Autor Tópico: Trocar uma D3200 por uma D90 - Vale a pena?  (Lida 3958 vezes)

leandroluz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 07 de Junho de 2017, 11:39:12
Bom dia pessoal, sou novo aqui no MF e tenho uma grande duvida, peço desculpas caso tenha criado o topico em lugar errado.
fotografia não é o meu ganha pão, mas já fiz e pretendo fazer alguns trabalhos (eventos e ensaios) alem do hobbie.
Comecei com uma Panasonic Super Zoom, passei para uma Nikon D3000 e atualmente estou com uma Nikon D3200 com a lente do kit 18-55. (esta hoje com 3.100 clicks)
gosto dela, porem acho o foco muito lento principalmente se usado com o flash dela, por esse motivo e somando com meu amadorismo acabo perdendo algumas fotos, pessoas tremem, a vela do aniversario se apaga e etc.

Um amigo tem uma D90 e eu brinquei um pouco com ela e gostei muito alem da ergonomia a rapidez do foco mesmo usado com o flash, me parece mais 'profissional' do que a D3200, confesso que gostei muito.

me surgiu agora uma pessoa interessada em trocar a minha D3200 por uma D90 com 27k clicks com a lente do kit 18-105.

em comparativos técnicos  que fiz em sites como Dpreview.com e cameravesuscamera.com.br a D3200 sempre ganha, mas nos comentarios de fotografos a maioria que vi prefere a D90.

Minha duvida é se nos tempos de hoje (2017) vale a pena essa troca, trocar uma camera mais moderna pois uma mais antiga porem que aguente melhor o tranco.

na opinião de voces, o que eu faço?

Agradeço desde já.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2017, 13:12:45
interessante, mas eu não trocaria não, a D3200 deveria ser mais veloz, talvez você necessite de outra lente que não a do kit, aí acho que vc ganharia mais.


Em tempo: Uma lente como a Sigma 17-70 2.8-4 Contemporary que tem um foco bem rápido e assertivo juntamente com um flash vão te ajudar mais !
« Última modificação: 07 de Junho de 2017, 13:13:26 por cfcsosa »


leandroluz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2017, 13:57:07
cfcsosa,
obrigado pela ajuda, nessa questão da lente eu não havia pensado, vou fazer um teste usando a lente da D90 desse meu amigo, acho que assim conseguirei saber se o problema esta no corpo ou realmente na lente, pois a dele eu sei que é muito rápida, pelo menos na D90.

uma coisa que me falaram que vale a pena na D90 é o motor de foco, mas ultimamente as lentes que tenho visto normalmente possuem motor de foco entao nao sei se realmente devo pesar isso

enquanto isso aguardo mais opiniões.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2017, 14:10:15
Pra mim, a única vantagem de ter a D90 é poder utilizar lentes sem motor de foco, mas em dias de hoje, não se isso é realmente vantagem, pois praticamente todas as lentes já saem de fábrica com motor de foco.

Eu acho que a D3200 é muito melhor, porém, pra quem começou lá atrás e teve uma D90, o romantismo muitas vezes vai fazer com que se prefira uma D90 em detrimento há uma infinidade de modelos mais novos - se você comparar as características técnica de ambas, verá que a D90 e a D3200 tem algumas características próximas, como tamanho de sensor e quantidade de disparos contínuos, mas daí pra frente a mais nova manda, pois tem uma faixa de ISO maior, maior resolução de imagem (quase o dobro da D90), peso menor, entre outros atributos e isso sem contar o a idade de cada uma delas.

Tive uma D90 e gosto muito dessa câmera, mas não acho que ela seja realmente melhor - faça como o cfcrosa disse: teste com outras lentes.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


leandroluz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2017, 14:32:30
Marciodeluca, obrigado pela resposta
realmente o motor de foco nos dias de hoje nao faz tanta diferença devido a maioria das lentes ja o possuirem, o que realmente fez eu ficar pensativo foi a questao de velocidade do foco, mas se com outra lente ficar rapida na D3200 ja vai fazer toda diferença, pois realmente as características da D3200 são superiores
 


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2017, 15:00:47
A D90 com a lente 18-105 citada realmente não vai adicionar muita coisa. Se fosse uma 35mm f/1.8 ou até mesmo uma 17-50/55, seria mais interessante. Mas a troca que lhe propuseram é um pouco seis por meia dúzia.

