Autor Tópico: Picture Style influencia em fotos Raw?  (Lida 9023 vezes)

Douglas Martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
  • instagram.com/p/BPFr0rdgkOE/?taken-by=
Online: 04 de Maio de 2017, 02:33:03
Fala, pessoal
Não sei exatamente se essa dúvida já foi sanada aqui, mas preciso entender:
O picture style da Canon também modifica as fotos tiradas em Raw ou somente vídeos e/ou fotos em Jpeg?

Fiz um teste fotografando o mesmo assunto mas com cada foto possuindo um picture style diferente, todos em raw, mas ao passar pro computador e jogar no Photoshop não vi alteração nenhuma dentre elas.
OBS: Sei que Raw é referente à imagem crua, etc, mas mesmo assim pensei que o picture style influenciaria em alguma coisa.

Enfim, quem puder sanar essa dúvida boba, agradeço!  :ok:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2017, 04:23:58
Estes modificadores, inclusive WB, são para os jpegs.
JVc.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2017, 06:59:36
Vi um vídeo essa semana sobre isso é lá falava que influencia sim...
Só que como RAW é um "negativo" as alterações não são efetivadas até que você "revele" a foto...
No Lightroom, na aba revelação, a última opção em calibragem da camera você altera isso!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2017, 08:29:30
Não creia em tudo que lês ou ouves (ou assistes)... É necessário cjecar as fontes. RAW não sofre interferência destas configurações, pois trata-se da informação anterior à aplicação de tais modificações. Tanto o é que podemos mudar tal configuração na pós, tanto WB quanto outros esquemas de mudança de cor.
JVc.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2017, 09:03:56
Não creia em tudo que lês ou ouves (ou assistes)... É necessário cjecar as fontes. RAW não sofre interferência destas configurações, pois trata-se da informação anterior à aplicação de tais modificações. Tanto o é que podemos mudar tal configuração na pós, tanto WB quanto outros esquemas de mudança de cor.


Acho que não me expressei bem, mas foi exatamente o que eu tentei dizer!
O RAW é um negativo digital e para efetivar qualquer alteração é preciso revelar a foto... Antes de revelar é "apenas" um arquivo cru!
Para mudar o Picture Style é preciso ir no LR e escolher a opção em Calibrar Câmera (se não me engano, não estou com acesso ao LR agora)!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2017, 10:05:20
Só frisando que o arquivo RAW não é alterado.
Qualquer alteração é salva em um arquivo xml ou em um catalogo interno do editor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2017, 10:58:51
Até onde eu sei a única configuração da câmera que influencia no arquivo RAW é o black frame - redutor de ruído de longa exposição.

Todas os outros ajustes ou filtros oferecidos na camera se aplicam somente ao JPG, e como dito podem aparecer aplicados na imagem quando importadas no Lr apenas como uma sugestão, um preset que foi selecionado na hora do clique, como no caso do WB por ex.

Mas isso tudo é passível de ajuste uma vez que o arquivo cru é como é, contem as informações nativas, todo o resto é aplicado pós execução, mesmo dentro da própria camera.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2017, 11:03:02
Até onde eu sei a única configuração da câmera que influencia no arquivo RAW é o black frame - redutor de ruído de longa exposição.

Todas os outros ajustes ou filtros oferecidos na camera se aplicam somente ao JPG, e como dito podem aparecer aplicados na imagem quando importadas no Lr apenas como uma sugestão, um preset que foi selecionado na hora do clique, como no caso do WB por ex.

Mas isso tudo é passível de ajuste uma vez que o arquivo cru é como é, contem as informações nativas, todo o resto é aplicado pós execução, mesmo dentro da própria camera.

corretíssimo...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2017, 11:12:39
Mas e o Active D-Lighting da Nikon? Já li em lugares que ele altera o RAW (expondo pra esquerda) e já li que ele não altera o RAW, mas passa esta impressão, pois todos os programas de edição com exceção do da Nikon ignoram a informação de D-lighting, mostrando um arquivo sub-exposto.
« Última modificação: 04 de Maio de 2017, 11:17:07 por felipemendes »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2017, 11:20:27
Mas e o Active D-Lighting da Nikon? Já li em lugares que ele altera o RAW (expondo pra esquerda) e já li que ele não altera o RAW, mas passa esta impressão, pois todos os programas de edição com exceção do da Nikon ignoram a informação de D-lighting, mostrando um arquivo sub-exposto.

Não sei em relação à Nikon, mas na Canon tem o Highlight Tone Priority, que dizem afetar diretamente o RAW (ao contrário do Auto Light Optimization, que tem função mais ou menos análoga, mas afeta só o JPEG).
« Última modificação: 04 de Maio de 2017, 11:22:37 por Humberto Yoji »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2017, 13:57:55
Se apurar tem umas coisinhas que alteram o raw sim, na canon.

Iso 50 geralmente é via software e clipa os higlights.
E os isos quebrados:

Isos múltiplos de 125 são na verdade o menor iso anterior e com exposição aumentada por software, logo são bastante ruidosos.
Me contorço todo quando vejo alguém fotografando em iso 1000 ou 1250, melhor ir logo pra 1600.

Os múltiplos de 160 são o oposto, são o próximo iso inteiro com subexposição, logo tem menor ruido as acho que tambem pode clipar os highlights.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2017, 15:11:29
Isos múltiplos de 125 são na verdade o menor iso anterior e com exposição aumentada por software, logo são bastante ruidosos.
Me contorço todo quando vejo alguém fotografando em iso 1000 ou 1250, melhor ir logo pra 1600.

Os múltiplos de 160 são o oposto, são o próximo iso inteiro com subexposição, logo tem menor ruido as acho que tambem pode clipar os highlights.

Vangelis, eu li justamente o contrário. Que os múltiplos de 125 são o ISO acima com subexposição, e os múltiplos de 100 são o ISO abaixo com sobrexposição. Mas de todos os testes que eu fiz, a diferença não se traduz na prática, a diferença, se existe, é imperceptível.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 04 de Maio de 2017, 15:29:21
Iso 50 geralmente é via software e clipa os higlights.

Por isso as Fuji nem tem os modos Lo (ISO 100 e ISO 50) em RAW. Também não tem os modos Hi, somente 200-6400.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 04 de Maio de 2017, 15:47:54
Vangelis, eu li justamente o contrário. Que os múltiplos de 125 são o ISO acima com subexposição, e os múltiplos de 100 são o ISO abaixo com sobrexposição. Mas de todos os testes que eu fiz, a diferença não se traduz na prática, a diferença, se existe, é imperceptível.

Mas se vc ampliar a foto 1.000.000 de vezes vc vê muita diferença sim!  :shock:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 04 de Maio de 2017, 15:51:24
Acho que tudo já foi respondido.. Exceto que o uso do picture style pode simular como ficarão as fotos (mesmo fotografando em raw) com o uso da calibração de câmera do próprio fabricante e não o adobe standard... E, talvez, o software da Canon já aplique o perfil de forma automática ao baixar as fotos pra ele.. Mas no LR tem que escolher na mão mesmo..  :ok: