Autor Tópico: Picture Style influencia em fotos Raw?  (Lida 9073 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 04 de Maio de 2017, 16:18:56
Vangelis, eu li justamente o contrário. Que os múltiplos de 125 são o ISO acima com subexposição, e os múltiplos de 100 são o ISO abaixo com sobrexposição. Mas de todos os testes que eu fiz, a diferença não se traduz na prática, a diferença, se existe, é imperceptível.

Pelo que eu me lembro os múltiplos de 100 são os únicos nativos, sem sub e sem super exposição.
Vou procurar o artigo.

Edit:
https://petapixel.com/2011/05/02/use-iso-numbers-that-are-multiples-of-160-when-shooting-dslr-video/

125 e os múltiplos são os piores, são iso inferior com super exposição.

" ISO 125 is actually ISO 100 with a 1/3 stop digital exposure push, ISO 250 is ISO 200 with a 1/3 stop digital exposure push, etc. However, the 160-multiple ISOs are actually the cleanest not because they are "native", but because they are a result of a digital exposure pull. "

http://shootintheshot.joshsilfen.com/2010/05/13/canon-hd-dslr-native-iso/

Multiplo de 160 é praticamente ETTR.
« Última modificação: 04 de Maio de 2017, 16:25:48 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 04 de Maio de 2017, 16:41:53
E, talvez, o software da Canon já aplique o perfil de forma automática ao baixar as fotos pra ele..

Aplica sim


Pelo que eu me lembro os múltiplos de 100 são os únicos nativos, sem sub e sem super exposição.
Vou procurar o artigo.

Edit:
https://petapixel.com/2011/05/02/use-iso-numbers-that-are-multiples-of-160-when-shooting-dslr-video/

125 e os múltiplos são os piores, são iso inferior com super exposição.

" ISO 125 is actually ISO 100 with a 1/3 stop digital exposure push, ISO 250 is ISO 200 with a 1/3 stop digital exposure push, etc. However, the 160-multiple ISOs are actually the cleanest not because they are "native", but because they are a result of a digital exposure pull. "

http://shootintheshot.joshsilfen.com/2010/05/13/canon-hd-dslr-native-iso/

Multiplo de 160 é praticamente ETTR.

 :ok: :ok: :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 08 de Maio de 2017, 09:07:35
Pelo que eu me lembro os múltiplos de 100 são os únicos nativos, sem sub e sem super exposição.
Vou procurar o artigo.

Rapaz, desculpa subir de novo esse tópico e ainda mais sendo meio off-topic, mas acabei de me dar conta que tava confundindo tudo. Realmente, o que sempre li por aí é isso mesmo, os ISOs múltiplos de 100 são os nativos. É que eu estava pensando do ISO 1600 como múltiplo de 160, e não de 100...  :D

Eu sempre uso mesmo os ISOs  1/3 abaixo dos nativos: 1250, 2500, 5000... É que a partir dos ISOs 1250, 1600, 2000, essa coisa de múltiplos se confunde, e aí inverte tudo. E como eu praticamente só uso ISOs a partir de 1250...

 :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 08 de Maio de 2017, 10:28:55
Rapaz, desculpa subir de novo esse tópico e ainda mais sendo meio off-topic, mas acabei de me dar conta que tava confundindo tudo. Realmente, o que sempre li por aí é isso mesmo, os ISOs múltiplos de 100 são os nativos. É que eu estava pensando do ISO 1600 como múltiplo de 160, e não de 100...  :D

Eu sempre uso mesmo os ISOs  1/3 abaixo dos nativos: 1250, 2500, 5000... É que a partir dos ISOs 1250, 1600, 2000, essa coisa de múltiplos se confunde, e aí inverte tudo. E como eu praticamente só uso ISOs a partir de 1250...

 :ok:

Acho que múltiplo não é o termo preciso.
Seriam mais escalas de iso, pensando em stops, começando em 100, 125 e 160.
Talvez chamar de exponenciais do iso x  :ponder: :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 08 de Maio de 2017, 10:31:36
Acho que múltiplo não é o termo preciso.
Seriam mais escalas de iso, pensando em stops, começando em 100, 125 e 160.
Talvez chamar de exponenciais do iso x  :ponder: :hysterical:

Bem isso, kkk...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 08 de Maio de 2017, 15:12:42
Mas isso vale pra qualquer fabricante? Porque eu tava procurando sobre o assunto, e parece que os fabricantes nem conseguem concordar sobre o que é ISO 100...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 08 de Maio de 2017, 15:18:44
Mas isso vale pra qualquer fabricante? Porque eu tava procurando sobre o assunto, e parece que os fabricantes nem conseguem concordar sobre o que é ISO 100...

Os testes que vi foram só pra canon, em cima da linha 5d e de alguma XXD.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 08 de Maio de 2017, 17:45:34
Os testes que vi foram só pra canon, em cima da linha 5d e de alguma XXD.

