Autor Tópico: Qual lente VOCÊ usa?  (Lida 12727 vezes)

lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #45 Online: 23 de Maio de 2017, 17:25:35
Entendi... Não deve ser impossível de fazer, sendo que já fiz 70% de um aniversário com a 50mm na cropada. Tudo bem que tive que me movimentar bastante, mas deu certo.

Hoje, pela minha condição $$$$ e preferência, vou de zoom... Rs, mas quem sabe no futuro.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Marceques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Eternizando momentos!!!
Resposta #46 Online: 23 de Maio de 2017, 17:31:46
Eu acho isso bem legal também, eu usava um corpo com uma 35mm e outro com uma 100mm. A 35mm era pra uso geral e a 100mm para aqueles closes específicos ou pra quando queria desfocar bem o fundo. E quando se usa apenas fixas assim, seu olhar se acostuma muito rápido com os dois ângulos de visão. O enquadramento fica bem intuitivo.

Com 1 câmera só eu troco a versatilidade pela agilidade. Meu maior problema com 2 câmeras eram as fotos agachado, sempre me complicava, com uma câmera só não preciso nem pensar (sim, sou daqueles que tira muitas fotos agachado, ahahahah). Além disso, circular no meio de uma pista de dança com 1 câmera só é infinitamente mais fácil, principalmente quando tem muitas crianças.

Os dois modos têm suas vantagens e desvantagens, tem que ver como cada um se adapta melhor. Eu já passei por todos os "estágios" possíveis: 1 câmera + 1 zoom, 2 câmeras + 2 fixas, 2 câmeras +1 fixa + 1 zoom, 1 câmera +3 fixas. Até finalmente me encontrar com 1 câmera + 1 zoom + 2 fixas. Daqui a um tempo mudo de novo, certeza.

Acredito que esse é realmente o grande ponto da fotografia como arte.. .Essas infinitas possibilidades de combinações, sem verdades absolutas, mas sempre aprimorando técnicas e buscando desafios... Acredito que a maleabilidade oferecida pelas zoooooooons, esbarra na criatividade e oportunidades de novos ângulos. Mas tudo é questão de treinamento, técnica e estilo...
Marcelo Marques
Ame, viva, compartilhe momentos!!!!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.772
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #47 Online: 23 de Maio de 2017, 18:19:49
Eu acho isso bem legal também, eu usava um corpo com uma 35mm e outro com uma 100mm. A 35mm era pra uso geral e a 100mm para aqueles closes específicos ou pra quando queria desfocar bem o fundo. E quando se usa apenas fixas assim, seu olhar se acostuma muito rápido com os dois ângulos de visão. O enquadramento fica bem intuitivo.

Com 1 câmera só eu troco a versatilidade pela agilidade. Meu maior problema com 2 câmeras eram as fotos agachado, sempre me complicava, com uma câmera só não preciso nem pensar (sim, sou daqueles que tira muitas fotos agachado, ahahahah). Além disso, circular no meio de uma pista de dança com 1 câmera só é infinitamente mais fácil, principalmente quando tem muitas crianças.

Os dois modos têm suas vantagens e desvantagens, tem que ver como cada um se adapta melhor. Eu já passei por todos os "estágios" possíveis: 1 câmera + 1 zoom, 2 câmeras + 2 fixas, 2 câmeras +1 fixa + 1 zoom, 1 câmera +3 fixas. Até finalmente me encontrar com 1 câmera + 1 zoom + 2 fixas. Daqui a um tempo mudo de novo, certeza.

Enquadramento intuitivo. Até hoje eu me surpreendo quando paro em lugar, coloco a câmera no rosto e o enquadramento esta exatamente como imaginei.

Agachar é uma problema mesmo. Inclusive é uma briga com a altura da alça dupla, medindo se não vai pegar no chão.
Mas tenho um problema maior, minhas unhas do pé são curvadas. Sou obrigado a evitar me achar de sapato porque a pressão nos dedos fica insuportável.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #48 Online: 23 de Maio de 2017, 18:49:52
Eu acho isso bem legal também, eu usava um corpo com uma 35mm e outro com uma 100mm. A 35mm era pra uso geral e a 100mm para aqueles closes específicos ou pra quando queria desfocar bem o fundo. E quando se usa apenas fixas assim, seu olhar se acostuma muito rápido com os dois ângulos de visão. O enquadramento fica bem intuitivo.

Com 1 câmera só eu troco a versatilidade pela agilidade. Meu maior problema com 2 câmeras eram as fotos agachado, sempre me complicava, com uma câmera só não preciso nem pensar (sim, sou daqueles que tira muitas fotos agachado, ahahahah). Além disso, circular no meio de uma pista de dança com 1 câmera só é infinitamente mais fácil, principalmente quando tem muitas crianças.

Os dois modos têm suas vantagens e desvantagens, tem que ver como cada um se adapta melhor. Eu já passei por todos os "estágios" possíveis: 1 câmera + 1 zoom, 2 câmeras + 2 fixas, 2 câmeras +1 fixa + 1 zoom, 1 câmera +3 fixas. Até finalmente me encontrar com 1 câmera + 1 zoom + 2 fixas. Daqui a um tempo mudo de novo, certeza.

É esse lance do enquadramento intuitivo é bem interessante mesmo, vc se acostuma com a visão da lente e já sabe se posicionar conforme.

Ao se abaixar com as duas câmeras é bem chatinho mesmo, mas coloco uma entre as pernas e vou...., não deixo pendurada não, porém, nem sempre dá pra fazer isso.


Marceques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Eternizando momentos!!!
Resposta #49 Online: 24 de Maio de 2017, 08:56:39
É esse lance do enquadramento intuitivo é bem interessante mesmo, vc se acostuma com a visão da lente e já sabe se posicionar conforme.

Ao se abaixar com as duas câmeras é bem chatinho mesmo, mas coloco uma entre as pernas e vou...., não deixo pendurada não, porém, nem sempre dá pra fazer isso.

Creio que é isso mesmo... Depois que se pratica e se tem as noções de espaço e necessidade de distância, os enquadramentos saem naturalmente, sem atropelo e com um toque diferenciado...
Marcelo Marques
Ame, viva, compartilhe momentos!!!!


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 25 de Maio de 2017, 17:40:02


Com 1 câmera só eu troco a versatilidade pela agilidade. Meu maior problema com 2 câmeras eram as fotos agachado, sempre me complicava, com uma câmera só não preciso nem pensar (sim, sou daqueles que tira muitas fotos agachado, ahahahah). Além disso, circular no meio de uma pista de dança com 1 câmera só é infinitamente mais fácil, principalmente quando tem muitas crianças.


Yoji, (ou seria Yoda?)

Preciso fazer um curso de troca de lentes com você!  :D
Sou enrolado para trocar lentes.
Primeiro: Onde colocar as lentes para ter acesso rápido?
Segundo: Sinto falta de uma "terceira mão" pra segurar a lente que estou retirando!!  :aua:

Faz um vídeo aee pra gente ver!  :worship:
« Última modificação: 25 de Maio de 2017, 17:42:18 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 25 de Maio de 2017, 17:41:54
Entrando no clima do post:

As que mais uso:
16-35mm e 50mm.
Camera FF.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Marceques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Eternizando momentos!!!
Resposta #52 Online: 25 de Maio de 2017, 17:45:15
Yoji, (ou seria Yoda?)

Preciso fazer um curso de troca de lentes com você!  :D
Sou enrolado para trocar lentes.
Primeiro: Onde colocar as lentes para ter acesso rápido?
Segundo: Sinto falta de uma "terceira mão" pra segurar a lente que estou retirando!!  :aua:

Faz um vídeo aee pra gente ver!  :worship:


Hahaha,, Seria interessante, pois deve ser a dúvida e o problema de muitos profissionais...
Marcelo Marques
Ame, viva, compartilhe momentos!!!!


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 25 de Maio de 2017, 21:09:34

Hahaha,, Seria interessante, pois deve ser a dúvida e o problema de muitos profissionais...

Eu brinquei mas estou interessado mesmo, sério.
Como você acomoda as lentes? Um colete?
E como consegue trocar tão rápido? Provavelmente guarda primeiro a que sai da câmera e depois monta a outra.
Deixa as lentes sem as tampas frontal e traseira para facilitar? Isso não suja as lentes?

Vi recentemente um "coldre" giratório que se monta no cinto, que recebe até 3 lentes.
A mais pesada fica para baixo e as outras nos "mounts" que são a 120 graus de um para o outro.
Achei muito interessante. Se encontrar de novo posto o link aqui.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 25 de Maio de 2017, 22:08:03
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Marceques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Eternizando momentos!!!
Resposta #56 Online: 26 de Maio de 2017, 15:20:32
Marcelo Marques
Ame, viva, compartilhe momentos!!!!


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #57 Online: 26 de Maio de 2017, 16:15:46
Não sei se me acostumaria com isso...Mas é uma alternativa!!!

Achei sensacional!!!


Marceques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Eternizando momentos!!!
Resposta #58 Online: 29 de Maio de 2017, 18:04:18
Achei sensacional!!!

Verdade... Mas será que na hora de baixar não há risco?
Marcelo Marques
Ame, viva, compartilhe momentos!!!!


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.298
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 29 de Maio de 2017, 18:08:18
Quando vejo alguma cena em que preciso agir rápido, vai com a 50mm mesmo, rsrs. Como disse o vangelis, "o que acontece é que as vezes não conseguimos o enquadramento que queremos".  Se estou com a 16-35, também consigo fazer a grande maioria das cenas. O maior problema mesmo é quando estou com a 135mm, da corro esse risco de perder alguma cena. Mas, não por acaso, acaba sendo a lente que passa menos tempo na câmera (apesar de ser a que mais gosto, rsrs). Coloco ela, dou meus cliques e já tiro.


Como disse anteriormente, antes eu usava 2 corpos, mas perdia muita agilidade. Com 1 corpo só eu tenho muito mais mobilidade. É tudo questão de costume. Hoje não me vejo mais usando 2 corpos, pelo menos não em casamentos.

Legal seu modo de trabalho  :clap:
Usa que tipo de strap?