Autor Tópico: Dúvida: 5D mk iii ou mk iv?  (Lida 3957 vezes)

jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Online: 26 de Abril de 2017, 08:15:41
Bom dia pessoal, surgiu a oportunidade de realizar um upgrade de equipamentos e estou em.uma dúvida sobre o melhor custo benefício.

Atualmente tenho o seguinte equipamento:
Câmera 80D
Lentes:
24-70mm 2.8L II USM
70-200mm 2.8L II IS USM
Sigma 18-35mm 1.8 Serie Art
Tokina 11-16mm 2.8
50mm 1.8 Stm

Não vou me desfazer da 80D, que passaria a ser meu backup, e estou na dúvida entre a 5D mk iii e a mk iv, consigo a mk iii por volta de R$ .7500 e q mk iv por volta de R$ 12.800, minha dúvida é se compensa investir na mk iv agora e se realmente ela tem benefícios que justifiquem essa diferença no preço?

Grande abraço a todos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2017, 09:50:09
Câmera por câmera, a 5dmk IV é melhor e acho até que dadas as evoluções especialmente em sensor e sistema de foco, WIFI, GPS, vídeo, interface, entre outras pequenas coisas, creio que valeria à pena ir para o modelo mais novo, especialmente se for para fins profissionais.

Eu adquiri a 5DmkIII tem pouco tempo e posso te dizer que é uma câmera excelente, mas já mostra a idade da tecnologia de 2012/2013.

Canon 5D MK III - Sony A7III


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2017, 13:08:09
Câmera por câmera, a 5dmk IV é melhor e acho até que dadas as evoluções especialmente em sensor e sistema de foco, WIFI, GPS, vídeo, interface, entre outras pequenas coisas, creio que valeria à pena ir para o modelo mais novo, especialmente se for para fins profissionais.

Eu adquiri a 5DmkIII tem pouco tempo e posso te dizer que é uma câmera excelente, mas já mostra a idade da tecnologia de 2012/2013.

Obrigado amigo, estou realmente tendendo pra mk iv, li reviews de que seria o melhor sensor já feito pela Canon.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2017, 14:23:55
As perguntas a serem respondidas são

Que uso fara do equipamento?
A diferença entre as duas câmeras fara diferença relevante em seu trabalho?
Esse investimento se paga?

Abs
M Rezende


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2017, 16:10:00
Obrigado amigo, estou realmente tendendo pra mk iv, li reviews de que seria o melhor sensor já feito pela Canon.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sem problemas.

É claro que o tipo de fotografia influencia na decisão, como o Rezende mencionou. Não sei se você é profissional ou não, mas acho importante considerar também o preço que irás pagar em cada uma e ver se a diferença está dentro dos padrões do mercado hoje, claro.

No meu caso, como sou mais um hobbysta/entusiasta a 5d MK III dá pro gasto e sobra com folga. E sendo que, na ordem as fotos que mais tiro são macro/aves/esportes/retratos, o sistema de foco superior da 5d MK III me fez desistir da 6d, por exemplo, embora a qualidade de imagem seja bem parecida.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2017, 16:15:07
Caramba  :shock:

Gostei do termo de que a 5D III "dá pro gasto".  :assobi:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2017, 18:45:04
Meu maior desejo pela mk iv é pelo maior dynamic range, faço muita paisagem e isso ajuda bastante, ainda estou na fotografia, mas em breve pretendo atuar profissionalmente, atuando eventos, principalmente casamentos, que é algo que gosto.

Minha grande dúvida é se a mk iv trouxe tantos benefícios que compensem a diferença de preço entre elas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2017, 18:45:38
Complementando: ainda estou na fotografia por hobby.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2017, 21:31:07
Complementando: ainda estou na fotografia por hobby.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vá na III.
É óbvio que a IV tem coisas como um botão configurável adicional, tela touch screen e um sensor com latitude mais próximo dos sensores Sony mas ainda é muita grana para uma câmera para hobby ou mesmo para boa parte dos profissionais aqui do mercado brasileiro.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2017, 08:56:44
Vá na III.
É óbvio que a IV tem coisas como um botão configurável adicional, tela touch screen e um sensor com latitude mais próximo dos sensores Sony mas ainda é muita grana para uma câmera para hobby ou mesmo para boa parte dos profissionais aqui do mercado brasileiro.

