Autor Tópico: Melhor camera até 1500 reais p/ viagem  (Lida 9348 vezes)

alanoe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 02 de Maio de 2017, 09:08:48
Ja tenho um Galaxy S6, uma Gopro Hero 4 Silver uma Fuji de 16 MP e 5x de zoom otico (nao lembro o modelo agora), mas que nao possui controles manuais. A camera do S6 é razoavelmente boa mas nao tem zoom otico. Gostaria de trocar a minha simples camera digital Fuji compacta por uma um pouco melhor.

Gostaria de uma camera com as seguintes caracteristicas para levar num mochilao pela America Latina:
* até 1500 reais
* razoavelmente leve (até meio kg)
* zoom ótico maior ou igual a 15x (para fotos de paisagens)
* capacidade de tirar fotos razoaveis à noite
* controles manuais (fiz um cursi de fotografia onlinr recente e quero praticar)

Nao pratico macrofotografia. Ja tenho uma GoPro pra tirar fotos com lentes olho de peixe e praticando esportes, entao essa camera nao precisa ser otima nesse quesito.

Gostei da Canon SX 60, mas o preço dela é muito alto para mim nesse exato momento.

O que vcs sugerem? Obrigado desde ja.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2017, 11:03:22
Tem outras da Canon que são mais em conta. Não tô lembrando agora a linha, mas é a linha abaixo da SX xxhs.
Se der uma olhada no site da canon, acho que vai vê-la por lá. Mesmo se estiver acima dos 1500, em outros lugares vc certamente encontrará dentro desse valor.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2017, 11:37:40
Para fotos melhores a noite uma superzoom não ajuda muito, pois tem sensor pequeno (deve ser mesmo tamanho da sua Fuji). Câmeras superzoom em termos de sensor e qualidade de imagem são a mesma coisa que câmeras compactas porém com uma lente zoom de maior alcance.

Se você busca uma câmera com qualidade de imagem, principalmente a noite, recomendaria uma DSLR ou mirrorless de entrada, porém no seu budget acho que só daria para a câmera com lente do kit. Para adicionar uma lente zoom de longo alcance teria que investir um pouco mais para comprar esta lente.  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2017, 11:52:13
Para fotos melhores a noite uma superzoom não ajuda muito, pois tem sensor pequeno (deve ser mesmo tamanho da sua Fuji). Câmeras superzoom em termos de sensor e qualidade de imagem são a mesma coisa que câmeras compactas porém com uma lente zoom de maior alcance.

Se você busca uma câmera com qualidade de imagem, principalmente a noite, recomendaria uma DSLR ou mirrorless de entrada, porém no seu budget acho que só daria para a câmera com lente do kit. Para adicionar uma lente zoom de longo alcance teria que investir um pouco mais para comprar esta lente.  :ok:

o cara quer uma câmera pequena, leve...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2017, 12:25:23
Uma D3100 + lente do kit + 55-200 usadas você deve conseguir com essa grana, não é exatamente um kit leve, mas não chega a ser impraticável.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2017, 14:03:05
Se não fosse pelo zoom, te indicaria uma Canon G15 ou G16
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


alanoe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2017, 09:03:32
Obrigado por todas as sugestoes. Como eu disse inicialmente, uma DSLR nao é o que desejo no momento; geralmente sao mais pesadas, mais caras e exigem o trabalho de ficar trocando lentes pra valer a pena.

Tem outras da Canon que são mais em conta. Não tô lembrando agora a linha, mas é a linha abaixo da SX xxhs.

Obrigado pela dica, Helena! Gostei bastante da Canon SX 530 HS e as Canon SX 7x0 HS, mas essas ultimas infelizmente nao vendem no Brasil atualmente. A Canon SX 530 HS sai por aprox 1200 reais em lojas virtuais brasileiras. Tb achei modelos interessantes na faixa de preço que desejo da Samsung (ex2f, wb800f, wb850f) e Panasonic (gf8, gf6, fz80, lf1, zs45), mas tb nao vendem no Brasil, entao desisti deles.

