Autor Tópico: Casamentos, frustração com Lens Bags  (Lida 3481 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 10 de Maio de 2017, 09:59:52


Depois de 01 ano usando essas bolsas para lente, venho aqui deixar o meu "review".
Antes vou dizer o meu equipamento pois isso influencia bastante.
Eu fotografo com 02 câmeras usando uma alça dupla, apesar dela deixar as câmeras balançarem um pouco e abaixar para fotografar requer cuidado com a câmera que está solta, estou satisfeito.
Sou usuário de lentes fixas, 35mm f/2 is, 50mm f1.8 e 85mm f/1.8.

Vamos as bolsas.
Comprei 03 bolsas tamanho M, já imaginando que ficaria folgada para a 50mm.
Para a minha surpresa até que na largura ficou justa, o problema é que ficou muito fundo para a 50mm, preciso enfiar a mão toda para conseguir retirar a lente.
As lentes 35mm e 85mm couberam perfeitamente dentro das bolsas e isso é justamente o outro problema.

Não é pratico trocar de lentes com esse sistema.
É difícil puxar a lente da bolsa, pois os dedos não tem onde entrar entre a lente e a bolsa.
Comprar uma bolsa de tamanho maior parece que não resolve, pois o comprimento aumenta, até mais que a largura, e isso também atrapalha.

Outra coisa que não ajuda é essa "alça" onde passamos o cinto, ela é 2 vezes mais larga que qualquer cinto.
Junta isso ao fato da lente está bem rente na parede interna da bolsa, na hora de puxar a lente a bolsa vem junto, se continuar puxando ela inclina em direção a tampa e acaba fechando "a boca".
É preciso usar a outra mão para segurar a bolsa e puxar a lente.



As vezes fico tentado a usar minha bolsa do kit da T3, colocando as 3 divisórias internas.
Ela tem uma alça para usar na cintura.
O problema é que alem de ser menos discreta, teria que deixar ela aberta, o que não me deixa seguro pois as lentes podem pular para fora da bolsa.

Sugestões?

Não vale mandar usar lente zoom :D
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2017, 10:44:38
Hoje em dia não uso mais esse tipo de bolsa para lentes, já usei uma para 50mm e não deu muito certo também :aua: , uso apenas uma para outro flash que coloco mais para trás e não atrapalha as câmeras que uso presas em alça dupla... mas acho esse interessante:


O nome é Trilens... o Jauvane aqui do fórum tem algo semelhante, mais para duas lentes.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2017, 10:46:50
Será que na bolsa da 50mm teria como colocar uma camada extra de espuma ou isopor, pra lente ficar mais pra fora?  :ponder: Não sei se sua ideia é que qualquer lente possa ir em qualquer bolsa, mas seria minha sugestão.

Quanto ao cós ser mais largo que o cinto, tem como dar um ponto de costura, pra restringir a largura?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2017, 10:50:34
Eu uso uma câmera só e duas dessas bolsas com lentes. O que eu faço é manter as lentes com o parassol (eu uso parassol 100% do tempo), e aí fica bem fácil de tirar elas dos estojos. Consigo trocar de lentes até que bem rápido.

Já pensou em usar um desses?



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2017, 10:55:36
@felipemendes

Até já faço isso, tenho uma flanela de microfibra para limpar as lentes e coloco ela no fundo pra deixar a 50mm mais alta.
Mais ela fica com o mesmo problema das 35mm e 85mm, ruim de puxar da bolsa.

@Humberto Yoji
Cheguei a pensar no para-sol, hoje não tenho para lente nenhuma, exceto uma Tamron que já veio com ele.
Será que não danifica a lente puxar pelo para-sol? Em especial a 50mm que não é uma lente de foco interno.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2017, 10:59:46
@Humberto Yoji
Cheguei a pensar no para-sol, hoje não tenho para lente nenhuma, exceto uma Tamron que já veio com ele.
Será que não danifica a lente puxar pelo para-sol? Em especial a 50mm que não é uma lente de foco interno.

Não sei de qual 50mm estamos falando, mas se não for a 50/1.8 II (que o parassol é rosqueado no elemento óptico), nas outras não tem problema. Se for a 50/1.4, é até melhor usar sempre o parassol, porque ela é famosa por ter problemas no foco se sofrer alguma batida no bloco óptico...

Pensando bem aqui, a 85mm tem um sistema infame de prender o parassol. Os genéricos não prendem direito, e mesmo o original fica meio ruim. Não sei se rola de puxar ela pelo parassol também, rsrs...


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2017, 11:13:37
Eu por enquanto só estou usando 1 câmera (a outra fica guardada) e fico alternando entre a 30mm e a 50mm. Mas alterno MUITO POUCO pois tenho uma bolsinha lateral q é a versão xing-ling-economica-vagabunda dessa sua aí, é um sufoco trocar a lente, nada prático.

Pra mim por enquanto a solução é usar 2 câmeras e reduzir a quantidade de lentes usadas a no máximo 3, sendo que a 3ª seja pra algo realmente bem específico e que não necessite dessa agilidade na hora da troca =/
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2017, 11:20:28
Já viu isto daqui?

https://www.peakdesign.com/product/clips/capturelens

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2017, 11:55:53
A lente é a 50mm STM.

Sobre soluções como peak design e afins, difícil comprar, muitos não enviam pro Brasil. E tem o receio de fazer um investimento de 500 reais e não ficar satisfeito.

Sobre costurar a alça, essas bolsas tem um sistema de 2 fechos com velcro para possibilitar remover e colocar sem precisar passar o cinto. Mas vou pensar nessa possibilidade.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2017, 12:08:35
A lente é a 50mm STM.

Então rola de pegar pelo parassol sem problemas, ele é preso por fora, no corpo da lente.

Não sei se conseguirá abrir, mas nessa foto dá pra ver mais ou menos como ficam minhas lentes nos estojos, com o parassol pra fora: https://www.instagram.com/p/BMedvS0DoTa/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2017, 12:59:37
Nossa... Eu uso uma pochete que comprei no camelô!!!
 :eek:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Maio de 2017, 13:09:59
Eu peguei um da peak design que permite conectar duas lentes, sendonpossivel prender no cinto, em uma alça ou mesmo na alça de uma mochila..agira aoareceu o trilens, oara três lentes e já estou apoiando o kickstarter deles:
https://www.kickstarter.com/projects/friidesigns/trilens-change-lenses-in-the-blink-of-an-eye
JVc.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 10 de Maio de 2017, 13:19:10
Nossa... Eu uso uma pochete que comprei no camelô!!!
 :eek:

Pessoal da Nikon não tem este problema...  :assobi:

(é piada, viu!?)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 10 de Maio de 2017, 13:37:47
Eu peguei um da peak design que permite conectar duas lentes, sendonpossivel prender no cinto, em uma alça ou mesmo na alça de uma mochila..agira aoareceu o trilens, oara três lentes e já estou apoiando o kickstarter deles:
https://www.kickstarter.com/projects/friidesigns/trilens-change-lenses-in-the-blink-of-an-eye

650 trumps era o mais barato?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #14 Online: 10 de Maio de 2017, 13:49:26
Nossa... Eu uso uma pochete que comprei no camelô!!!

 :worship: