Autor Tópico: Ajuda - Canon 6D e foco automático  (Lida 9875 vezes)

Habadock

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 24 de Abril de 2017, 08:54:14
Olá pessoal!

Comprei recentemente a Canon 6D e estou aprendendo a mexer nas suas configurações. Minha dúvida é a seguinte: quando estou filmando é possível configurar o foco de uma forma que ela foque sozinha? Tipo, escolho o ponto central de foco e quando eu movimentar a camera ela vai refocar no novo objeto, ainda que em outra distância? Ou precisarei apertar o botão af-on sempre que quiser novo foco?

Venho da nex-f3 que faz isso automaticamente. Pelo que tinha pesquisado, a canon tinha esse sistema tb. Ou não tem? Ou depende da lente? Estou usando a 50mm 1.8 stm.

Agradeço desde já!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2017, 11:56:53
O manual é o melhor lugar para te responder.

Sei que a Canon T5i tem esse recurso.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2017, 14:34:54
Nem todos os modelos da Canon possuem foco automático durante a filmagem.

Segundo o manual, a 6D não possui o recurso de focagem contínua no modo vídeo.
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 14:35:33 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Habadock

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2017, 21:58:59
O manual é o melhor lugar para te responder.

Sei que a Canon T5i tem esse recurso.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Olá, obrigado pela atenção! Então, procurei mas não encontrei no manual. Mas parece que o amigo aqui embaixo conseguiu encontrar! Bom, vou me adaptar então. Muito obrigado!


Habadock

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2017, 21:59:48
Nem todos os modelos da Canon possuem foco automático durante a filmagem.

Segundo o manual, a 6D não possui o recurso de focagem contínua no modo vídeo.

Obrigado amigo! É uma informação meio difícil de encontrar. Fica em qual parte do manual, só por curiosidade? É que dei uma olhada e não tinha encontrado! Obrigado!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2017, 22:21:06
Ola amigo, ela tem foco "automático" sim, mas é tão ruim, mas tão ruim que em relação à sua antiga sony é um absurdo. É como se não houvesse o foco automático, pois é lento demais a ponto de não conseguir focar pelo simples movimento da câmera, pois não é foco continuo. Considere usar o foco manual, e se estiver difícil para enxergar, procure um ampliador de LCD do tipo viewfinder.

O AF funciona quando vc esta gravando o vídeo, e é acionado pelo botão AF ON; vc escolhe o local que deseja focar através do retângulo que fica na tela, e posiciona ele na tela movimentando pelo cursor (setinhas). Qd vc aperta o botão AF ON ele vai focar naquele local, mas ele vai e volta até achar o foco e isso estraga todo o vídeo.

Vários exemplos pela WEB, aqui um deles:

https://youtu.be/3GQ1oh6AAcY

Abs
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 22:39:42 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2017, 22:57:03
Obrigado amigo! É uma informação meio difícil de encontrar. Fica em qual parte do manual, só por curiosidade? É que dei uma olhada e não tinha encontrado! Obrigado!

Lindsay, acho que está havendo um pequeno equívoco, ele se refere a foco automático contínuo. Veja o que o manual da câmera cita, na página 211:



« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 22:58:57 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2017, 23:30:46
Lindsay, acho que está havendo um pequeno equívoco, ele se refere a foco automático contínuo. Veja o que o manual da câmera cita, na página 211:

pois é lento demais a ponto de não conseguir focar pelo simples movimento da câmera, pois não é foco continuo
Exato, foi o que eu disse amigo!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2017, 23:34:09
Exato, foi o que eu disse amigo!!!

Sim, mas você se referia a foco através do botão do obturador. Isso a câmera tem, mesmo em modo de vídeo, mas, como descrito, além de lento é pouco prático. O foco contínuo opera 100% do tempo, independente de ser pressionado qualquer botão. Poucos modelos da Canon possuem este recurso em modo de vídeo, e não é o caso da 6D.
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 23:34:58 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2017, 23:41:14
Sim, mas você se referia a foco através do botão do obturador. Isso a câmera tem, mesmo em modo de vídeo, mas, como descrito, além de lento é pouco prático. O foco contínuo opera 100% do tempo, independente de ser pressionado qualquer botão. Poucos modelos da Canon possuem este recurso em modo de vídeo, e não é o caso da 6D.
Ok, mas não é pelo botão do obturador, é pelo botão 'AF-ON" que fica atrás da câmera... ela foca automaticamente pelo botão AF-ON, mas não é continuo... Enfim, é uma bosta... é automático mas precisa ser acionado manualmente... ou para não haver confusão, talvez seja melhor mesmo dizer que foco automático não existe...
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 23:41:41 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.