Acho que o sistema de foco da D90 é razoavelmente similar ao da D3200.


leandroluz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2017, 16:06:07
Legal felipe, agradeço


pamplona

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2017, 17:27:52
a lente 18-105 É horrível quer velocidade compra uma 35mm ou 50mm afs e seja feliz  :ok:
nikon d7100, lentes fixas afs 35mm 1.8 dx,afs- 85mm 1.8g, af180mm 2,8d, zoom 18-140mm, 55-200mmvr,flash sb 700


leandroluz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2017, 09:09:09
pamplona,

atualmente investir em lentes nao esta no meus proximos passos, até concordo contigo que a 18-105 nao seja la essas coisas, mas se ela é rapida na D90 deveria ser rapida tambem na D3200 correto?


pamplona

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2017, 09:23:04
Olha vou falar por mim, quando indico uma lente fixa seja 35 ou 50 mm é por alguns motivos simples
1 –  Compor a foto é mais simples e rápido
2 –  A busca do foco nestas lentes em situações diferentes é mais rápido que a 18-105, são lentes claras, quando falei que a 18-105 era horrível é porque a 18-140 realmente é melhor na busca do foco, as novas lentes da linha p parece que não funcionam na d90 sem atualização mas funcionam na 3100 em diante estou a verificar
3 – Da ao fotografo a chance de escolher no futuro o que gosta de fotografar, sem perder estas lestes ex; quero foto de paisagem vai depois de sigma 18-35, quero retrato vai de 85mm, urubu na arvore 400mm e assim vai :ok:
« Última modificação: 08 de Junho de 2017, 09:25:22 por pamplona »
nikon d7100, lentes fixas afs 35mm 1.8 dx,afs- 85mm 1.8g, af180mm 2,8d, zoom 18-140mm, 55-200mmvr,flash sb 700


leandroluz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2017, 09:30:38
Entendo,
um dia chegarei nesse nível rs
no momento realmente tenho outras prioridades e como fotografia não é o meu ganha-pao tenho que deixar esse investimento pra depois.
fiquei bem feliz quando peguei a D3200, embora nao seja uma super camera ja supera e muito a minha anterior (D3000).
unica coisa que me desanimou mesmo foi a questão da velocidade mas que realmente pode ser algo relacionado a lente e nao ao corpo.
vou testar daqui a pouco com a 18-105 que é a que eu tenho alcance sem ter que compra-la e vamos ver se tem alguma melhora em relação a minha 18-55
« Última modificação: 08 de Junho de 2017, 09:30:56 por leandroluz »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2017, 18:08:34
Entendo,
um dia chegarei nesse nível rs
no momento realmente tenho outras prioridades e como fotografia não é o meu ganha-pao tenho que deixar esse investimento pra depois.
fiquei bem feliz quando peguei a D3200, embora nao seja uma super camera ja supera e muito a minha anterior (D3000).
unica coisa que me desanimou mesmo foi a questão da velocidade mas que realmente pode ser algo relacionado a lente e nao ao corpo.
vou testar daqui a pouco com a 18-105 que é a que eu tenho alcance sem ter que compra-la e vamos ver se tem alguma melhora em relação a minha 18-55

Se você quer uma lente de kit veloz, troque suas duas lentes por uma 18-55
af-p.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Junho de 2017, 23:12:57
Bom dia pessoal, sou novo aqui no MF e tenho uma grande duvida, peço desculpas caso tenha criado o topico em lugar errado.
fotografia não é o meu ganha pão, mas já fiz e pretendo fazer alguns trabalhos (eventos e ensaios) alem do hobbie.
Comecei com uma Panasonic Super Zoom, passei para uma Nikon D3000 e atualmente estou com uma Nikon D3200 com a lente do kit 18-55. (esta hoje com 3.100 clicks)
gosto dela, porem acho o foco muito lento principalmente se usado com o flash dela, por esse motivo e somando com meu amadorismo acabo perdendo algumas fotos, pessoas tremem, a vela do aniversario se apaga e etc.

