Autor Tópico: Pra quem entende de elétrica - carregador de bateria estourou  (Lida 1379 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Pessoal, ontem eu estava carregando as baterias da minha lanterna (18650 3.7v), e o carregador explodiu. A carcaça não estilhaçou, mas foram dois estouros e saiu fumaça. Abri o carregador e lá dentro formou-se uma pequena zona.
Pergunto: isso pode ter afetado as pilhas? Aliás, isso pode ter sido causado pelas pilhas?
Em tempo, o carregador estava num filtro de linha ("régua"), com outras duas tomadas ligadas, inclusive meu lindo e novíssimo carregador de pilhas La Crosse, que nada sofreu. Depois liguei uma lâmpada na tomada onde o carregador explodiu, e estava funcionando normalmente. Aparentemente foi coisa do carregador mesmo.
Enfim, pode ter danificado as baterias? Pior é que isso aconteceu com no máximo 10 minutos de carga, as pilhas nem chegaram a carregar, sendo que eu levaria a lanterna pra uma saída fotográfica no meio do mato que tenho esse fim-de-semana (sem tempo de adquirir novas, ainda bem que tenho outra lanterna não tão boa, mas que quebrará o galho).
« Última modificação: 28 de Abril de 2017, 09:14:07 por Helena Bsb »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2017, 10:09:14
Poder, pode. Esse é o grande problema de carregadores e baterias genéricos.

Essas baterias tipo ultrafire são marotas. As boas tem um chip interno que controla a carga mas muitas não tem.
O mesmo ocorre com carregador. Uma das duas pontas obviamente falhou, e só testando as baterias para saber.
Mas obviamente pode ter sido só o o carregador.

Aconteceu o mesmo comigo com um conjunto da baterias genéricas da marca Soshine e um carregador igualmente genérico. Uma das baterias morreu, e 3 estão boas. Desse dia em diante nunca mais comprei nada de bateria e carregador genéricos.

« Última modificação: 28 de Abril de 2017, 10:10:05 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2017, 12:10:24
Realmente só tem como saber testando as pilhas.

É importante nunca sair de perto quando carregar equipamentos genéricos, ou colocá-los bem longe de qualquer material inflamável. Não é incomum um incêndio iniciar por causa de falhas em carregadores e baterias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2017, 12:17:18
Realmente só tem como saber testando as pilhas.

É importante nunca sair de perto quando carregar equipamentos genéricos, ou colocá-los bem longe de qualquer material inflamável. Não é incomum um incêndio iniciar por causa de falhas em carregadores e baterias.

Pois é.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2017, 12:32:59
Pior é que esse carregador e pilhas, vieram com a lanterna mesmo. Agora comprei um genérico, não tive pra onde correr...
Mas a partir de agora, ficarei atenta. Quando chegar o novo carregador, testo as pilhas e nunca mais deixo carregando sozinho!!
Obrigada pelas dicas!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2017, 12:35:51
Pois é Helena, outro dia comentei aqui sobre uma bateria Wassabi ter lambido ao ser recarregada.