Autor Tópico: Qualidade de imagem Canon T5  (Lida 8845 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 22 de Agosto de 2017, 13:26:43
Conferir foco tem que ser em 100% mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #16 Online: 23 de Agosto de 2017, 14:05:23
Usei ISO 400... Como eu disse, sempre achei que o limite da minha câmera fosse 800... :(
Tenho uma t5i. O limite realmente é 800... mas é limite mesmo.
Em 800 já da pra ver uma quantidade considerável de ruído, mas pode ser recuperado com certa facilidade na pós.
Acima disso começa a ficar mais complicado.
Ou seja, se 800 já é o limite, até mesmo em 400 você já vai notar uma certa queda de qualidade.
Se a situação pedir, obviamente que se deve subir mais que isso, pois é melhor ter uma foto "ruim" de um momento importante do que nada.

Pelas suas screenshots, não vi muita diferença dos resultados que estou tendo com minha t5i.
Em 1:1 vai parecer meio estranho mesmo, mas quando visualizada na internet ou impresso não é tão ruim assim.

De qual corredor polonês você estava falando? O criador estava usando a t5? Talvez ele possa te dar um feedback.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 23 de Agosto de 2017, 14:27:06
ISO 1600 é tranquilo no sensor 18MP da Canon, sabendo fotografar/fotometrar corretamente  :ok:


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Agosto de 2017, 14:32:45
Tenho uma t5i. O limite realmente é 800... mas é limite mesmo.
Em 800 já da pra ver uma quantidade considerável de ruído, mas pode ser recuperado com certa facilidade na pós.
Acima disso começa a ficar mais complicado.
Ou seja, se 800 já é o limite, até mesmo em 400 você já vai notar uma certa queda de qualidade.
Se a situação pedir, obviamente que se deve subir mais que isso, pois é melhor ter uma foto "ruim" de um momento importante do que nada.

Pelas suas screenshots, não vi muita diferença dos resultados que estou tendo com minha t5i.
Em 1:1 vai parecer meio estranho mesmo, mas quando visualizada na internet ou impresso não é tão ruim assim.

De qual corredor polonês você estava falando? O criador estava usando a t5? Talvez ele possa te dar um feedback.

Falei exatamente da sua foto do corredor polonês (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=128821.0)... Só não tinha reparado que era uma T5i e não uma T5..
Mas a qualidade da sua foto ficou impressionante para mim, e considerando que as nossas câmeras são bem parecidas, não consigo atingir o mesmo efeito..

Realmente na questão do ISO, melhor manter o minimo possível para uma qualidade maior, e provavelmente usar mais o flash..

As respostas anteriores que eu não tinha respondido, muito obrigado pela ajuda.. :D
Instagram: @_guispin_photos


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #19 Online: 23 de Agosto de 2017, 14:59:15
Falei exatamente da sua foto do corredor polonês (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=128821.0)... Só não tinha reparado que era uma T5i e não uma T5..
Mas a qualidade da sua foto ficou impressionante para mim, e considerando que as nossas câmeras são bem parecidas, não consigo atingir o mesmo efeito..

Realmente na questão do ISO, melhor manter o minimo possível para uma qualidade maior, e provavelmente usar mais o flash..

As respostas anteriores que eu não tinha respondido, muito obrigado pela ajuda.. :D
Bacana, vou poder te dar um feedback melhor então.
Bom, pra aumentar sua confiança no equipamento, essa foto não saiu da câmera assim.
Ela precisou de um tratamento.

Segue as fotos do antes e depois do tratamento que fiz no Lightroom.





Basicamente corrigi a exposição, brinquei um pouco com highlights, shadows, whites e blacks, aumentei um pouco o contraste e ajustei algumas cores.

Depois disso, fui pro photoshop, tirei as espinhas, aquela pulseira que estava me incomodando, apliquei um redutor de ruído e um aumento de sharpness (ambos com o NiK Collection, plugin pra photoshop gratuito do Google, pesquise sobre ele e baixe, eu recomendo) e pra finalizar apliquei um Gradient Map pra uniformizar mais as cores e dar um pouco mais de contraste e nitidez.

Resumindo, um tratamento normal no Lightroom e 3 layers no Photoshop fizeram essa tamanha diferença.
Dê uma estudada também nessas ferramentas de pós produção. Pode agregar bastante no trabalho.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #20 Online: 23 de Agosto de 2017, 15:47:08
Ah, e lembre de sempre fotografar em RAW!  ;)


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 23 de Agosto de 2017, 16:18:32
Acho que a principal diferença pode ter sido o uso do photoshop, já que eu não uso (faco os tratamentos somente no lightroom)... Mas pelo que você já deixou ai do lightroom, seria possível um resultado parecido apenas ele (ou pelo menos melhor do que o que eu atingi)...

Apos todas essas dicas e criticas, o negocio e treinar e tentar acertar coisas que já claramente foram identificadas por vocês...
Assim que tiver novos resultados, volto a postar a evolucao por aqui...

Valeu...   :D :D
Instagram: @_guispin_photos


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #22 Online: 23 de Agosto de 2017, 16:23:47
Acho que a principal diferença pode ter sido o uso do photoshop, já que eu não uso (faco os tratamentos somente no lightroom)... Mas pelo que você já deixou ai do lightroom, seria possível um resultado parecido apenas ele (ou pelo menos melhor do que o que eu atingi)...

Apos todas essas dicas e criticas, o negocio e treinar e tentar acertar coisas que já claramente foram identificadas por vocês...
Assim que tiver novos resultados, volto a postar a evolucao por aqui...

Valeu...   :D :D
Praticamente tudo que fiz no photoshop também pode ser feito no Lightroom.
Lightroom também tem a ferramenta de heal pra tirar espinhas e tirar distrações.
E o plugin Nik Collection que usei pra tirar ruído e aumentar nitidez também funciona no Lightroom.

Prefiro fazer essas coisas no PS pois acho mais rápido por lá, mas o Lightroom também faz tudo isso.


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 24 de Agosto de 2017, 09:18:15
Já tentei mexer no Photoshop e não consegui aprender.. quem sabe tente de novo algum dia...

Por enquanto vou me virando no lightroom mesmo...

Valeu pelas dicas!!  :ok: :ok:
Instagram: @_guispin_photos


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 24 de Agosto de 2017, 10:16:56
Eu parei a tempos de analisar minhas fotos em 100%, senão vc enlouquece. Vai querer trocar de lente, camera, e nada vai resolver...hehe...
O melhor teste pra saber se a foto está boa é colocar no papel, no papel o ruido praticamente não aparece, tbm não va fotografar em ISO 12800  :D .

Não sei se é só comigo, em particular com a 5D, que o arquivo RAW não sai com aquele nitidez absurda, pra mim não faz diferença eu não acrescento nada de nitidez nas minhas fotos, mas quando converto pra JPG em nitidez padrão, cara  :wub: :wub: :wub: a foto fica com uma nitidez massa. Já fiz fotos 20x30 com a Coroa e fiquei abismado com a qualidade, coisa que na tela do PC não me chamava atenção.

Não pense "ah mas é uma FF", o mesmo espanto me causa com a minha 40D (sua T5 obrigatoriamente tem que ser melhor), já fiz um trabalho externo com ela que eu até me impressionei. Sei lá, vai de saber usar, estudar e desencanar dessa nitidez absurda em crop 100%, coloca a foto no papel e veja os resultados. Para de fazer testes de nitidez, avalie sua fotografia no dia a dia, no trabalho, no uso normal, ficar fazendo testes vc só se decepciona, vai compra 5D MK IV e lente foda e ainda assim vai achar defeito.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


GuiSpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 24 de Agosto de 2017, 13:19:40
Realmente concordo que não e necessário analisar as fotos com zoom de 100% todas as vezes, mas esse foi um teste meio especifico para isso...

E câmeras melhores e lentes melhores nos sempre queremos... kkkkk
Instagram: @_guispin_photos