas acho os dois muito fortes pra utilizar no máximo. Fica aquele estilo frita-retina, dá dor de cabeça se olhar muito tempo para o explorer por exemplo. Dai só uso em 50 ou 60%. Mas tenho notado que esse valor (de 50 ou 60%) dependendo se tá de dia ou noite, é variável. Será que tô vacilando e o certo seria editar com tudo no máximo?

Por exemplo, nessa imagem que o Pictus colocou eu só vejo a partir do 7 ou 8, mas isso forçando muito pois ficam a beira da imaginação, parece apenas fantasmas mesmo. O monitor é um Dell U2715H.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2017, 03:55:17


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2017, 10:24:54
O brilho do meu monitor fica próximo do mínimo, em torno de 20%, se deixar mais do que isso começa a dar diferença nas fotos que mando pro lab.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2017, 17:27:37
Ajusta de acordo como no TFT Central:
http://www.tftcentral.co.uk/reviews/dell_u2715h.htm#calibration

E usa o profile http://www.tftcentral.co.uk/icc_profiles/dell_u2715h.icc

 :o :o :o Que site maneiro! Pow, acabei escrevendo errado a referência do meu modelo. Na verdade é o U2713HM. Mas já achei o profile icc e o review dele também. Nele, ele recomenda 41 de brilho e 75 de contraste. Ou seja: frita retina. Fica bem claro nessas configs, principalmente se estiver no escuro.
 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2017, 17:31:12
O brilho do meu monitor fica próximo do mínimo, em torno de 20%, se deixar mais do que isso começa a dar diferença nas fotos que mando pro lab.

Aqui também começa a ficar diferente se colocar muito alto. E como falei, no site que o Pictus mostrou eles ainda fizeram o teste com uma configuração claríssima. Uso essa configuração de brilho alto apenas pra edita. Navegar onde tenha fundo branco é muito incômodo.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2017, 17:53:38
:o :o :o Que site maneiro! Pow, acabei escrevendo errado a referência do meu modelo. Na verdade é o U2713HM. Mas já achei o profile icc e o review dele também. Nele, ele recomenda 41 de brilho e 75 de contraste. Ou seja: frita retina. Fica bem claro nessas configs, principalmente se estiver no escuro.

Então diminui até ficar confortável...