Uma duvida que surgiu hoje. Uma amiga recomendou a Samsung Galaxy e gostei dos reviews que li dela. O preço está um pouco acima do que eu desejava gastar (1700 reais), mas eu conseguiria fazer esse sacrificio e esticar o orçamento se valesse a pena. Uma comparação entre a Samsung Galaxy e a Canon SX 530 HS: http://cameradecision.com/compare/Samsung-Galaxy-Camera-vs-Canon-PowerShot-SX530-HS . Grande duvida: vale os 500 reais de diferença?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2017, 09:11:39
Não sei como é a câmera desse telefone. Tem controles manuais?? Ali em cima, vc pontua exatamente a falta de controle manual como defeito da sua câmera fotográfica digital, e por isso a intenção de trocar por algo que te ofereça esse controle. Se o celular não tem controle manual (sei que a LG tem modelos não só com controle manual, como também com foto em RAW), sinceramente, não acho que vale pagar mais pra ficar na mesma.
Eu particularmente não uso celular como instrumento principal de fotos. É ótimo pra quebra galho, mas pra mim, foto "séria" só com câmera fotográfica.
Aí já é com vc. Se quer controle manual, ou parte pra um celular que te ofereça isso ou compra uma câmera. Se já tá considerando trocar por um celular com câmera melhor, aí já não posso ajudar muito pois não estou tão por dentro do assunto, já que telefone pra mim é mais pra acessar internet fora de casa do que qualquer outra coisa.
« Última modificação: 03 de Maio de 2017, 09:14:37 por Helena Bsb »


alanoe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2017, 10:09:56
Não sei como é a câmera desse telefone.

Eu deveria ter explicado: a Samsung Galaxy é uma camera digital, nao um telefone celular.

http://www.samsung.com/pt/consumer/cameras-and-camcorders/cameras/galaxy-cameras/EK-GC100ZKATCL/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2017, 10:14:13
aaah, tá, hehe.
É, não conheço essa câmera... só procurando mesmo avaliações dela na internet.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2017, 10:49:24
Você tem certeza que precisará o zoom?  :ponder:
Minha primeira câmera foi uma super zoom, e no final utilizava muito pouco o zoom...

Pergunto pq é apenas isso que você ganhará com essas câmeras... qualidade de imagem não é uma diferença significativa da sua Fuji e nem do seu S6 (que permite fotografar em modo manual e em RAW).


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2017, 12:34:20
Cara, apesar de usar Nikon, gosto também da marca Fujifilm e ela tem uma séria chamada HS, que tem diversos modelos, onde eu lhe indicaria a HS30 EXR, que é de 16mp e tem zoom de 30 vezes.

Ela tem pegada boa, bastante opções de controles manuais e creio que você consegue uma dessas por algo em torno deste valor, caso a ideia também seja pegar uma câmera usada.

No mercado livre você também acha a SL310, que é um modelo "inferior", mas com mesmo zoom e resolução, porém você já consegue por algo em torno de R$ 1.000,00, mas nova.
« Última modificação: 03 de Maio de 2017, 12:34:40 por marciodeluca »
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


alanoe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2017, 21:48:48
Acabei encontrando uma Canon SX710 HS por 1450 reais no Mercado Livre e comprei, um dos melhores custo-beneficios na casa dos 1500 reais IMHO. Tem tudo que eu desejo: peso leve (270 g), zoom otico legal (30x), estabilizador de imagem otico, resolucao alta (20 MP), ISO maximo decente (3200), velocidade maxima de abertura legal (1/3200 s), detecção facial e conexao wireless. Supera os modelos que eu estava mais interessado até entao (a Canon SX530 HS e a Samsung Galaxy), segundo a comparação do cameradesign.com:
http://cameradecision.com/compare/Canon-PowerShot-SX530-HS-vs-Canon-PowerShot-SX710-HS
http://cameradecision.com/compare/Samsung-Galaxy-Camera-vs-Canon-PowerShot-SX710-HS


Você tem certeza que precisará o zoom?  :ponder:
Minha primeira câmera foi uma super zoom, e no final utilizava muito pouco o zoom...

Pergunto pq é apenas isso que você ganhará com essas câmeras... qualidade de imagem não é uma diferença significativa da sua Fuji e nem do seu S6 (que permite fotografar em modo manual e em RAW).

Pensei bem na sua pergunta e acho importante ter um zoom otico de pelo menos 3x em algumas situacões. Mais que isso realmente nao é fundamental. IMHO a grande limitação das cameras da grande maioria dos celulares (inclusive o S6) é nao ter zoom otico, o zoom digital deixa a foto muito pixelada.

Em relação a Fuji, a minha camera era uma JX425, um modelo simples de P&S com zoom otico e melhor custo beneficio que encontrei em 2012 por aprox 400 reais. Ela nao tem estabilizador de imagem otico, controles manuais, conexao por wireless nem detecção facial. Apenas por essas razoes eu ja acho que um upgrade vai valer a pena. Aqui está a comparação entre a Canon SX710 que comprei e a Fujifilme Finepix JX550 (um modelo mto proximo da JX425 que usei na comparação pois a JX425 nao existe no banco de dados do cameradecision.com) para comprovar que existe uma grande diferença entre as duas cameras:
http://cameradecision.com/compare/Fujifilm-FinePix-JX550-vs-Canon-PowerShot-SX710-HS

Gostei das Canon S60, G9X e G15. Elas certamente são cameras melhores que a Canon que comprei, mas elas custam a partir de 2000 reais e estavam fora do meu orçamento.

Cara, apesar de usar Nikon, gosto também da marca Fujifilm e ela tem uma séria chamada HS, que tem diversos modelos, onde eu lhe indicaria a HS30 EXR, que é de 16mp e tem zoom de 30 vezes.

Ela tem pegada boa, bastante opções de controles manuais e creio que você consegue uma dessas por algo em torno deste valor, caso a ideia também seja pegar uma câmera usada.

No mercado livre você também acha a SL310, que é um modelo "inferior", mas com mesmo zoom e resolução, porém você já consegue por algo em torno de R$ 1.000,00, mas nova.

Gostei da Fujifilm HS30 EXR, mas quero comprar uma camera nova. Por a HS30 ser mais antiga, é dificil encontra-la nova para comprar. Vi que ela foi substituida pela HS35 e HS50, mas a HS35 está a partir de 500 dolares na Amazon. Assim sendo, essa camera nao cabe no meu orçamento. De qq forma, nao encontrei nem a HS30 nem a HS35/HS50 para vender no Brasil.

Gostei da Fujifilm SL310 tb. Realmente encontrei ela por aprox 1000 reais no Mercado Livre e assim sendo ela caberia no meu orçamento. As vantagens em relação a Canon SX710 HS são o viewfinder e a possibilidade de usar flash externo. A desvantagem é que ela pesa mais que o dobro do que a Canon SX710 HS e nao tem conexao wireless. Como o tamanho e peso são um criterio importante para mim nesse momento, escolhi a Canon SX 710 HS msm.
« Última modificação: 03 de Maio de 2017, 22:01:04 por alanoe »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 04 de Maio de 2017, 15:39:22
Reforçando o que o pessoal comentou, tenha em mente que qualquer superzoom dessa vai agregar basicamente o tal zoom legal de 30x comparando com o que você consegue hoje num bom celular, além de melhor ergonomia (corpo maior) e alguns controles e funções. Em contrapartida, perderá em abertura máxima para fotos com pouca luz e em praticidade por ter que carregar um equipamento a mais. Ou seja, avalie se estes pontos positivos realmente compensam o investimento. Digo isso pois, já tive superzoom e aos poucos fui vendo que não precisava do zoom gigantesco, nem de carregar algo grande assim para fotos de viagem. Hoje tenho uma RX100 para viagens, com "apenas" uma 24-70 equivalente (o tal zoom de uns 3x que você mencionou) e várias funções interessantes, além de um sensor maior que o das compactas e celulares. Nessa linha de raciocínio, particularmente pegaria ao menos alguma câmera com sensor de 1/1.7", como o da G15 que você chegou a verificar. Ou se não precisasse de algo tão compacto, uma mirrorless baratinha tipo as antigas Sony NEX-3: volta e meia aparece alguma por menos de mil reais.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2017, 08:27:41
Grande cometário Elder e apenas complementando o que você falou, por se tratar de uma câmera para uso em viagens, a ideia que vem na cabeça é para fotografias de paisagem, o que não demandaria um grande zoom (15x como ele cita) - não sei exatamente o que ele quer fotografar com um zoom desses, mas penso que é um investimento que deve ser bem pensado, pois nada em fotografia é barato.

Eu tenho uma 1J1 da Nikon que é um mirroless bem legal - comprei pela curiosidade por este tipo de câmera e hoje é minha câmera para fotografias quando vou para o centro de SP ou quando quero ser mais discreto ao fotografar.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.