Autor Tópico: Problema foco 5D mark IV  (Lida 16172 vezes)

Moacyr Lopes Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #15 Online: 20 de Agosto de 2017, 02:06:26
Caros,

Observo e fiz vários testes com diferentes lentes novas na Mark IV. A imagem não tem nitidez!! Os pixels não se formam de maneira a produzir uma imagem de qualidade.

Já levei à Canon do Brasil - no Jabaquara (SP) ficou mais de 15 dias - disseram que era causa de ajuste de foco eletrônico - voltou com o mesmo defeito, sobretudo com ISO superior a 1000 e velocidade baixa. O foco não crava! Perdi dezenas de fotos, cenas estáticas, retratos, boa quantidade de luz.

A câmera é ótima para gravar mas, para fotografar para mim, por enquanto, tem sido um problema enorme! Como pode?

Peço aos colegas que experimentam do mesmo problema que escrevam na Canon do Brasil reclamando do possível defeito e compartilhem dessa decepção porque a Canon vai ter que chamar um recall com urgência.

Sucesso!
Moacyr.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 20 de Agosto de 2017, 05:30:17
Caros,

Observo e fiz vários testes com diferentes lentes novas na Mark IV. A imagem não tem nitidez!! Os pixels não se formam de maneira a produzir uma imagem de qualidade.

Já levei à Canon do Brasil - no Jabaquara (SP) ficou mais de 15 dias - disseram que era causa de ajuste de foco eletrônico - voltou com o mesmo defeito, sobretudo com ISO superior a 1000 e velocidade baixa. O foco não crava! Perdi dezenas de fotos, cenas estáticas, retratos, boa quantidade de luz.

A câmera é ótima para gravar mas, para fotografar para mim, por enquanto, tem sido um problema enorme! Como pode?

Peço aos colegas que experimentam do mesmo problema que escrevam na Canon do Brasil reclamando do possível defeito e compartilhem dessa decepção porque a Canon vai ter que chamar um recall com urgência.

Sucesso!
Moacyr.

Imagino a decepção que deve estar passando,  já li vários artigos sobre a 5D Mark IV e não vi nada relcionado a problema de foco, infelizmente pro meu uso acho que  só a  1DX Mark II, vai me satisfazer.
Quando  peguei a 7D Mark II, sofri muito com o sistema avançado de foco dessa máquina, precisei de uns 2 meses pra adaptar, foram umas 10000 fotos de teste, percebi que se deixar no case 6 pra fotografar movimentos rápidos e irregular, algumas fotos saem fora de foco quando se fotografa paisagens ou pessoas parados e se deixar no case 1 e fotografar movimentos rápido e irregular se consegui algumas fotos boas mas bem menos que se usando o case 6.
Também evitar usar todos os pontos de focos, sempre vai pegar no lugar não desejado, principalmente em grandes aberturas, lentes de terceiros tem o foco lento pra essa máquina (no geral a Canon sempre tem problema de foco).
Se puder postar algumas fotos do problema, agradeceria…
Que seu problema seja solucionado o mais rápido possível pra desfrutar da excelente máquina que tem em mãos.



« Última modificação: 20 de Agosto de 2017, 05:33:03 por Marcio WH »


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #17 Online: 20 de Agosto de 2017, 10:37:17
Acompanhando pois é o primeiro caso que leio sobre defeito nessa câmera.

Gostaria de reforçar o pedido dos colegas para que, se puder, postar mais alguns exemplos de fotos. Se pudesse disponibilizar maiores, em raw ou mesmo com as configurações de Exit seria ótimo.

Obrigado e boa sorte, é realmente frustrante quando algum equipamento não funciona direito.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 20 de Agosto de 2017, 11:10:50
Sinceramente não acho que haja qualquer problema com a câmera a não ser uma expectativa exagerada da proprietária.

Quem observou a foto maior do qual o crop foi feito verá que todo o boneco está dentro da área de foco e corresponde a aproximadamente 1,8% do quadro (toda foto tem área de 5,04 cm2 e a área de do ponto de foco corresponde a 0,09 cm2) medidos grosseiramente com a régua. Os olhos do tal boneco devem corresponder então a menos de 0,2% de todo o quadro. A câmera provavelmente focou o boneco e não os olhos que não tem nem tamanho nem contraste adequados para esse tipo de avaliação.

A usuária poderia tentar focar no live view que usa detecção de fase e é mais preciso que focar pela ocular e ver se haveria diferença significativa. Porém sugeriria que usasse um alvo de tamanho adequado com contraste adequado que tem aos montes na internet além de respeitar o limite de 25x a distância focal da lente mais clara que tiver, usando a lente na abertura máxima.

Outro ponto a destacar é que em apenas um dos vários reviews que li sobre essa câmera é que nativamente o arquivo resultante gerado usa um contraste um pouco menor que a 5D mk iii e provavelmente à 6D dando a impressão de imagem "lavada", porém esse novo esquema seria mais fiel às corres reais. De qq forma ele aproximou as duas gerações com um preset que usava em batch no LR.

Espero ter ajudado
5D IV e alguns vidros


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #19 Online: 20 de Agosto de 2017, 11:12:04
A minha foca perfeitamente.
Não tenho do que reclamar, segue exemplo:

Juliana Lins by Sergio Mauricio, no Flickr
« Última modificação: 20 de Agosto de 2017, 11:14:06 por jrmauricio »
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #20 Online: 20 de Agosto de 2017, 14:05:36
Sinceramente não acho que haja qualquer problema com a câmera a não ser uma expectativa exagerada da proprietária.

Quem observou a foto maior do qual o crop foi feito verá que todo o boneco está dentro da área de foco e corresponde a aproximadamente 1,8% do quadro (toda foto tem área de 5,04 cm2 e a área de do ponto de foco corresponde a 0,09 cm2) medidos grosseiramente com a régua. Os olhos do tal boneco devem corresponder então a menos de 0,2% de todo o quadro. A câmera provavelmente focou o boneco e não os olhos que não tem nem tamanho nem contraste adequados para esse tipo de avaliação.

A usuária poderia tentar focar no live view que usa detecção de fase e é mais preciso que focar pela ocular e ver se haveria diferença significativa. Porém sugeriria que usasse um alvo de tamanho adequado com contraste adequado que tem aos montes na internet além de respeitar o limite de 25x a distância focal da lente mais clara que tiver, usando a lente na abertura máxima.

Outro ponto a destacar é que em apenas um dos vários reviews que li sobre essa câmera é que nativamente o arquivo resultante gerado usa um contraste um pouco menor que a 5D mk iii e provavelmente à 6D dando a impressão de imagem "lavada", porém esse novo esquema seria mais fiel às corres reais. De qq forma ele aproximou as duas gerações com um preset que usava em batch no LR.

Espero ter ajudado

Eu não havia olhado a foto de exemplo pois achei que não dava pra vê-la ampliada. Mas dá. Você tem razão, a foto está com zoom gigante dentro do LR. Provavelmente a câmera focou no boneco. Concordo ainda que o teste deveria ser feito com esses alvos que tem pra baixar. Ou nas páginas de um livro, ou mesmo em rostos de pessoas, com a mesma distância e com as mesmas condições de iluminação.

Talvez, no máximo seja o microajuste de foco. No máximo. O restante, como você mesmo disse, pode ser apenas a expectativa (tão alta quanto o preço pago pela câmera).

Vale lembrar ainda o seguinte: se ela foi enviada para a assistência em SP (seja a Canon do Brasil ou a Namba) e eles disseram que a câmera não tem qualquer problema, então pode confiar que não tem mesmo. São os dois lugares mais competentes do país. 

 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Moacyr Lopes Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #21 Online: 20 de Agosto de 2017, 23:24:05
Tenho problemas horrorosos de foco na 5D Mark IV.
Falta de precisão, falta de definição.
Já troquei de lentes. Levei à assistência técnica da Canon do Brasil, no Jabaquara (SP). Ficaram cerca de 15 dias com a câmera - disseram que era problema de calibração.
Continua ruim! Não tenho nenhuma confiança no equipamento. Por ora não recomendo!

Moacyr Lopes Junior


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 20 de Agosto de 2017, 23:32:59
Tenho problemas horrorosos de foco na 5D Mark IV.
Falta de precisão, falta de definição.
Já troquei de lentes. Levei à assistência técnica da Canon do Brasil, no Jabaquara (SP). Ficaram cerca de 15 dias com a câmera - disseram que era problema de calibração.
Continua ruim! Não tenho nenhuma confiança no equipamento. Por ora não recomendo!

