Autor Tópico: Voltando ao mundo fotográfico  (Lida 1978 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Maio de 2017, 22:17:31
Oii eu sou o Danilo!
Ha um ano...eu estava quase desistindo de fotografar. Eu estava lutando para reerguer o projeto, mas por problemas pessoais eu realmente desisti de fotografar.

A coisa ainda está muito feia, mas eu tenho vontade de voltar. Não só por questões pessoais, mas por causa dessa crise e com ajuda do Senai, muita gente resolveu estudar fotografia aqui aí já viu né...?! A situação econômica melhorou mas o mercado aqui eu acho que está para lá de saturado de fotógrafos entusiastas e profissionais. Acho que está pior do que era antes.

A minha estratégia anterior era fazer alguns ensaios eu não cobrava com o objetivo de treinar, expandir o portifólio e quem sabe a pessoa me indicar para alguém e naturalmente a coisa ir deslanchando. Mas isso não aconteceu...

Eu estou meio enferrujado, mas minha ideia é a seguinte: Ainda preciso definir meus preços novamente, mas assim que eu fizer, eu pensei em oferecer meu serviço para as pessoas próximas daqui, como os vizinhos e alguns conhecidos.  Daí a eles pensei em preparar um cupom de desconto, sei lá...uns 30% ou 40% e uma data limite para usar o cupom e dar a essas pessoas. Se ela aceitar o ensaio, ganharia um outro cupom, com um desconto menor, que ela podia dar a quem quiser...e é claro com data limite e especificações....

A ideia é mais ou menos essa....

Ai enquanto volto a trabalhar no site e nas redes sociais e tals....

Será que essa ideia é furada, ou parece ser interessante?
« Última modificação: 14 de Maio de 2017, 22:18:10 por Danilo_cs »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2017, 07:40:48
A época de virar fotógrafo sem investimento já passou. Com o mercado saturado assim, precisa gastar pra se firmar.

Vai dar cupom a um vizinho? Se ele não estiver esperando filho ou perto de casar, o interesse por fotografia é quase zero.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2017, 09:33:17
Olá Danilo,
Penso que a atividade de fotógrafo profissional é bem parecida com outros ramos comerciais.
Primeiro lugar você precisa ter um bom produto. Um bom atendimento e o preço condizente com o mercado.
Algo que não pode faltar.. paciência e calma até que a roda comece a girar, depois é só começar a colher os frutos.

Boa sorte!!
« Última modificação: 15 de Maio de 2017, 09:35:49 por amador47sc »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2017, 10:17:47
A época de virar fotógrafo sem investimento já passou. Com o mercado saturado assim, precisa gastar pra se firmar.

Vai dar cupom a um vizinho? Se ele não estiver esperando filho ou perto de casar, o interesse por fotografia é quase zero.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk


Olá Danilo,
Penso que a atividade de fotógrafo profissional é bem parecida com outros ramos comerciais.
Primeiro lugar você precisa ter um bom produto. Um bom atendimento e o preço condizente com o mercado.
Algo que não pode faltar.. paciência e calma até que a roda comece a girar, depois é só começar a colher os frutos.

Boa sorte!!

No caso eu só vou atrás dos vizinhos que tem criança pequena...esqueci de mencionar esse detalhe


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2017, 11:21:19
A pergunta de U$ 1,000,000.00 : Por que eu (cliente) escolheria você como fotógrafo?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2017, 12:10:44
A pergunta de U$ 1,000,000.00 : Por que eu (cliente) escolheria você como fotógrafo?

E para compreender melhor essa pergunta, vou fazer outra pergunta.

Qual o seu diferencial?


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2017, 12:35:38
A pergunta de U$ 1,000,000.00 : Por que eu (cliente) escolheria você como fotógrafo?
A pergunta de U$ 1,000,000.00 : Por que eu (cliente) escolheria você como fotógrafo?

No geral as pessoas gostam muito do trabalho que já produzi, mas....
Meu diferencial... :ponder:... sei lá..rs... eu gostava de fotografar com o máximo de espontaneidade mas o "diferencial" de todo fotógrafo é isso...então não tem nada de diferente.  :doh:

Preço qualquer um tem...

Ser um profissional sério...nem todo mundo é, por mais que isso seja mais do que a obrigação....  :doh:

Qualidade...acho que 90% dizem que tenho... Mas isso é meio irrelavante, já que todo mundo oferece isso, mesmo que não tenha...

Fotografar no parque está mais do que batido....

Facilidade no pagamento com o Pagseguro...talvez nem todo mundo tenha pensado nisso, especialmente os entusiastas....

Fiquei sabendo que muita gente diz saber fotografar, não sabe fazer pós-tratamento. Essa é uma vantagem que tenho eu acho, já que aprendi na prática com um dos principais fotógrafos da cidade...e com
o fórum aqui...Mas como marketar isso eu também não sei ainda como fazer...

Eu estava pensando em fotografar e entregar em um foto-livro especial da DreamBook ou PenDrive especial deles....isso pode ser sim um diferencial médio...

Agora um super hiper mega ultra diferencial inédito no mercado, eu realmente não faço ideia. Eu sempre penso nisso, mas ainda não descobri algo diferente de tudo...

Mesmo se eu dominar a técnica de edição do Dellano, não vai ser diferente já que ele já faz isso...

Se eu achar a resposta a essa pergunta aumentaria muito as chances de eu sobressair, mas não faço ideia onde achar as repostas...

« Última modificação: 15 de Maio de 2017, 12:37:40 por Danilo_cs »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2017, 14:26:52
Mercado saturado pra medíocres.

Se vc tem bom papo pra fechar negócio e suas fotos estão acima da média, já ta na frente de 90% dos fotógrafos profissionais e "profissionais". Se tem até fotógrafo ruim tendo trabalho sem parar...

Agora se os trabalhos são excepcionais, não tem nem desculpa mesmo.
« Última modificação: 15 de Maio de 2017, 14:27:56 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2017, 17:19:13
Mercado saturado pra medíocres.

Se vc tem bom papo pra fechar negócio e suas fotos estão acima da média, já ta na frente de 90% dos fotógrafos profissionais e "profissionais". Se tem até fotógrafo ruim tendo trabalho sem parar...

Agora se os trabalhos são excepcionais, não tem nem desculpa mesmo.

Ahhh se é assim..... eu acho que to em vantagem ehehhe


iclassi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • Anderson Barros
    • Anderson Barros Fotografia
Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2017, 11:22:03
Hoje em dia o mercado está muito concorrido independente do ramo de atividade, se não tiver um diferencial ou qualidade superior você fica a mercê da sorte.
2x Canon EOS MK3 | Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM | Canon EF 85mm f/1.4L IS USM | Sigma 35mm f/1.4 Dg Hsm Art | EF 8-15mm f/4L Fisheye USM | 2x Godox TT685 | Godox V1 | Godox AD300 | 2x Radio Godox Xpro

http://www.barrosfotografia.com.br
https://www.facebook.com/barrosfotografia
https://www.instagram.com/andersons.barros


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 01 de Junho de 2017, 15:48:58
E para compreender melhor essa pergunta, vou fazer outra pergunta.

Qual o seu diferencial?

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97925.0
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Junho de 2017, 17:45:10
Eu sou daqui da cidade do Danilo, cheguei há quase 2 anos, eu nunca tinha fotografado uma formatura na minha vida, pois fui atras de um empresa aqui pra fazer uns freelas, na outra semana ja tava fotografando. Comprei um restaurante e fiquei um ano sem fotografar, agora estou como vc, voltando ao negócio... Cara, veja qual o seguimento vc vai querer atuar e vá pra cima, pelo amor de Deus arruma seu site, faz o danilosantosfotografia pq aquele portal que vc tem pro fotografo nao rola kkkk... Falo isso pro seu bem, pra vc melhorar e ir em busca do que vc deseja.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 01 de Junho de 2017, 19:00:20
Oii eu sou o Danilo!
Ha um ano...eu estava quase desistindo de fotografar. Eu estava lutando para reerguer o projeto, mas por problemas pessoais eu realmente desisti de fotografar.

A coisa ainda está muito feia, mas eu tenho vontade de voltar. Não só por questões pessoais, mas por causa dessa crise e com ajuda do Senai, muita gente resolveu estudar fotografia aqui aí já viu né...?! A situação econômica melhorou mas o mercado aqui eu acho que está para lá de saturado de fotógrafos entusiastas e profissionais. Acho que está pior do que era antes.

A minha estratégia anterior era fazer alguns ensaios eu não cobrava com o objetivo de treinar, expandir o portifólio e quem sabe a pessoa me indicar para alguém e naturalmente a coisa ir deslanchando. Mas isso não aconteceu...

Eu estou meio enferrujado, mas minha ideia é a seguinte: Ainda preciso definir meus preços novamente, mas assim que eu fizer, eu pensei em oferecer meu serviço para as pessoas próximas daqui, como os vizinhos e alguns conhecidos.  Daí a eles pensei em preparar um cupom de desconto, sei lá...uns 30% ou 40% e uma data limite para usar o cupom e dar a essas pessoas. Se ela aceitar o ensaio, ganharia um outro cupom, com um desconto menor, que ela podia dar a quem quiser...e é claro com data limite e especificações....

A ideia é mais ou menos essa....

Ai enquanto volto a trabalhar no site e nas redes sociais e tals....

Será que essa ideia é furada, ou parece ser interessante?

Tua principal enorme gigante vantagem e que nao esta precisando da fotografia para viver.
Atende tua atividade principal (ganha pao), e poe em pratica o que te de na telha,
mas poe em pratica como se vc tivesse que comer disso,
se errou, nao importa parte para outra, ate acertar o modelo de trabalho.
mais pratica , menos teoria!!!!,VAMOS ENFRENTE :clap: :clap: :clap:


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2017, 14:25:15
O bom que os tópicos de danilo sempre rendem kkk olha danilo, como foi dito em varios outros tópicos criados por você, acho que o problema está na sua imagem. Ajeita esse teu blog que está muito confuso, tem várias atividades num site só, ninguem sabe se voce é fotografo ou designer, ou faz personalizados. Depois de ajeitar isso, atualiza tuas fotos, que aquelas estão antigas demais, chama pessoas para fotografar de graça e faça seu portifolio, porque eu como cliente se eu olhasse aquelas fotos que estão lá, eu nao ia querer. O mercado está muito concorrido, aquelas fotos estao muito amadoras, acho que voce ja deve ter melhorado mais do que aquilo, e por ultimo investir no instagram que por sinal é a segunda rede que mais tem inscritos perdendo só para o whatsaap, meus trabalhos vem muito do instagram. Você está atirando no escuro. Se você convida uma menina pra fazer as fotos de graça e ela gosta, quando houver um aniversário, evento, a primeira pessoa que ela vai lembrar é de voce, e vai te chamar ou indicar!