Autor Tópico: Flashes e comidas  (Lida 1953 vezes)

Mauricio Y

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Fotografias
Online: 26 de Abril de 2017, 18:21:24
Olá

Gostaria de saber a diferença entre fotografar comidas com flashes de portáteis ou Tochas.
Tem muita diferença no resultado?
Qual é o melhor equipamento de iluminação?


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2017, 20:26:04
Salve Mauricio!

Sobre o resultado final, pode se fazer exatamente a mesma foto, com a mesma luz, usando tanto tocha, quanto speedlite... 

Oq tem que entender são as diferenças entre fotografar (seja oq for) com flash dedicado e tochas, a usabilidade de cada um, a partir dai, você vai decidir qual o melhor pra você... mas usando nas condições necessárias para cada um deles pode se conseguir exatamente o mesmo resultado  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2017, 03:48:36
Continuando a resposta do leonobox, a diferença vai ser de voce conhecer bem o seu equipamento para usar os acessórios adequado para te render a luz que voce quer, entre eles alguns são: Difusores, rebatedores, colmeias, Hazy ou Soft Light, "panelas"(refletores), Snoot, sombrinhas, Bandeiras e etc..o que voce pode sentir falta é a luz piloto que adianta bem rápido para visualizar a sua montagem de luz...eu ainda uso também o flashmeter, mas isso é meu modo de trabalhar..


Mauricio Y

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Fotografias
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2017, 23:37:52
Certo, e para gastronomia que tipo de tocha vocês recomendariam?


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2017, 10:57:59
Certo, e para gastronomia que tipo de tocha vocês recomendariam?

Se dinheiro não for problema umas bem legais são a Profoto D1 250 Air com 7 f-stop ou a Bowens GEMINI 500R com 5 f-stop, as duas com incrementos em decimais, agora se estiver procurando algo mais custo benefício a Godox GEMINI GT 300 não é tão precisa quanto as duas que citei anteriormente mas tem regulagem em até 1/64, todas elas vc vai conseguir um ajuste fino de potência  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2017, 11:53:17
Sei que a discussão gira em torno de flash speedlight e tocha, mas pensando no ideal para este tipo de fotografia, não seria interessante investir em luz contínua, como um softbox ou algum acessório que "quebre" a luz direta?

Falo isso, pois se o caso for investir, você terá chance de gastar menos e conseguir um resultado melhor.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2017, 12:12:31
Sei que a discussão gira em torno de flash speedlight e tocha, mas pensando no ideal para este tipo de fotografia, não seria interessante investir em luz contínua, como um softbox ou algum acessório que "quebre" a luz direta?

Falo isso, pois se o caso for investir, você terá chance de gastar menos e conseguir um resultado melhor.

Não tem como conseguir um resultado melhor dessa forma, n da nem pra comparar o uso de flash com luz contínua nesse caso, se fosse em estúdio se conseguiria um resultado igual, não melhor, e não gastaria menos, um kit razoável (não esses soquetes com luz fria que se vende no mercado livre) pra trabalhar com luz contínua sai quase o mesmo valor de um jogo de tochas com um bom custo benefício, mas de modo geral trabalhar com o flash, levando em consideração as diversas circunstâncias que se encontra ao ir fotografar externas em restaurantes, é muito melhor...

Não estou falando que não é legal trabalhar com luz contínua, eu gosto e tenho investido muito nisso nesses últimos tempos, só estou relatando que não é mais barato, e nesse caso, considerando as variáveis que se pode encontrar ja que pode se ir fotografar em qualquer lugar, flash é muito mais viável...
« Última modificação: 28 de Abril de 2017, 12:14:32 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2017, 12:52:54
Não tem como conseguir um resultado melhor dessa forma, n da nem pra comparar o uso de flash com luz contínua nesse caso, se fosse em estúdio se conseguiria um resultado igual, não melhor, e não gastaria menos, um kit razoável (não esses soquetes com luz fria que se vende no mercado livre) pra trabalhar com luz contínua sai quase o mesmo valor de um jogo de tochas com um bom custo benefício, mas de modo geral trabalhar com o flash, levando em consideração as diversas circunstâncias que se encontra ao ir fotografar externas em restaurantes, é muito melhor...

Olá Leonobox, na verdade meu comentário foi feito, pois a grande maioria das pessoas que conheço e que fazem fotografias de gastronomia, optam por luz contínua - não sou fotógrafo deste segmento, mas 100% do pessoal que conheço que fazem fotografias deste ramo, dizem que o flash deixa a luz muito dura, especialmente quando se fotografa pratos que tenham aves assadas, pratos com calda e objetos que geram reflexões (talheres e copos, por exemplo).
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2017, 13:20:23
Olá Leonobox, na verdade meu comentário foi feito, pois a grande maioria das pessoas que conheço e que fazem fotografias de gastronomia, optam por luz contínua - não sou fotógrafo deste segmento, mas 100% do pessoal que conheço que fazem fotografias deste ramo, dizem que o flash deixa a luz muito dura, especialmente quando se fotografa pratos que tenham aves assadas, pratos com calda e objetos que geram reflexões (talheres e copos, por exemplo).

Entendo, então posso afirmar essa informação não procede, que falar que flash deixa a luz dura é um erro, oq vai tornar a sua luz mais suave são os modificadores e o tamanho da luz que vc usa... não que não existam, mas eu ja não conheço nenhum fotógrafo que faça fotos de pratos em restaurantes que não use flash, ou a luz ambiente apenas (com auxilio de rebatedores, difusores), luz contínua eu desconheço, só em estúdio, ai, como disse, o resultado pode ser exatamente o mesmo tanto com flash ou luz contínua, com exceção de fotos que precise fazer um clique de líquidos caindo em copos, que não tem como ser com luz contínua, só com flash mesmo...
« Última modificação: 28 de Abril de 2017, 13:37:58 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


cssil2000

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2017, 13:42:43
Pretendo comprar o godox AD200 exatamente para fotografar produtos pequenos e gastronomia acho que a potencia deve ser mais que suficiente e os acessórios que tem para ele são bem interessantes.
Fuji X-T2 / X-T10
Fuji xf 18-55mm f/2.8-4 OIS ​/ Fuji XF 50-140mm f/2.8 OIS WR / Fuji xf 35mm f/2 / Fuji xf 56mm f/1.2 / Samyang 12mm f/2  /  Fuji xf 23mmf/1.4
Yongnuo YN568EX II - 2 Triggers 622C /

midtones_logo by Cristiano Silva, no Flickr


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2017, 13:51:39
Pretendo comprar o godox AD200 exatamente para fotografar produtos pequenos e gastronomia acho que a potencia deve ser mais que suficiente e os acessórios que tem para ele são bem interessantes.

Esse AD200 é bem legal, mas não recomendo muito para produtos não... mesmo ainda disponibilizando acessórios muito melhores do que os oferecidos para speddlite, entre um speedlite e ele com certeza ele, mas ainda é bem limitado, melhor comprar uma tocha mais uma bateria externa, ou o AD600..
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


cssil2000

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2017, 14:11:44
Esse AD200 é bem legal, mas não recomendo muito para produtos não... mesmo ainda disponibilizando acessórios muito melhores do que os oferecidos para speddlite, entre um speedlite e ele com certeza ele, mas ainda é bem limitado, melhor comprar uma tocha mais uma bateria externa, ou o AD600..

Não recomenda por achar ele fraco em potência? vi muitos comparativos na net e muita gente que tem os dois diz que a diferença de potência nem é tão grande, acho que não chega a 2 stops. Seria mais pela portabilidade para poder levar para fotografar no cliente 
Fuji X-T2 / X-T10
Fuji xf 18-55mm f/2.8-4 OIS ​/ Fuji XF 50-140mm f/2.8 OIS WR / Fuji xf 35mm f/2 / Fuji xf 56mm f/1.2 / Samyang 12mm f/2  /  Fuji xf 23mmf/1.4
Yongnuo YN568EX II - 2 Triggers 622C /

midtones_logo by Cristiano Silva, no Flickr


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2017, 14:35:12
Não recomenda por achar ele fraco em potência? vi muitos comparativos na net e muita gente que tem os dois diz que a diferença de potência nem é tão grande, acho que não chega a 2 stops. Seria mais pela portabilidade para poder levar para fotografar no cliente

Pela potência esta ótimo, e bem melhor que os speedlites pelas suas cabeças de flash e tb pela autonomia de bateria, entre ele e um speedlite com certeza ele, muito melhor... mas por mais que tenha uns acessórios legais, ainda não da pra comparar com uma tocha... e pelo preço dele tb vc consegue um kit com uma bateria e tocha com muito mais qualidade que ele...

A questão da portabilidade é bem relativa, pode se transportar uma tocha de estúdio em uma pequena bolsa, muuuito menor que mochilas para equipamento que vejo o pessoal carregando, tem uma diferença de tamanho sim, mas só por que a tocha de estúdio n caiba no bolso n quer dizer que seja um trambolho, e, no meu ver, é um sacrifício desnecessário que se faz, deixar de usar uma tocha por que n cabe no bolso, sendo que ela é muito melhor que um speedlite ou mesmo um remoto como o ad200...

Só pra frizar, não estou dizendo que o AD200 seja ruim, longe disso, só que não da pra comparar, por enquanto, com a usabilidade e gama de acessórios de uma tocha de estúdio.
« Última modificação: 28 de Abril de 2017, 15:02:16 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).