Moacyr Lopes Junior
Uma pena por que estou até com a minha 5Dmkiii anunciada pensando em trocar de corpo mas sinceramente agora estou  desanimando.

Nos fóruns tem vários relatos de muitos problemas com a bateria que dura de 30% menos (em relação a mk III) até alguém que relatou conseguir fazer só 150-200 fotos por bateria. Câmera que morreu do nada. Câmera que perde toda carga em poucos dias sem uso algum.

Sei que a Canon deve vender essa câmera aos milhares e a grande maioria deve funcionar normalmente. Mas os relatos de quem não deu sorte assustam e dão a impressão de alguns problemas são comuns.

Talvez melhor esperar mais um pouco.

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

5D IV e alguns vidros


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #23 Online: 21 de Agosto de 2017, 00:40:02
Uma pena por que estou até com a minha 5Dmkiii anunciada pensando em trocar de corpo mas sinceramente agora estou  desanimando.

Nos fóruns tem vários relatos de muitos problemas com a bateria que dura de 30% menos (em relação a mk III) até alguém que relatou conseguir fazer só 150-200 fotos por bateria. Câmera que morreu do nada. Câmera que perde toda carga em poucos dias sem uso algum.

Sei que a Canon deve vender essa câmera aos milhares e a grande maioria deve funcionar normalmente. Mas os relatos de quem não deu sorte assustam e dão a impressão de alguns problemas são comuns.

Talvez melhor esperar mais um pouco.

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Engraçado que a minha t5i parece ter vindo abençoada em termos de bateria.
Já dei 1000 tiros com ela sem a bateria acabar, sendo que a estimativa dela é de 400 tiros.
E a bateria carrega muito rápido também. Acho que eu acabei ficando com o sistema de bateria de uma dessas IV e algum infeliz acabou ficando com o da minha t5i :ponder:
hahahah
« Última modificação: 21 de Agosto de 2017, 00:45:24 por Di Torres »


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 21 de Agosto de 2017, 11:36:35
Moacyr posta mais exemplos... e tentou levar na Namba? comprou ela aonde?
Ricardo Ghion


driros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #25 Online: 29 de Abril de 2019, 22:41:05
Olá, estou com mesmo problema que você citou em relação a 5D MARK IV.
Você conseguiu descobrir ou solucionar o problema?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 29 de Abril de 2019, 23:10:44
É a primeira vez que vejo reclamações de foco e bateria referentes à 5D Mark 4.

Eu creio que isso seja defeito específico de um lote muito, muito pequeno.

A única câmera bomba que a Canon possui de verdade é a 70D onde um lote grande de câmeras possuíam um erro fatal que pedia a troca da placa . Tanto que a Canon do Brasil faz a troca gratuita da mesma.



rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #27 Online: 30 de Abril de 2019, 09:40:41
Sem problemas de foco aqui também com a minha 5dMK4, inclusive cravando no olho em f/1.2, utilizando o AF pelo próprio celular (wifi).


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 30 de Abril de 2019, 13:55:00
não sei se é possível notar a diferença nessa qualidade de imagem...


Não acho que isso aqui seja problema de foco. Isso deve se até mesmo pelo crop usado pra ampliar. Ao meu ver tá focado, o objeto ta muito longe da câmera, claro que se aumentar a resolução vai cair e muito, isso detona a qualidade.
É o que eu analiso nessa foto mostrada. Talvez em outras situações o problema realmente se confirme.

Até eu achava que minha 6DII não prestava no foco, até perceber que eu tava procurando foco no cílio de uma pessoa a 5m da camera usando uma 50mm...não dá né.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 30 de Abril de 2019, 14:27:55
Sugiro fazer duas fotos do mesmo objeto, uma em foco manual pelo LV em 100%, e outra com foco automático pelo ocular mesmo,
e compare as duas fotos. Em fóruns gringos já vi vários relatos de que quando a câmera está com problema de foco, as autorizadas da própria marca não resolvem o problema, eles dizem que está correto mas não está na verdade, já li sobre isso tanto em Nikon quanto Canon infelizmente não encontro mais os links faz muito tempo que li isso.