Autor Tópico: As Olympus são eficazmente seladas?  (Lida 2443 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Abril de 2017, 02:38:32
Quem responde é um fotógrafo de Vermont, USA, que perdeu a camera durante o inverno (havia caido da sua mochila). Durante meses sua OMD E-M5 II ficou "sofrendo" sob a neve, degelo, chuvas pesadas e todo tipo de intemperismo.
Depois de 4 meses e meio  teve a sorte de conseguir encontra-la. Para a sua surpresa  camera e lente (também selada) estavam intactas, tudo funcionando depois de uma breve seção de secagem ao Sol..

http://theonlinephotographer.typepad.com/the_online_photographer/2017/04/recently-top-has-had-some-comments-about-the-weatherproof-qualities-of-olympus-pro-gear-i-can-tell-you-that-its-hard-to-exa.html
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, 02:41:17 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2017, 02:39:33

Quem responde é um fotógrafo de Vermont, USA, que perdeu a camera durante o inverno (havia caido da sua mochila). Durante meses sua OMD E-M5 II ficou "sofrendo" sob a neve, degelo, chuvas pesadas e todo tipo de intemperismo.
Depois de 4 meses e meio  teve a sorte de conseguir encontra-la. Para a sua surpresa  camera e lente (também selada) estavam intactas, tudo funcionando depois de uma breve seção de secagem ao Sol..

http://theonlinephotographer.typepad.com/the_online_photographer/2017/04/recently-top-has-had-some-comments-about-the-weatherproof-qualities-of-olympus-pro-gear-i-can-tell-you-that-its-hard-to-exa.html
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, 02:40:54 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2017, 10:10:55
Bacana. O sealing das E-M1 mark I e II eu sabia que era extrememente eficaz, bom saber que o da E-M5 II também é.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2017, 10:44:26
Da EM-5 I deve ser também, né?? é a que pretendo usar na minha próxima viagem desafiadora, com bastante frio... conto com o selamento, rsrs.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2017, 11:18:45
Frio não é exatamente um desafio pra selagem, lugares úmidos e chuvosos sim.


Não me refiro ao artigo, me refiro à associação frequente de selagem com lugares frios.


Concordam?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2017, 11:25:13
Frio não é exatamente um desafio pra selagem, lugares úmidos e chuvosos sim.


Não me refiro ao artigo, me refiro à associação frequente de selagem com lugares frios.


Concordam?

Câmeras "saboneiteira" à prova dágua costumam ser à prova de queda, água e... frio. Então, imagino que tenha algo a ver!
Ainda mais pensando que em lugares frios, a gente fica num entra/sai em/de lugares com aquecimento para o frio, e vice-versa. E imagino se isso não pode favorecer alguma condensação.
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, 11:25:34 por Helena Bsb »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2017, 11:27:33
Câmeras "saboneiteira" à prova dágua costumam ser à prova de queda, água e... frio. Então, imagino que tenha algo a ver!
Ainda mais pensando que em lugares frios, a gente fica num entra/sai em/de lugares com aquecimento para o frio, e vice-versa. E imagino se isso não pode favorecer alguma condensação.
então Helena, mas mesmo com selagem, a condensação afeta as câmeras... estive ano passado em lugares frios (muito frios) e minha câmera mesmo não sendo selada resistiu bravamente... Sorte? Talvez, mas eu nem me recordava de deixar a câmera desligada por um tempo e tal como normalmente se diz.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2017, 12:05:20
Selagem e consensação são coisas muito diferentes e não tem nada a ver uma com a outra.

A consensação do vapor d'água é função da temperatura e da umidade, e essa função é chamada de ponto de orvalho. A câmera NUNCA tem umidade zero dentro, mesmo porque quando você troca de lente, cartão ou de bateria a umidade ambiente penetra na câmera e depois de fecha-la a umidade fica presa dentro. Basta então que a temperatura de qualquer superficie interna caia abaixo da temperatura de ponto de orvalho para que ocorra a condensação.

É por isso que binoculos profissionais são preenchidos com nitrogênio seco e são permanentemente selados. Aí no máximo embaça por fora.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2017, 15:47:41
Realmente resistir a degelo e chuva é uma grande coisa. Não li a matéria, mas se a bateria resistiu ao frio, é uma graaaaande coisa, sim!


Thiago Lopes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2017, 05:42:03
tenho uma em5 e mal coloco ela no sereno...vou ver se tomo coragem depois de ler esse toppico


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2017, 12:44:19
tenho uma em5 e mal coloco ela no sereno...vou ver se tomo coragem depois de ler esse toppico

Com certeza a EM5 tem selagem confiável, mas nao esqueça que a objetiva também tem q ser selada.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..