Autor Tópico: Segundo Ensaio  (Lida 1569 vezes)

Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Maio de 2017, 09:05:27
Pessoal, venho compartilhar com vocês o segundo ensaio que realize. Qualquer crítica é totalmente construtiva, visto que eu estou no começo. Tiradas com uma t5i e a lente é uma tamron 17-50 mm f/2.8.

Meu primeiro ensaio foi compartilhado aqui com vocês também, e gostaria de receber o feedback de todos, visto que prestei atenção a detalhes que havia feito errado no primeiro ensaio. (1° ensaio: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=126940.0)


1-Ensaio Tiago - Zoo by Gabriel Marques, on Flickr

2-Ensaio Tiago - Zoo 2 by Gabriel Marques, no Flickr

3-Ensaio Tiago - Zoo 3 by Gabriel Marques, no Flickr

4-Ensaio Tiago - Zoo 4 by Gabriel Marques, no Flickr

5-Ensaio Tiago - Zoo 5 by Gabriel Marques, no Flickr

6-Ensaio Tiago - Zoo 6 by Gabriel Marques, no Flickr

7-Ensaio Tiago - Zoo 7 by Gabriel Marques, no Flickr

8-Ensaio Tiago - Zoo 8 by Gabriel Marques, no Flickr

9-Ensaio Tiago - Zoo 9 by Gabriel Marques, no Flickr

10-Ensaio Tiago - Zoo 10 by Gabriel Marques, no Flickr

11-Ensaio Tiago - Zoo 11 by Gabriel Marques, no Flickr

12-Ensaio Tiago - Zoo 12 by Gabriel Marques, no Flickr

13-Ensaio Tiago - Zoo 13 by Gabriel Marques, no Flickr

14-Ensaio Tiago - Zoo 14 by Gabriel Marques, no Flickr

15-Ensaio Tiago - Zoo 15 by Gabriel Marques, no Flickr

16-Ensaio Tiago - Zoo 16 by Gabriel Marques, no Flickr

17-Ensaio Tiago - Zoo 17 by Gabriel Marques, no Flickr

18-Ensaio Tiago - Zoo 18 by Gabriel Marques, no Flickr

19-Ensaio Tiago - Zoo 19 by Gabriel Marques, no Flickr

20-Ensaio Tiago - Zoo 20 by Gabriel Marques, no Flickr

21-Ensaio Tiago - Zoo 21 by Gabriel Marques, no Flickr

22-Ensaio Tiago - Zoo 22 by Gabriel Marques, no Flickr

23-Ensaio Tiago - Zoo 23 by Gabriel Marques, no Flickr

24-Ensaio Tiago - Zoo 24 by Gabriel Marques, no Flickr

25-Ensaio Tiago - Zoo 25 by Gabriel Marques, no Flickr

26-Ensaio Tiago - Zoo 26 by Gabriel Marques, no Flickr

27-Ensaio Tiago - Zoo 27 by Gabriel Marques, no Flickr

28-Ensaio Tiago - Zoo 28 by Gabriel Marques, no Flickr

29-Ensaio Tiago - Zoo 29 by Gabriel Marques, no Flickr

30-Ensaio Tiago - Zoo 30 by Gabriel Marques, no Flickr
« Última modificação: 02 de Maio de 2017, 11:44:48 por Pictus »
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2017, 09:36:32
Gabriel,
bacana sua preocupação em melhorar o estilo.
O que achei?
Tudo muito verde.. praticamente todas (senão todas) o fundo é verde.
Também não curti as poses muito "teatrais".. podes criar um clima de descontração onde o modelo fique mais à vontade e seja ele mesmo ao invés de incorporar uma personagem.
também reparei que na grande maioria, o enquadramento é do tronco pra cima ou apenas no rosto.. precisarias variar em closes faciais, tronco, corpo inteiro e a pessoa integrada na paisagem como um todo.
Para um ensaio, seria interessante se planejar com o figurino. Levar mais roupas para criar um efeito como se fossem feitas em dias diferentes.
Algumas ficaram escuras.. coisa simples de resolver no LR;
Pra mim não funcionou. Mas está valendo o esforço e aprendizado.
Detalhe: minha opinião ... não se deixe abalar por ela.. o importante é o modelo e amigos gostarem.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2017, 09:42:29
Gabriel, acho que o colega acima já destacou bem os pontos onde poderia ser melhor, então apenas gostaria de destacar que já dá para notar uma melhora legal em comparação com o outro ensaio que postou aqui. O caminho na fotografia é longo e, por ora, difícil, mas você está no caminho certo. Parabéns :ok:

Continue estudando e clicando.


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2017, 09:52:51
Gabriel,
bacana sua preocupação em melhorar o estilo.
O que achei?
Tudo muito verde.. praticamente todas (senão todas) o fundo é verde.
Também não curti as poses muito "teatrais".. podes criar um clima de descontração onde o modelo fique mais à vontade e seja ele mesmo ao invés de incorporar uma personagem.
também reparei que na grande maioria, o enquadramento é do tronco pra cima ou apenas no rosto.. precisarias variar em closes faciais, tronco, corpo inteiro e a pessoa integrada na paisagem como um todo.
Para um ensaio, seria interessante se planejar com o figurino. Levar mais roupas para criar um efeito como se fossem feitas em dias diferentes.
Algumas ficaram escuras.. coisa simples de resolver no LR;
Pra mim não funcionou. Mas está valendo o esforço e aprendizado.
Detalhe: minha opinião ... não se deixe abalar por ela.. o importante é o modelo e amigos gostarem.


Vou pontuar algumas coisas ok?

