Autor Tópico: Ajuda com Câmera Médio Formato Antiga  (Lida 3314 vezes)

a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 07 de Maio de 2017, 12:45:00
Boa tarde, amigos.
Sempre levei minhas câmeras de filme para manutenção na Optimar (da falecida amiga, Dna Ieda) e, após seu falecimento, desejei adquirir algo que fosse dela, e mantivesse sua lembrança viva em meu acervo.

Na última semana acabei, através de sua neta, adquirindo o que eu achava ser um ampliador fotográfico LEITZ. Acreditava que algo estava faltando (o emissor de luz) mas não tinha dúvidas que se tratava de um ampliador.



Chegando em casa e avaliando melhor, descobri que se tratava de uma câmera grande formato, e fiquei sem ar.











Não entendo absolutamente nada de grande formato e quero pesquisar tudo o que for possível sobre meu item. Achei pouca coisa na internet e tudo que sei até agora é que:
- meu obturador é um ILEX Nº4 Universal e funciona perfeitamente;
- a lente é uma ILEX Paragon Anastigmat de 12" f/6.3 Serie S;
- a montagem, me pareceu ser para macrofotografia, mas tentei focar com um objeto no tripé e não dá;
- as partes em madeira da câmera são LEITZ WETZLAR e tem uma placa do que me parece ser o importador "Luiz Fernando & Cia Ltda";
- o vidro onde se forma a imagem não é original, trata-se de um vidro fosco com marcações feitas à lápis.

As dúvidas são muitas:
- é possível achar o vidro original pra ela?
- como faço pra tirar fotos com esta peça? pensei em colar o negativo no vidro, mas acho que deva existir uma outra placa que seja específica para esta finalidade;
- queria saber mais sobre a montagem (pedestal);
- queria saber aproximadamente o ano de fabricação, tenho os números de série da lente e da parte de madeira da câmera;

Enfim, qualquer informação que possa ter, me ajudará imensamente. Me desculpem se as dúvidas são básicas mas, não entendo absolutamente nada de grande formato, ainda mais quando se trata de uma antiguidade dessas.

Abraços

Alexandro



Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


jpdias

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2017, 13:17:11
Acho que o correto é vc tirar o vidro despolido e colocar a chapa, deve estar faltando um suporte para isto


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2017, 20:45:52
Então, o despolido fica preso a uma moldura de madeira, que é removível da câmera. Acredito sim que deva existir uma outra moldura igual com fundo escuro e algum lugar pra prender o filme, mas essa peça não veio.
« Última modificação: 07 de Maio de 2017, 20:46:49 por a.wick »
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2017, 22:27:27
Isso é um "copy stand" , para cópia de documentos ou fotografias.

O que você tem é o despolido para focalizar. Precisa ter o suporte/compartimento para filme, seja placa ou folha, de 4x5"



a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2017, 14:29:10
Isso é um "copy stand" , para cópia de documentos ou fotografias.

O que você tem é o despolido para focalizar. Precisa ter o suporte/compartimento para filme, seja placa ou folha, de 4x5"

Obrigado pela informação!
Através dela pesquisei um pouco mais e descobri que é uma câmera "Frankenstein".
http://www.leitzmuseum.org/getleitzmisc.html

Então eu tenho:
- montagem original Leitz (impressionante a precisão mecânica do material), para macrofografia e da década de 1920: imaginava que esta montagem era pra macro mas, como a lente não focalizava de jeito nenhum abortei a hipótese. Entretanto a lente não é original, o que explica a impossibilidade do foco para macro;
- a parte de madeira onde vai o despolido, também original Leitz da década de 1920;
- o despolido deve ter sido quebrado e substituíram por um vidro fosco com marcações à lápis;
- o fole não é original;
- a parte de madeira da frente da câmera (onde ficam presos lente e obturador) também não é original;
- lente e obturador são da marca americana ILEX, ainda não sei a período de fabricação, mas suspeito que também sejam dos anos 1920, ou próximo disso.
- originalmente a câmera vinha acompanhada de uma lupa, que era usada pra observar o despolido: servia para ajustar perfeitamente o foco. Mas esta lupa eu também não tenho.

Em resumo, é uma câmera para macrofografia que foi transformada em grande formato.

Os próximos passos são:
- fabricar uma, ou mais, chapas de madeira para negativos/cromos;
- comprar filmes disponíveis: pelo que tenho visto são bem difíceis de achar;
- procurar na internet itens originais (praticamente impossível, mas vamos lá!): queria achar pelo menos a lupa e o despolido.

Valeu!

Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/