Autor Tópico: Troca de Lente em Ambientes Abertos  (Lida 1510 vezes)

Igor Vilaca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 08 de Maio de 2017, 23:38:50
Boa noite pessoal!

Estou iniciando na fotografia e adquirindo minhas primeiras lentes! A pouco tempo precisei mandar limpar o sensor da minha camera, uma T3, pois estava apresentando sujidades nas fotos... depois disso passei a ter um pouco de receio em trocar de lente... Gostaria de saber dicas para fazer isso minimizando o risco de sujar o sensor, assim como dicas de como trocar de lente ao ar livre. Não me sinto seguro para tentar limpar o sensor por mim mesmo então gostaria de prevenir ao máximo de sujar o sensor. Desde já agradeço,

Cordialmente,
Igor Vilaça


beto818

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2017, 00:13:49
Boa noite, acho que a dica mais simples é se está em um lugar aonde esta ventando não troque procure um lugar que nao tenha vento. carro, shopping, loja etc. troque sempre a lente  com a camera voltada para baixo e nunca para cima, quanto a limpar o sensor por conta própria, mande pra assistência assim você evita de fazer besteira e gastar mais. sensores nao sujam assim tão  rápido a não ser que você troque de lente em lugares que tenha ventos ou trabalhe em lugares que tenha muita poeira ao redor  :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2017, 07:35:20
Aprender a limpar e relaxar é o melhor caminho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2017, 08:49:39
Deve ter cuidado sim. Mas dá pra proteger com a mochila enquanto troca. Já deixe a outra lente desrosqueada, porém protegendo e faça uma rápida troca. Se sujar, mande limpar e pronto. Agora eu jamais faria isso em uma praia, por exemplo.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2017, 10:54:58
É, não tem muito segredo. Uso o corpo para bloquear o vento ou a brisa e deixo as lentes já próximas à câmera sem a tampa traseira para realizar a troca o mais rapidamente possível.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Igor Vilaca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2017, 18:06:17
Muito obrigado a todos pelas dicas! Vou seguir os conselhos e fazer a troca com cuidado! Novamente, muito obrigado a todos!


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2017, 18:57:10
Aprender a limpar e relaxar é o melhor caminho.

Como você limpa o sensor?
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


Igor Vilaca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2017, 20:05:41
Bem, eu fui em uma loja em Botafogo (a World Wide Imports) e paguei para limparem, custou 80 reais, mas foram bem atenciosos e fizeram o trabalho na mesma hora (levou uns 20 minutos no máximo).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2017, 07:25:32
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2017, 09:00:06
Engraçado. Na foto de divulgação do produto estão "limpando" o espelho, não o sensor. haha.
https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1m7DaPFXXXXbbapXXq6xXFXXXw/226770906/HTB1m7DaPFXXXXbbapXXq6xXFXXXw.jpg?size=142509&height=1000&width=1000&hash=2492475cd314afd0eeb95eaf5416e82b

kkkkkk

verdade mas server tb pra catar as poeiras no espelho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Igor Vilaca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #11 Online: 10 de Maio de 2017, 21:55:28
É muito complicado limpar o sensor? E tem muitas chances de estragar mesmo como dizem? E aonde aqui no Rio posso comprar o material para realizar a limpeza alguma loja pela zona sul ou centro com um bom preço?
« Última modificação: 10 de Maio de 2017, 21:56:23 por Igor Vilaca »


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2017, 17:25:26
engraçado, com a 5Dc o sensor sujada bem mais, com menor frequencia de trocas.

NA A7, quase não sujo o sensor e mesmo trocando as lentes a qqr hora.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia