Autor Tópico: 5D MARK II vale?  (Lida 3498 vezes)

lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Online: 14 de Maio de 2017, 22:46:23
Galera, estou atrás de uma FF e apareceu uma 5DII com 188k, por 2399.
Quem tem um corpo desses o que acha, vale a pena?

No anúncio o cara disse que a cam está perfeita, somente o ponto vermelho que confirmar o foco não aparece, mas o foco e o bip, funciona.

É aí, vale? É problema?

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2017, 23:36:53
Pra mim não vale.

Além do alto "Km", ainda tem um defeito, e grave, que dependendo do ambiente vai dificultar muito o uso, por exemplo: Se estiver fotografando em baladas ou festas com musica alta vai ser difícil ouvir o Bip, se estiver fotografando em algum local ou ao lado de um cinegrafista onde o bip atrapalha, enfim, é um defeito que parece bobo, mas não é.

Agora pensa bem, uma troca de obturador vai sair por baixo uns 800,00. Digamos que pra arrumar esse problema no foco fique uns 500,00 (duvido que fique só isso) e somando isso ao preço da câmera, vamos ter um total de 3699,00 (no mínimo), por esse valor da pra encontrar coisa bem melhor.
« Última modificação: 14 de Maio de 2017, 23:37:27 por Roberto Dellano »


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2017, 23:45:48
Bom, vamos lá. Minha intenção de mudar de corpo seria pelo upgrade nas fotos, Estou sofrendo com imagens escuras.
Meu kit atual é esse da assinatura e atualmente adquiri uma Tamron 17-50 2.8, mas o foco está ruim(front/back). Como a T3i não tem micro ajuste, não consigo solucionar o problema.
Pensei em migrar para uma 70d ou até vender todo park de lentes e pegar uma 17-55 ou a 24-105.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2017, 09:05:20
Amigo, se com esse seu kit da assinatura as fotos estão saindo escuras, tem algo errado, e a menos que sua câmera esteja com algum defeito, acho que o erro pode ser com você, está fotometrando corretamente? Usando os modos de medição de acordo com a cena? Usando flash quando necessário?

Não leve a mal essa perguntas que estou fazendo, mas pode ser que trocar de câmera por que as fotos estão escuras não é a solução.


Agora, fotometria a parte, o que eu disse é que essa 5D que você mencionou não vale a pena.

Um abraço.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2017, 09:51:24
Obrigado pelo comentário Roberto,

O caso é que uso bem o flash para compensar a ausência de luz ou para compor a imagem.
No ultimo trabalho, usei a Tamron 17-50, mas como ela está com problema de Back/Front Focus, fechei mais o diafragma para ganhar profundidade de campo.

Quanto as outras lentes, não sei se conhece eventos de festa infantil, mas ficar trocando lente durante o aniversário dificulta bastante, por isso dou preferência para as lentes ZOOM.

A minha ideia de ter outro corpo, seria até uma 70D, que possui micro ajuste e assim poderia aproveitar melhor a Tamron ou adquirir uma FF e já dar um UP definitivo.

Acredito que exista falta de conhecimento da minha parte, porem estou percebendo também dificuldade referente aos pontos que mencionei.

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2017, 10:24:41
No ultimo trabalho, usei a Tamron 17-50, mas como ela está com problema de Back/Front Focus, fechei mais o diafragma para ganhar profundidade de campo

Não sei se estou viajando, mas a partir do que você citou, passei a ter dúvidas com relação ao problema de foco da Tamron... Não estariam as fotos saindo tremidas? Fechando o diafragma forçamos velocidades mais lentas de obturador caso não alteremos também o iso. Prestou atenção nisso?

Com relação a 5D, eu também não arriscaria. Com um pouco de paciência, acredito que se ache algo melhor.  :ok:
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2017, 10:30:56
opa Luizão... então, fechei justamente para compensar o erro no foco, as velocidades se mantiveram em 1/90 ou 1/125.

usei a lente fechada em f5.6 até f9 justamente porque testei antes a lente com a minha camera e vi que o usando o ViewFinder o foco não estava correto, já no live view, tudo beleza.