Aqui idem


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #23 Online: 01 de Setembro de 2017, 21:48:10
Então só pra bater o martelo sobre os Pictures Styles... não tem interferencia no arquivo RAW. Mas se eu fotografar em JPEG+RAW ele influência no JPEG? E porque os LR não apresenta todos os Pictures Styles da câmera??
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 02 de Setembro de 2017, 07:46:13
Então só pra bater o martelo sobre os Pictures Styles... não tem interferencia no arquivo RAW. Mas se eu fotografar em JPEG+RAW ele influência no JPEG? E porque os LR não apresenta todos os Pictures Styles da câmera??

Sim, o JPG da camera é exatamente o PS escolhido.
Porque provavelmente a Adobe não acha que valha a pena o esforço, são muitos estilos para muitas câmeras.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #25 Online: 12 de Setembro de 2017, 14:44:54
Entrando na discussão aqui... picture style não influencia, mas na prática pode influenciar causando um erro de captura. Se você usa uma um picture style que, por exemplo, contrasta mais a foto, a foto no live view (é um JPEG gerado instantaneamente) vai ser mais contrastada, e o histograma vai refletir isso. Se você usa o histograma para fazer a fotometria, pode achar que uma parte da foto já esta estourada, quando na verdade ainda não está. ou vice-versa.

Resumindo, se você usar o picture style "neutro" você tem o histograma mais preciso.

Quem fotografa em RAW e usa o histograma para fotometrar deve deixar a câmera o mais neutra possível.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 12 de Setembro de 2017, 15:15:29
Então só pra bater o martelo sobre os Pictures Styles... não tem interferencia no arquivo RAW. Mas se eu fotografar em JPEG+RAW ele influência no JPEG? E porque os LR não apresenta todos os Pictures Styles da câmera??

Pesquisei sobre o isso esses dias (para Nikon) mas o resultado é o mesmo. os Picture Styles que o Lightroom tem como base são apenas os "padrões" os customizados que você alterou não são visualizados no Lightroom, no Dpreview que li a discussão uma pessoa disse que não é possível se não impossível, pois seria a mesma coisa que a Nikon revelar todo o conversor RAW > JPG pra Adobe o que não seria interessante.

Todavia tem programas específicos das marcas que são capazes de ler o Picture Style customizado e converter "revelar" a foto idêntica ao programada na câmera.

Do mais o Lightroom só vai ter as calibrações padrão da câmera. a qual você pode verificar em uma das subpastas onde o Lightroom está instalado, lá tem todas as câmeras e as calibrações de todas elas.

Confesso que fiquei um pouco decepcionado com isso, pois seria interessante configurar o JPG do jeito que a gente gosta e ainda ter a possibilidade de ter o RAW calibrado do jeito que foi fotografado assim daria apenas pra se necessário dar uns retoques no RAW mas pena que ainda não é possível isso.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 12 de Setembro de 2017, 15:31:14
Entrando na discussão aqui... picture style não influencia, mas na prática pode influenciar causando um erro de captura. Se você usa uma um picture style que, por exemplo, contrasta mais a foto, a foto no live view (é um JPEG gerado instantaneamente) vai ser mais contrastada, e o histograma vai refletir isso. Se você usa o histograma para fazer a fotometria, pode achar que uma parte da foto já esta estourada, quando na verdade ainda não está. ou vice-versa.

Resumindo, se você usar o picture style "neutro" você tem o histograma mais preciso.

Quem fotografa em RAW e usa o histograma para fotometrar deve deixar a câmera o mais neutra possível.

x2
muito interessante seu comentário.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #28 Online: 12 de Setembro de 2017, 15:39:58
Entrando na discussão aqui... picture style não influencia, mas na prática pode influenciar causando um erro de captura. Se você usa uma um picture style que, por exemplo, contrasta mais a foto, a foto no live view (é um JPEG gerado instantaneamente) vai ser mais contrastada, e o histograma vai refletir isso. Se você usa o histograma para fazer a fotometria, pode achar que uma parte da foto já esta estourada, quando na verdade ainda não está. ou vice-versa.

Resumindo, se você usar o picture style "neutro" você tem o histograma mais preciso.

Quem fotografa em RAW e usa o histograma para fotometrar deve deixar a câmera o mais neutra possível.

Ou seja: Se vc fotografa em RAW não tem sentido aplicar esses automatismos que podem na real prejudicar o resultado.

Já percebi que mesmo trabalhando sem qualquer modificador ( as vezes nem o black frame ) alguns resultados apresentados no LCD com o histograma, aparecem com perdas, que depois no Lr, através do RAW, elas não estão lá no arquivo.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 12 de Setembro de 2017, 15:45:16
Ou seja: Se vc fotografa em RAW não tem sentido aplicar esses automatismos que podem na real prejudicar o resultado.

Já percebi que mesmo trabalhando sem qualquer modificador ( as vezes nem o black frame ) alguns resultados apresentados no LCD com o histograma, aparecem com perdas, que depois no Lr, através do RAW, elas não estão lá no arquivo.

mas no caso do Liveview na DSLR já é uma emulação do que é RAW após ter sido interpretado pela câmera. acho que só uma Mirrorless seria mais fiel no Liveview.
Ou também não?  :shock:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.