Um amigo tem uma D90 e eu brinquei um pouco com ela e gostei muito alem da ergonomia a rapidez do foco mesmo usado com o flash, me parece mais 'profissional' do que a D3200, confesso que gostei muito.

me surgiu agora uma pessoa interessada em trocar a minha D3200 por uma D90 com 27k clicks com a lente do kit 18-105.

em comparativos técnicos  que fiz em sites como Dpreview.com e cameravesuscamera.com.br a D3200 sempre ganha, mas nos comentarios de fotografos a maioria que vi prefere a D90.

Minha duvida é se nos tempos de hoje (2017) vale a pena essa troca, trocar uma camera mais moderna pois uma mais antiga porem que aguente melhor o tranco.

na opinião de voces, o que eu faço?

Agradeço desde já.


Pergunta: Já leu o manual de sua câmera? Todo?

Já usei uma 18-55mm em minha D3100 e nunca tive problemas de foco.
Experimente usar o foco no modo AF-C e  foco único. Usando o botão direcional, leve o ponto de foco onde deseja focar.
Funciona bem. Focar e recompor reduz a precisão do foco. Preste atenção na velocidade usada. Velocidades baixas costumam borrar a imagem.

Lembre da regra em que a velocidade deverá sempre ser igual ou maior à distância focal (para sensores Full Frame).
Para sensores APS ou DX, que é seu caso, o valor da distancia focal deve ser multiplicado por 1,5.
Ex: usando a zoom em 35mm: 35x1,5= 52,5 então deve-se usar 1/60 ou velocidades maiores (1/125).
Quando falou "as pessoas tremem" parece ser velocidade baixa. Use 1/125 ou 1/200 e flash se necessário.
A velinha se apagando é que você deve estar demorando muito para regular a câmera, isso talvez não seja problema da lente.
Quando você fala "com o flash dela" , se refere ao flash pop up da câmera?

Imprecisões de foco podem ocorrer ao usar aberturas grandes, o que não é o caso da lente do kit.

Embora muitos não gostem da 18-105mm eu também não tive problemas com esta lente, na D3100 e nem na minha D7100.
Claro que ela não tem a nitidez de uma 50mm mas é uma lente de qualidade aceitável.
Concordo com o colega que sugeriu a 18-140mm. Uma lente atual e com bom range, embora também um pouco escura, mas ótima para uso externo.

Recomendo testar a 18-105mm e observar os pontos que eu falei.


« Última modificação: 11 de Junho de 2017, 23:14:44 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


leandroluz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2017, 10:19:41
Hribeiro, obrigado pelas dicas.

na verdade eu descobri qual era o meu problema, chama-se amadorismo!!!!
testei com a 18-105 e a velocidade foi a mesma, mas passei a observar e raciocinar que o problema não estava no foco, pois o foco estava rápido e sim no disparo do obturador, ja havia feito testes com velocidades diferentes e nada havia mudado.
e ai num click, percebi o quanto eu estava sendo amador, na verdade o flash (pop-up) estava configurado com redução de olhos vermelhos e por esse simples motivo ocorria o atraso no disparo, ao regular o flash passou a funcionar como uma câmera de verdade.
É isso, vivendo e aprendendo.

Agradeço a todos pelas dicas e podem fechar o topico.

obs, ainda quer lentes melhores e mais rápidas, mas no momento a minha 18-55, sem minha 'burrice' ja vai ser bem util.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Junho de 2017, 11:22:58
Hribeiro, obrigado pelas dicas.

na verdade eu descobri qual era o meu problema, chama-se amadorismo!!!!
testei com a 18-105 e a velocidade foi a mesma, mas passei a observar e raciocinar que o problema não estava no foco, pois o foco estava rápido e sim no disparo do obturador, ja havia feito testes com velocidades diferentes e nada havia mudado.
e ai num click, percebi o quanto eu estava sendo amador, na verdade o flash (pop-up) estava configurado com redução de olhos vermelhos e por esse simples motivo ocorria o atraso no disparo, ao regular o flash passou a funcionar como uma câmera de verdade.
É isso, vivendo e aprendendo.

Agradeço a todos pelas dicas e podem fechar o topico.

obs, ainda quer lentes melhores e mais rápidas, mas no momento a minha 18-55, sem minha 'burrice' ja vai ser bem util.


É tão bom quando vemos uma evolução assim por aqui. Parabéns !