Abs
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2017, 11:05:44
Caramba... 5.6 e até 9 em evento noturno? As fotos vão sair escuras mesmo, ainda mais se não subir o ISO...
Aniversários e eventos noturnos, uso em torno de 4 qdo não posso​ correr o risco de perder foto por foco...
Com essas aberturas aí, mesmo que consiga iluminar corretamente o assunto, o restante da cena vai destoar demais...
Posso estar falando besteira, e se estiver os mais experientes vai me corrigir!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
« Última modificação: 15 de Maio de 2017, 11:29:07 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2017, 11:28:18
Ficaram escuras mesmo, usei o flash em TTL e ele sofreu... :shock:, depois posto umas imagens aqui.
Prefiro uma imagem escura que posso compensar no LR do que ficar com a imagem com o foco errado e perde-la, mas nem sempre dá para tratar direito
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2017, 11:37:52
Caramba... 5.6 e até 9 em evento noturno? As fotos vão sair escuras mesmo, ainda mais se não subir o ISO...

André, vi que usa a Tamron com a 80D, gostou do casamento entre corpo e lente? estou pensando em ir para uma 70D e aproveitar o melhor rendimento em ISO e o micro ajuste.
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2017, 12:19:20
Amigo, você consegue quantificar esse desvio de foco ou postar um exemplo pra gente ver?

O micro ajuste corrige um desvio muito pequeno, do tipo, focou no olho e foco ficou na orelha em um retrato. Se o desvio for grande, do tipo, focou no aniversariante e o foco ficou no painel atrás, ai pode ser problema na lente.

Faça o teste de foco do link a baixo e se o resultado passar de 20mm o ajuste de foco da câmera não vai resolver.
http://www.dphotojournal.com/focus-test-chart.pdf


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2017, 12:28:19
Amigo, você consegue quantificar esse desvio de foco ou postar um exemplo pra gente ver?

O micro ajuste corrige um desvio muito pequeno, do tipo, focou no olho e foco ficou na orelha em um retrato. Se o desvio for grande, do tipo, focou no aniversariante e o foco ficou no painel atrás, ai pode ser problema na lente.

Faça o teste de foco do link a baixo e se o resultado passar de 20mm o ajuste de foco da câmera não vai resolver.
http://www.dphotojournal.com/focus-test-chart.pdf
Dellano, já fiz esse teste.

Quando a lente chegou, a primeira coisa que fiz foi fazer umas fotos de flores e pequenos insetos. Fiquei impressionado com a proximidade que a lente permite chegar do objeto e tirei várias fotos, sempre em f2.8 ~ f4.

Quando puxei as imagens no LR, estranhei a baixa nitidez, as imagens pareciam embaçadas. Baixei da WEB um modelo para checar o micro foco, foi quando me deparei com o problema. Fui novamente fotografar as flores, só que usando o live view e BINGO, foco perfeito e imagens nítidas.

A diferença é pequena, exatamente como descreveu, foco no nariz pega orelha, mas sabemos que isso pode zuar a imagem.

Abs

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2017, 12:53:21
Então o ajuste realmente resolve, ai é decidir o que é melhor pra você, ir para FF ou pegar uma crop com esse recurso.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2017, 13:40:59
Quem tem a 70D, poderia informar se o ganho de ISO é expressivo? Sei que nunca irá se comparar a uma FF, mas existe uma melhora considerável reverente a T3i?

Levando em consideração o ISO disponível nelas:
T3i:  ISO 100 a 6400 (em incrementos de parada completa), H: 12800
70D: ISO de 100 a 12800, expansível ao equivalente à ISO 25600
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2017, 13:43:44
André, vi que usa a Tamron com a 80D, gostou do casamento entre corpo e lente? estou pensando em ir para uma 70D e aproveitar o melhor rendimento em ISO e o micro ajuste.
Como disse em outro tópico sobre ela: Às vezes fico muito insatisfeito... Já outras horas fico extremamente satisfeito! No meu flickr tem bastante fotos, se quiser dar uma olhadinha!
Tem hora que erra (ou eu erro, sei lá) foco demais (principalmente em 2.8), e em outros momentos fica excelente. Sempre falo que quero tentar o tal microajuste, mas enrolo e nunca faço...
Decidindo por ela, se luz de autofoco é imprescindível pra vc e se trabalha com TTL, provavelmente terá que trocar seus flashes (se forem fabricados antes de Agosto/2016).
« Última modificação: 15 de Maio de 2017, 13:45:51 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm