Autor Tópico: Venda de lente no mercado livre - vou me incomodar?  (Lida 1197 vezes)

cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Abril de 2017, 09:08:33
Saudações,

Não sei se o tema já foi tratado aqui, confesso que busquei superficialmente mas não encontrei.

Anunciei uma lente aqui no Mundo Fotográfico e na OLX. Uso a OLX para comprar/vender localmente, quando dá para entregar ou receber em mãos. Porém apareceu um cara de de outro Estado querendo que eu anuncie no ML.
A algum tempo não tive boa experiência com o Mercado Livre, a pessoa recebeu o produto e alegou que não estava conservado conforme minha descrição - o que eu não concordo. Como era um produto de baixo valor, para não ficar me incomodando, combinei com o comprador de devolver parte do dinheiro e ele ficar com o produto.

Agora, uma lente já não é tão barata assim, alguém já teve que lidar com "disputas" no sistema do ML?
César L. T.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2017, 09:15:41
Rapaz, é sempre bom detalhar bem com fotos o produto em questão e ser muito minuncioso na questão dos detalhes estéticos do produto. Assim sendo é bem difícil que haja devolução.


Outra técnica interessante é colocar um preço sempre mais alto e sempre, mas sempre analisar as qualificações de quem compra. Assim como quem vende, quem compra também tem reputação.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2017, 09:32:40
Se o comprador é de outro estado, a melhor forma de venda é pelo Mercado Livre mesmo (pagamento pelo Mercado Pago e envio pelo Mercado Envios). Tem uma desvantagem (a disputa por exemplo, que privilegia apenas o comprador), mas ainda é a melhor opção.

Já passei por isso há uns 5 anos, quando vendi uma jaqueta nova (trouxe do exterior), e o comprador alegou que era falso. O Mercado Livre pediu para digitalizar a nota fiscal e por sorte eu tinha, então não fui obrigado a devolver o dinheiro para o comprador.
Mas o ML obedece o CDC: o comprador pode devolver o produto dentro de 7 dias, mesmo sendo novo ou usado. Se o produto quebrar dentro de 90 dias após o recebimento, também pode reclamar. O ML não faz distinção entre vendedor profissional e o ocasional, e ai é outra desvantagem.

Sobre o anúncio, é como o colega acima comentou: descreva minunciosamente o estado do produto. É o que faço nos meus anúncios e evita surpresas desagradáveis no futuro.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2017, 09:40:16
Cara, compra e venda de produtos que não temos acesso (ex: internet) sempre é passível de devolução no prazo de 7 (sete) dias.

Tem muito comprador mal intencionado.

Enfim, é questão de sorte.

Particularmente eu não confio muito em comprar e vender no ML.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2017, 11:06:26
Se o comprador for um cara mau intencionado, vc pode ter problemas. Por exemplo, vc faz o anuncio e o cara compra a sua lente, dai vc envia pelo mercado envios que é mais seguro. A partir dai que tipo de merda que pode acontecer:

- O cara fala que recebeu a lente com defeito, e devolve pra vc uma outra lente do mesmo modelo bichada que não é a sua e fica com a sua que esta boa. Assim que o cara reclama e vc aceita a devolução, basta ele postar o pacote nos correios para que o ML devolva o dinheiro para ele. Depois que vc receber a lente e reclamar ja era, o ML não vai fazer mais nada a respeito disso para proteger a sua venda, e vc terá que procurar a justiça, e ficará muito complicado por ser entre estados da federação.
- O cara devolve uma caixa vazia, e vai acontecer o mesmo acima.
- O cara retira peças de sua lente.
- O cara derruba, estraga ou ferra a sua lente por mau uso e resolve devolver.

e etc...

Então essa relação depende da intenção das pessoas que estão em ambos os lados, compra e venda.

Sim, eu citei alguns absurdos que não são acontecimentos normais, são possibilidades remotas mas elas existem e eu prefiro que vc tenha conhecimento sobre isso.

Na minha experiência normal de já ter vendido mais de 10mil produtos no ML (eu tinha uma loja) tive raríssimos probleminhas com coisinhas de pequeno valor, e diria que 99,9% de chances de sua negociação dar certo, principalmente se vc prestar atenção nas qualificações do comprador.

Abs
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 11:06:52 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2017, 11:15:38
Lindsay tocou num ponto importante: veja a qualificação do comprador. Eu não venderia para membros novos sem nenhuma qualificação, porque a chance de algo dar errado é maior.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2017, 11:30:21
Quando compro algo caro no ML, SEMPRE filmo o unboxing.

Não tive nenhum produto devolvido pelo comprador nesses últimos anos, mas se ocorrer, tbm faria o mesmo.

Comprar e vender no ML exige cuidado redobrado, principalmente na venda.



cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2017, 13:40:36
Agradeço aos relatos de todos.

Decidi que não vale o risco. Responderei que só vendo se for com depósito em conta. Sei que é "injusto" para compradores honestos, mas infelizmente a cultura de boa parte dos brasileiros é querer levar vantagem.


Abraços
César L. T.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2017, 19:44:45
Nossa, eu estava conversando com um vendedor de câmeras do ML e ele me disse que vendeu um flash para uma moça e mandou pelo Mercado Envios, a moça testou e disse que tava com problemas e solicitou a devolução do dinheiro no ML, sem cogitar a troca, o ML gerou a etiqueta de devolução e assim que ela postou foi lhe devolvido o dinheiro, e quando a devolução chegou ao vendedor, tinha pedras dentro da caixa. A sorte do vendedor é que na cidade onde a moça mora tinha um fotógrafo que ja era cliente deste vendedor, ele entrou em contato com esse fotógrafo, e não é que a moça era conhecida dele, ele foi lá e deu uma pressão na moça e ela pagou pelo flash. Mas olha que sacanagem.

A proteção ao comprador no ML ta muito boa, mas para o vendedor eles precisam melhorar bastante.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2017, 21:26:57
Eu filmo o boxing e tiro fotos dos seriais justamente para os casos que o Lindsay citou.
Pode entrar na justiça direto contra o ml.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2017, 15:08:38
Caso vc seja um vendedor qualificado e antigo no ML com avaliações positivas contra um comprador com pouca avaliação o mercado livre pode te cobrir.
Caminante no hay camino hace camino al andar