Autor Tópico: Problema com foco  (Lida 3204 vezes)

Jedi_vascaíno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 07 de Maio de 2017, 18:07:04
Pessoal, prazer.
Sou bem inexperiente ainda, mas já havia feito alguns trabalhos. Essa semana comprei uma Sigma 18-35mm f1.8 ART, pra usar com minha Nikon D5100. Acontece que fiz um aniversário de 2 anos no sábado, e as fotos ficaram muito mal focadas. Usei ISO 400, 1/80 e abertura 1.8 em todas as fotos. Dicas de qual o meu erro?


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2017, 18:23:20
Ppde ser Back / front focus.
De uma pesquisada sobre o significado disso e qualquer dúvida, se estiver na garantia, pede pra trocar por uma copia melhor.
E antes que eu esqueça, uma criança de 2 anos de mexe muito pra usar 80 e abertura 1.8.
« Última modificação: 07 de Maio de 2017, 18:25:00 por Pabllo Tacyanno »
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Jedi_vascaíno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2017, 18:43:05
Amigo, obrigado
Ppde ser Back / front focus.
De uma pesquisada sobre o significado disso e qualquer dúvida, se estiver na garantia, pede pra trocar por uma copia melhor.
E antes que eu esqueça, uma criança de 2 anos de mexe muito pra usar 80 e abertura 1.8.
Amigo, obrigado pela ajuda, vou olhar essa questão do front/back focus.
E, se não for abusar demais, pode analisar essas fotos? Estão sem tratamento. Talvez por elas você tenha uma ideia melhor do problema, a maioria ficou assim.

« Última modificação: 07 de Maio de 2017, 19:42:39 por Pictus »


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2017, 21:15:21
Olá. Nas 2 fotos eu percebo que o foco esta nos pneus da frente e onde esta o nome bento com alguma coisa de fundo azul e letras amarelas (á frente dos assuntos), na segunda acho ate que o foco saiu melhor nas lancheiras que estão em cima da mesa a minha esquerda (atras dos assuntinhos)
Acho que deve se certificar que focou no lugar certo, ou que recompôs corretamente (errei muito foco ainda a pouco tempo por causa disso), ou que a câmera terminou de focar por causa da baixa luz.
Não me parece problema de foco porque um saiu na frente do assunto e outro atras, a não ser que tenha errado o foco.
Aconselho estudar muito sobre flash e começar a levar contigo. Como eu havia falado antes, acho que a abertura máxima atrapalhou e a velocidade tbm (visto que vc falou que é inexperiente e então se aconselham velocidades bem pouco mais altas e depois vc vai baixando quando tiver mais confiante pra capturar mais luz ambiente.
Eu estou na fase de estudar muito sobre flash, os que estou usando e treinando são: 2x Yongnuo 568 e 2x Yongnuo 560 com rádios 622. Posso dizer que ajudam muito nessas horas.
Boa sorte, espero ter ajudado  :ok:
« Última modificação: 07 de Maio de 2017, 21:16:17 por Pabllo Tacyanno »
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2017, 00:39:52
Cavaleiro Jedi "VAscaino?" pra mim, na primeira foto, o foco está na quina da frente da mesa que está a direita no quadro, e, se você focou os pessoas atrás do bolo corretamente, o foco saiu muito, mais muito a frente do local correto, se tem certeza que fez o foco corretamente troca essa lente se ainda estiver no prazo.

Tem o tal do USB DOC da Sigma, mas não sei como funciona, e não sei se corrige esse desvio demasiado no foco.

Abs.



Jedi_vascaíno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2017, 01:22:06
Amigos, obrigado pelas respostas e pelos conselhos.
Não creio ser problema na lente mesmo, eu fotografei um ambiente residencial para uma decoradora, e ficou muito bom o foco.
Acho que é falta de experiência mesmo, não sei se por causa da iluminação ou do bolo alto, eu estava com dificuldade para focar, na hora do nervosismo eu tirei o foco de um ponto só e botei em área automática, acham que pode ser isso?
Quanto ao flash, eu coloquei um Speedlight SB 700 em cima da câmera, mas realmente não sei manuseá-lo, só coloco lá e pronto.
Alguma dica para estudar flash? Tipo livros, etc.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2017, 06:50:25
Ponto de foco automático em foto com 1.8? É muita loteria.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2017, 11:14:23
Recorrendo a um conselho que me deram quando eu comecei a usar DSLR, leia os manuais da câmera e do flash. Isso lhe dará uma ideia dos modos e pontos de foco disponíveis e como funciona cada um - o ideal é que use um modo em que você escolha o ponto de foco e não a câmera. No caso do flash, por exemplo, em ambientes escuros é possível usar o infravermelho do flash pra ajudar na focagem (se não me engano, a câmera deve estar seteada em AF-S com 1 ponto de foco). Enfim, os manuais da câmera e flash lhe darão um ótimo ponto de partida para o aprendizado e, a partir daí, buscar fontes de informação na internet - há muita coisa disponível no youtube.

