Sim, entrei em contato direto pelo site da Canon Brasil, e enviei o equipamento sem custo nenhum. Vamos aguardar a análise deles e a solução do problema.
Só para registrar o final (feliz) da minha maratona:
- enviei o equipamento para a assistência autorizada, que alegou mau uso. Para fazer o conserto o custo seria de R$970,00. Contra argumentei questionando em que se baseava tal laudo, uma vez que o defeito ocorreu na 37ª foto. A máquina era nova e não tinha nenhum detalhe, arranhão ou quebra. Se apenas pelo uso normal o equipamento estragou, a questão então era a fragilidade do mesmo. Exposto isso, a assistência sugeriu encaminhar (ela mesma) para a própria Canon, sob a possibilidade da mesma corrigir o problema como uma "cortesia". Concordei e assim foi feito.
- na Canon fizeram a entrada do equipamento e já no segundo dia em que ele estava lá, havia sido consertado. Só que a fase de testes deles é incrivelmente demorada ...
- após duas semanas de "testes" a máquina foi liberada e encaminhada por SEDEX e hoje já está comigo.
Concluindo, estou muito feliz, apesar de todo o transtorno, pela seriedade do tratamento da Canon neste meu caso. Não sei se todas as grandes marcas da indústria fotográfica agem assim, mas para mim esta atitude fez a diferença. Ah, e sobre a inversão da imagem no LCD, é defeito mesmo e todo o conjunto da "tampa" deve ser trocado.