Obrigado pela sugestão Thales.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2017, 09:07:17
Caramba  :shock:

Gostei do termo de que a 5D III "dá pro gasto".  :assobi:

Cumprimentos.

Haha. Desculpa se parece presunçoso, não foi a intenção. Eu quis dizer dá pro gasto se comparado com as câmeras mais novas. Como eu disse, para mim sobre com muita folga, mas para quem vai fazer fotografia de esportes profissionalmente, creio que sistemas de foco mais novos sejam bem mais eficazes que o da MK III.
Canon 5D MK III - Sony A7III


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2017, 08:14:51
Bom dia pessoal, ainda continuo na dúvida kkk

A Mark iii já está com 5 anos de idade, fico um tanto recioso de investir um valor tão alto em uma tecnologia que em breve eu precise novamente trocar.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2017, 08:22:15
Precisar trocar em breve? :ponder:

Cara, tem muita gente por aí com a 5d clássica tirando lindas fotos... Uma 5d MK iii vai demorar muito tempo até que chegue a hora em qm se possa dizer que "precisa" trocar.. não cai na onda de marketing dessas empresas que te dizem que você precisa aqueles 10 pontos de foco a mais, ou aquele 1 stop a mais no ISO..  concentra em fotografar e melhorar sua técnica


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2017, 11:04:54
É o negócio é medir bem os prós e os contras de cada máquina e colocar de frente com as tuas necessidades.

Vou presumir que se estás em dúvida entre as duas o orçamento não é o maior problema. Você poderia comprar qq uma e ainda fazer os cursos e/ou aperfeiçoamentos de técnica que pretendes. Digo isso para me ater à pergunta do post e não às sugestões que geralmente tomam outros rumos e que já foram dadas aqui.

Se tens necessidade de fazer vídeo, bem 4k é o padrão que provavelmente substituirá o FHD e somente a MKIV vai ter nas opções que apresentasses.

Se o teu negócio é só fotografia, qualquer uma das duas vai ser excelente e a MKIV vai se destacar mais em razão do foco, DR e resolução. Se você precisar de uma câmera para sujeitos em movimento, baixa luminosidade e para impressões de grandes formados, vai de MKIV, se não, a MKIII vai te satisfazer, pelo menos essa é a minha experiência até agora.

Se você trabalha com grandes volumes de imagens, a MKIV tem USB 3.0 e MKIII somente o 2.0.  Tem alguns fotógrafos aqui em Floripa, por exemplo que não abrem mão de Wifi na câmera pois eles colocam telões no casamento e já vão postando imagens ali para os convidados e clientes verem durante o próprio evento. É um diferencial.

Em essência, tens que pesar se os upgrades da MKIV vão afetar/melhorar o teu trabalho.

Pessoalmente, sempre que compro equipamentos eu tento adquirir o melhor possível sem comprometer o orçamento (geralmente só compro à vista).

Canon 5D MK III - Sony A7III


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2017, 12:32:51
Quando escuto este tipo de pergunta, primeiro pergunto se é para trabalho ou hobby...

1- Se a resposta é hobby... respondo: "...compra o máximo que puder, dentro do seu orçamento, sem passar aperto... afinal o objetivo final é prazer..."

2- Se a resposta é trabalho... a resposta vai mais para o lado matemático... quanto ganha com fotografia, quanto tempo de trabalho necessitará para pagar o upgrade, há algum diferencial específico que o modelo top trará que lhe permitirá maior rendimento financeiro, ou tornará seu trabalho significativamente mais fácil ou mais rápido ou com um percentual de acerto/foco que realmente mude o seu resultado final, para o tipo de foto que faz?

Na imensa maioria das vezes e dos casos as respostas irão convergir para a 5D MKIII
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/