Gosto de verde, e o fundo obviamente será verde nesse ensaio, pois era uma trilha no meio da mata.
Em relação ao modelo, ele tem vergonha do sorriso e por ele só tiraria fotos de costas, não foi uma coisa fácil o sorriso parecer pelo menos 10% real, e por isso pareceu teatral. O que fazer então quando o modelo ser ele mesmo simplesmente não funciona pro ensaio ?
Realmente em relação aos enquadramentos, preciso pegar mais de corpo inteiro, fugi bastante disso, ainda é uma ideia que não aceitei muito bem essa de enquadrar o corpo todo, mas precisa ser feito.
Essa ideia de ter que parecer dias diferentes é uma ideia que não aceito ainda, não acho que seria uma obrigatoriedade, e nem vejo todos fotógrafos a fazerem, acredito que seja uma opinião pessoal sua, certo ?

Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2017, 09:54:08
Gabriel, acho que o colega acima já destacou bem os pontos onde poderia ser melhor, então apenas gostaria de destacar que já dá para notar uma melhora legal em comparação com o outro ensaio que postou aqui. O caminho na fotografia é longo e, por ora, difícil, mas você está no caminho certo. Parabéns :ok:

Continue estudando e clicando.

Leandro, obrigado por comentar! Muito obrigado, é bem legal ler isso, também concordo que deu uma melhoradinha em relação ao outro haha Mas ainda não estou bom o bastante para me profissionalizar, então, foco no estudo.
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2017, 10:02:24

Vou pontuar algumas coisas ok?

Gosto de verde, e o fundo obviamente será verde nesse ensaio, pois era uma trilha no meio da mata.

ok, mas ficou meio exagerado (minha opinião)

Em relação ao modelo, ele tem vergonha do sorriso e por ele só tiraria fotos de costas, não foi uma coisa fácil o sorriso parecer pelo menos 10% real, e por isso pareceu teatral. O que fazer então quando o modelo ser ele mesmo simplesmente não funciona pro ensaio ?

aí entra a parte da direção de fotografia.. você bater um papo, descontrair... geralmente o pessoal consegue extrair o melhor resultado no final do ensaio quando a pessoa já perdeu a vergonha e a timidez.. então uma ideia é fazer alguns clicks sem muita pretensão apenas para fazer ele se soltar.


Realmente em relação aos enquadramentos, preciso pegar mais de corpo inteiro, fugi bastante disso, ainda é uma ideia que não aceitei muito bem essa de enquadrar o corpo todo, mas precisa ser feito.

ajuda a quebrar a monotonia para quem ve as fotos


Essa ideia de ter que parecer dias diferentes é uma ideia que não aceito ainda, não acho que seria uma obrigatoriedade, e nem vejo todos fotógrafos a fazerem, acredito que seja uma opinião pessoal sua, certo ?

Assim como no parágrafo acima, ajuda a tornar as fotos menos cansativas.. tipo 40, 50 com o mesmo figurino enjoa. Mas como você disse, é questão de gosto pessoal.



 :ok:


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2017, 10:07:56
Muito obrigado pelos conselhos. Fiz ele tirar o casaco justamente pra diferenciar um pouquinho. Quando eu for realizar outro ensaio que não seja na mata, vou querer ler sua opinião.
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2017, 12:55:13
Fala, Gabriel!

Nota-se evolução entre os ensaios, meu caro. Algumas fotos firam realmente boas - 2, 11, 16 e 24, por exemplo.

Gostei muito de explorou os ângulos e a tridimensionalidade nas fotos, incluindo elementos no primeiro plano.

Considerações só merecem quanto à subexposição e ao formato dos quadros em algumas. Não sei que proporção usou na foto 4. Nem é quadrada nem segue as proporções mais usuais.

Valeu!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2017, 14:26:24
Fala, Gabriel!

Nota-se evolução entre os ensaios, meu caro. Algumas fotos firam realmente boas - 2, 11, 16 e 24, por exemplo.

Gostei muito de explorou os ângulos e a tridimensionalidade nas fotos, incluindo elementos no primeiro plano.

Considerações só merecem quanto à subexposição e ao formato dos quadros em algumas. Não sei que proporção usou na foto 4. Nem é quadrada nem segue as proporções mais usuais.

Valeu!

Obrigado por estar aqui comentando de novo, Kleber! Fico contente por ter gostado das fotos, me preocupei bem mais com a composição depois daquele outro ensaio lá. A subexposição acaba sendo resultado do meu monitor, preciso ficar editando e olhando o resultado final no celular para ter uma noção básica da exposição. Em algumas das fotos o horizonte estava desalinhado, me obrigando a realizar o crop. Quanto as proporções, algumas tiveram obstáculos que desviaram a atenção do observador, me obrigando a cortar, em específico na foto 4, tinha uma árvore a esquerda que estava estragando-a. Quais são as proporções mais comuns ? Nunca me atento a isso.
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2017, 14:49:15
Obrigado por estar aqui comentando de novo, Kleber! Fico contente por ter gostado das fotos, me preocupei bem mais com a composição depois daquele outro ensaio lá. A subexposição acaba sendo resultado do meu monitor, preciso ficar editando e olhando o resultado final no celular para ter uma noção básica da exposição. Em algumas das fotos o horizonte estava desalinhado, me obrigando a realizar o crop. Quanto as proporções, algumas tiveram obstáculos que desviaram a atenção do observador, me obrigando a cortar, em específico na foto 4, tinha uma árvore a esquerda que estava estragando-a. Quais são as proporções mais comuns ? Nunca me atento a isso.

Olha esse tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=127053.0

Se usa o Lightroom na pós, a própria ferramente de crop já tem uma lista com os quadros mais usuais.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367