SRN
« Última modificação: 08 de Maio de 2017, 11:30:43 por Carlos HP »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2017, 14:53:19
Ponto de foco automático em foto com 1.8? É muita loteria.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Era o que eu ia dizer. Ainda mais em aniversário de criança.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2017, 18:33:18
Pessoal, prazer.
Sou bem inexperiente ainda, mas já havia feito alguns trabalhos. Essa semana comprei uma Sigma 18-35mm f1.8 ART, pra usar com minha Nikon D5100. Acontece que fiz um aniversário de 2 anos no sábado, e as fotos ficaram muito mal focadas. Usei ISO 400, 1/80 e abertura 1.8 em todas as fotos. Dicas de qual o meu erro?
sempre e bom fazer a regulagem do foco fino, para ver se tem front ou back focus, ou falha de lente.
Agora iso 400 + 80 de vel + 1.8, e muito critico,e muito facil errar o foco, usou flash???( isto congela um pouco, mais nao faz magica)
antes de regular o foco, que e um pouco demorado, faz uma foto semelhante de prova com, 125/160 de vel, e f/5.6, para ver o que resulta!!! :ok:


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2017, 17:16:10
tb sou novato e fotografia pra mim é hobby, mas tenho uma D7200 e essa sigma 18-35... Mesmo que o foco fique cravado, como ficaria a profundidade de campo em 1.8 numa distância média de 3 metros? muito pequena não?  fazendo uma conta rápida em 35mm, 1.8 há 3 metros do objeto daria uns 50 centímetros de dof... sendo impossível colocar em foco toda a mesa e as pessoas ..... ou estou falando besteira?
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2017, 17:23:25
tb sou novato e fotografia pra mim é hobby, mas tenho uma D7200 e essa sigma 18-35... Mesmo que o foco fique cravado, como ficaria a profundidade de campo em 1.8 numa distância média de 3 metros? muito pequena não?  fazendo uma conta rápida em 35mm, 1.8 há 3 metros do objeto daria uns 50 centímetros de dof... sendo impossível colocar em foco toda a mesa e as pessoas ..... ou estou falando besteira?

Acho que não há só essa profundidade de campo (ACHO).

Vou ver numa calculadora de DOF, mas acho que em uma APSC, o DOF, mesmo em 35mm não é tão pequena assim.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2017, 17:26:36
Acho que não há só essa profundidade de campo (ACHO).

Vou ver numa calculadora de DOF, mas acho que em uma APSC, o DOF, mesmo em 35mm não é tão pequena assim.

Cumprimentos.

Segue:

Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Maio de 2017, 12:16:14
Pessoal, prazer.
Sou bem inexperiente ainda, mas já havia feito alguns trabalhos. Essa semana comprei uma Sigma 18-35mm f1.8 ART, pra usar com minha Nikon D5100. Acontece que fiz um aniversário de 2 anos no sábado, e as fotos ficaram muito mal focadas. Usei ISO 400, 1/80 e abertura 1.8 em todas as fotos. Dicas de qual o meu erro?

Usar f/1.8 significa restringir muito a profundidade de campo. O foco fica raso.
Usar 1/80 de velocidade obriga a ter uma mão muito firme para não dar nenhuma tremidinha, principalmente quando fazemos fotos com pressa e em sequencia. (nós nem percebemos).

Nesses casos acima o foco tem que ser o de ponto de foco único e no local correto. Se focar e recompor, a possibilidade de erro é muito grande.
Nunca use aberturas grandes para grupo de pessoas. Elas nem sempre estarão alinhadas à mesma distancia da câmera.
Sempre uma ou outras pessoas vão sair fora do foco.
Em uma 50mm, eu não uso menos de f/4 fotografando grupos, e olhe lá!

Fazer retratos de uma pessoa só não dará problemas com aberturas grandes, tendo o cuidado de focar no olho, observando uma velocidade segura.


Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2017, 13:21:06
Usar f/1.8 significa restringir muito a profundidade de campo. O foco fica raso.
Usar 1/80 de velocidade obriga a ter uma mão muito firme para não dar nenhuma tremidinha, principalmente quando fazemos fotos com pressa e em sequencia. (nós nem percebemos).

Nesses casos acima o foco tem que ser o de ponto de foco único e no local correto. Se focar e recompor, a possibilidade de erro é muito grande.
Nunca use aberturas grandes para grupo de pessoas. Elas nem sempre estarão alinhadas à mesma distancia da câmera.
Sempre uma ou outras pessoas vão sair fora do foco.
Em uma 50mm, eu não uso menos de f/4 fotografando grupos, e olhe lá!

Fazer retratos de uma pessoa só não dará problemas com aberturas grandes, tendo o cuidado de focar no olho, observando uma velocidade segura.

facil ,facil,  :clap: :clap: :clap: :clap: