Autor Tópico: Fotos de formatura, preço abusivos?  (Lida 33467 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2017, 18:09:45
Agradeço a resposta de todos, tentei barganhar d todas as formas e procurar outras empresas mas como tava tao em cima da hora acabamos que fomos obrigados a fechar com a dita empresa. Não tem nenhuma vantagem ou prêmio pra gnt.

Empresa de formatura não perde nunca, irmão. É foda.

Começo a desconfiar que vcs q disseram q a comissão leva algo em troca disso estão cobertos de razão, conversas feitas sem conhecimento dos demais alunos, datas firmadas sem repassar para os demais formandos, tudo no mínimo estranho!

Começa a desconfiar? Oloco, mano. Pode ter certeza que pessoal da comissão ganhou, no mínimo, os pacotes mais caros aí desse orçamento.
A raça de gente mais burra e egosísta do mundo é comissão de formatura. Se o vendedor diz que vai dar um BMW pra eles, eles acreditam. E aí tome ferro no restante dos formandos.
Já vendi formatura, mano. A gente corrompia comissão de formatura com aparelho de DVD e notebook pra rifar e fazer churrasco, é mole mole.
Quando saí da empresa e me tornei autonomo, eu não quis pegar formatura em alguns colégios, porque a diretora simplesmente me dizia:
"E o que eu ganho com isso? Empresa X me dá tal coisa"
Aí eu tentava argumentar,
"A empresa X vai cobrar Y dos alunos, pra entregar Z material, enquanto eu cobro quase 1/2 Y e entrego o mesmo Z mais W."
A resposta era basicamente essa:
"Mas eu não quero saber deles, os pais deles pagam o que cobrar. Quero ver o meu, o que tem pra mim..."


Aí desanima trabalhar né. Perdia concorrencia pra empresas piores e mais careiras por causa de suborno. Zica.

Inclusive, acreditem vcs, a empresa está alegando que fechou um contrato com outra turma na data da nossa formatura, q apesar d só ter decidido agora eles sabiam q seriam em meados d Dezembro, é mole?!

E ela está alegando o que, vai cancelar o contrato? Vai se recusar a fazer o trampo de vocês?

Mano, se estiverem mesmo cancelando, me passa via MP, o curso, quantidade de formandos, cidade, local e datas dos eventos, colação, baile, etc. Dependendo a gente conversa. Abraço.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 13 de Maio de 2017, 18:46:24
Empresa de formatura não perde nunca, irmão. É foda.

Começa a desconfiar? Oloco, mano. Pode ter certeza que pessoal da comissão ganhou, no mínimo, os pacotes mais caros aí desse orçamento.
A raça de gente mais burra e egosísta do mundo é comissão de formatura. Se o vendedor diz que vai dar um BMW pra eles, eles acreditam. E aí tome ferro no restante dos formandos.
Já vendi formatura, mano. A gente corrompia comissão de formatura com aparelho de DVD e notebook pra rifar e fazer churrasco, é mole mole.
Quando saí da empresa e me tornei autonomo, eu não quis pegar formatura em alguns colégios, porque a diretora simplesmente me dizia:
"E o que eu ganho com isso? Empresa X me dá tal coisa"
Aí eu tentava argumentar,
"A empresa X vai cobrar Y dos alunos, pra entregar Z material, enquanto eu cobro quase 1/2 Y e entrego o mesmo Z mais W."
A resposta era basicamente essa:
"Mas eu não quero saber deles, os pais deles pagam o que cobrar. Quero ver o meu, o que tem pra mim..."


Aí desanima trabalhar né. Perdia concorrencia pra empresas piores e mais careiras por causa de suborno. Zica.

E ela está alegando o que, vai cancelar o contrato? Vai se recusar a fazer o trampo de vocês?

Mano, se estiverem mesmo cancelando, me passa via MP, o curso, quantidade de formandos, cidade, local e datas dos eventos, colação, baile, etc. Dependendo a gente conversa. Abraço.

Bom relato de quem já viveu isso como fotografo.

Minha experiencia foi como formando e já estava ligado no esquema porque uma prima formou primeiro que eu.
Entrei na comissão de formatura e escolhemos a dedo a empresa da formatura.
As pequenas são as melhores, principalmente se curso não for direito ou medicina, pois as grandes se matam por esses cursos e desprezam qualquer formando de outro curso.

Inclusive não deixei acontecer outro golpe, o do estacionamento.
Locamos um espaço para a festa com estacionamento e eles queriam colocar uma empresa para cobrar o estacionamento e claro ficar com o lucro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cabelu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • Flickr
Resposta #17 Online: 13 de Maio de 2017, 19:19:20
Já vendi formatura, mano. A gente corrompia comissão de formatura com aparelho de DVD e notebook pra rifar e fazer churrasco, é mole mole.

Aí desanima trabalhar né. Perdia concorrencia pra empresas piores e mais careiras por causa de suborno. Zica.

:ponder:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 13 de Maio de 2017, 19:54:14
:ponder:

Amigo, lê todo o post com atenção. Ele falou que a primeira situação ocorria quando ele trabalhava para um estúdio fotográfico, e a segunda situação é agora que ele trabalha para ele mesmo e não faz este "jogo" mais.  :ok:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #19 Online: 13 de Maio de 2017, 20:04:40
Só existem empresas picaretas porque existem  as comissões de formatura picaretas

Qualquer semelhança com nossa liderança política não é mera coincidência, elegemos nossos semelhantes
« Última modificação: 13 de Maio de 2017, 20:18:50 por spositom »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 13 de Maio de 2017, 20:14:16
Só existem empresas picaretas porque existem  a comissões de formatura picaretas

Qualquer semelhança com nossa liderança política não é mera coincidência, elegemos nossos semelhantes
Com certeza, aceitamos isso como normal.


Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #21 Online: 13 de Maio de 2017, 20:43:49
Só existem empresas picaretas porque existem  as comissões de formatura picaretas

Qualquer semelhança com nossa liderança política não é mera coincidência, elegemos nossos semelhantes

Mais pura realidade. A cena política no nosso país é apenas um reflexo da sociedade.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 14 de Maio de 2017, 01:11:20
:ponder:

O amigo abaixo respondeu pra mim.  :ok:

Amigo, lê todo o post com atenção. Ele falou que a primeira situação ocorria quando ele trabalhava para um estúdio fotográfico, e a segunda situação é agora que ele trabalha para ele mesmo e não faz este "jogo" mais.  :ok:

Obrigado!  :ok: :ok:

Bom relato de quem já viveu isso como fotografo.

Minha experiencia foi como formando e já estava ligado no esquema porque uma prima formou primeiro que eu.
Entrei na comissão de formatura e escolhemos a dedo a empresa da formatura.
As pequenas são as melhores, principalmente se curso não for direito ou medicina, pois as grandes se matam por esses cursos e desprezam qualquer formando de outro curso.

Inclusive não deixei acontecer outro golpe, o do estacionamento.
Locamos um espaço para a festa com estacionamento e eles queriam colocar uma empresa para cobrar o estacionamento e claro ficar com o lucro.


Vangelismm, uma prática ABSURDAMENTE comum entre as empresas de formatura é ganhar em cima de tudo. Funciona mais ou menos assim: A comissão fecha com uma empresa de formaturas, por exemplo, "MF Formaturas".
Aí a MF Formaturas contrata TUDO: Floricultura, buffet, salão de festas, segurança, dj ou banda, etc. Aí, é TUDO superfaturado. Se a o buffet cobra X, a empresa de formatura passa pra comissão o valor "X+ y". E assim vai. A empresa ganha em todos os segmentos. ISso antes do baile acontecer.
Aí é que vem a magia. O lucro "grosso" das empresas de formatura não tá nisso. Está nos álbuns que são vendidos a esses preços aí que a gente vê. Galera não têm dó de entubar as famílias dos formandos não.
Vendedor de álbum é outro. Os caras são comissionados, 10% é deles. Então, eles tentam socar na goela mesmo. Um "bom" vendedor de álbum NUNCA procura o formando. Porque jovem geralmente é desmiolado e não tá nem aí pra nada. OS caras vão nos pais. Aí, é aquela pressão: "Nós vamos queimar, vamos deletar o arquivo, etc" E os tiozinhos se entopem de boleto ou cheque pré-datado...


É um mercado, que sendo franco, tenho MEDO de entrar como empresário, porque é tentador demais. E extorquir o povo desse jeito, eu acho muito errado.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 14 de Maio de 2017, 09:44:00
Vangelismm, uma prática ABSURDAMENTE comum entre as empresas de formatura é ganhar em cima de tudo. Funciona mais ou menos assim: A comissão fecha com uma empresa de formaturas, por exemplo, "MF Formaturas".
Aí a MF Formaturas contrata TUDO: Floricultura, buffet, salão de festas, segurança, dj ou banda, etc. Aí, é TUDO superfaturado. Se a o buffet cobra X, a empresa de formatura passa pra comissão o valor "X+ y". E assim vai. A empresa ganha em todos os segmentos. ISso antes do baile acontecer.
Aí é que vem a magia. O lucro "grosso" das empresas de formatura não tá nisso. Está nos álbuns que são vendidos a esses preços aí que a gente vê. Galera não têm dó de entubar as famílias dos formandos não.
Vendedor de álbum é outro. Os caras são comissionados, 10% é deles. Então, eles tentam socar na goela mesmo. Um "bom" vendedor de álbum NUNCA procura o formando. Porque jovem geralmente é desmiolado e não tá nem aí pra nada. OS caras vão nos pais. Aí, é aquela pressão: "Nós vamos queimar, vamos deletar o arquivo, etc" E os tiozinhos se entopem de boleto ou cheque pré-datado...

É um mercado, que sendo franco, tenho MEDO de entrar como empresário, porque é tentador demais. E extorquir o povo desse jeito, eu acho muito errado.

Muito bom você descrever o que conhece desse mercado aqui, para informar melhor as pessoas.  :clap:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 14 de Maio de 2017, 14:04:55
Aconteceu essa do álbum com um colega de trabalho. Formatura simples da própria faculdade, 5 mil reais num álbum com 20 fotos 20x25.

Pior que a comissão de formatura, é  formatura com participação da faculdade, 100% de chance de ser esse esquema aí.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcos Borges Filho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #25 Online: 15 de Maio de 2017, 17:10:12
E isso mesmo! E abusivo, porem dentro do mercado abusivo  :hysterical:

E digo mais...e um mafia criminosa!!!! Vc não poderá fotografar....ninguém da sua família poderá entrar com uma câmera...Vc praticamante se vera acuado a comprar isso...
Nem alunos de Direito conseguem barrar essa clausula estupida nos contratos...não entendo isso!!!

Considero Crime! E os alunos...oque fazem...Nada..parcelam e pagam

Aqui perto de casa tem a sede de uma grande empresa de formatura...os donos...só com carros de mais de 100mil reais...escolta na porta!!!
Eles tem um estúdio onde eles mesmos editam, montam e imprimem os álbuns...

Agora...tive duas sobrinhas formadas recentemente e digo...fizeram uma festa e um álbum do caraio! Caro sem duvidas, mas não deixam de entregar qualidade.

Nunca participo do fórum mas esse tema só me falta arrancar o tampo da cabeça de raiva...  :aua: :aua:
Fui a formatura de um filho. Já no convite informava que "câmeras fotográficas profissionais" não poderiam ser levadas...
Pendurei minha 6D no pescoço e fui entrar no salão. A recepcionista logo chamou um segurança que disse que com aquela câmera eu não podia entrar. Pedi que chamassem algum representante da empresa que organizava o evento. Chegou um "guarda roupa" para falar comigo e já foi repetindo o mantra de que não podia entrar com "câmera profissional".... Perguntei o nome dele e da empresa, peguei papel e lápis e anotei, e logo disse que não existia câmera profissional e sim fotógrafo profissional e que eu estava lá para fotografar meu filho que estava se formando e minha família em uma festa e que ninguém poderia me impedir de fazer isso... Disse também que não iria utilizar os painéis fotográficos da empresa... Ele insistiu que com a câmera eu não entrava... Eu disse que nem iria entrar no salão, que iria sair dali direto para uma delegacia fazer um BO e tomar todas as medidas necessárias contra a atitude do funcionário e da empresa. Quando dei as costas e comecei a me afastar o camarada me chamou e disse: "Então se o senhor não fotografar nos nossos painéis pode entrar"... E lá fui eu feliz e com a alma lavada... é complicado ficarmos o tempo todo nos sujeitando a todo absurdo e mostrando os fundos de nossas calças...


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #26 Online: 15 de Maio de 2017, 17:39:18
E a picaretagem começa pelo modo como eles expõem a forma como vão entregar o trabalho: x fotografias.

Na verdade, se fossem pessoas de boa fé, falariam em álbum com quantidade de lâminas, acabamento de capa x ou y e na pior das hipóteses, cobrariam chutando alto, R$ 5.000,00.

Não sou contra as pessoas cobrarem pelo seu trabalho; onde umas cobram mais, outras menos, mas roubar, acho que isso é o fim da picada.

Como dica, veja se há a opção de ao invés de você receber um álbum você pode receber uma mídia com as fotografias (acho meio difícil, mas...). De posse desta, você procura um fotógrafo da sua cidade e ele produzirá o álbum pra você, com um preço mais justo.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.