Autor Tópico: Problema foco 5D mark IV  (Lida 16430 vezes)

Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 03 de Outubro de 2019, 17:48:39
Case no 1
Nenhum ponto ! na tela
to lendo aqui, eu tentei alguns testes em velocidade mais alta, diafragma mais fechado, tudo ruim. não salva 10%
o que me intriga é que o desempenho dela estava simplesmente maravilhoso e do nada ficou assim

Poderia informar qual lente esta usando?

WB no auto?

Estilo de imagem no S ou auto?

Usando somente um ponto de foco?

Estabilizador da lente ligado?

AF da lente ligado?

Nos 2 ultimos casos aconteceu comigo no volei estudantil que fotogragei, mas peguei depois da primeira sequencia de disparo, pois sempre confiro pra ver a cor e principalmente a velocidade.
Motivo de desligar, levando a 70-200 segurando pelo corpo da lente.


jorubio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #46 Online: 03 de Outubro de 2019, 17:57:06
Poderia informar qual lente esta usando?

Testei na 50mm 85mm e na 24-70, com boa e diferentes condições de luz, no tripé(apesar de nunca usar um no dia a dia) e na mão. Tudo exatamente igual. Foto tremida sem definição como se tivesse erro de velocidade

WB no auto?
Auto (testei também em outros modos, no Daylight piorou, voltei pro auto que é como eu geralmente uso

Estilo de imagem no S ou auto?
S

Usando somente um ponto de foco?
1 ponto de foco

Estabilizador da lente ligado?
ligado

AF da lente ligado?
On

Nos 2 ultimos casos aconteceu comigo no volei estudantil que fotogragei, mas peguei depois da primeira sequencia de disparo, pois sempre confiro pra ver a cor e principalmente a velocidade.
Motivo de desligar, levando a 70-200 segurando pelo corpo da lente.



jorubio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #47 Online: 03 de Outubro de 2019, 18:06:26
A primeira coisa que pensei foi alguma configuração pois fiz um curso de flash e foi depois disso que basicamente não consegui mais fotografar.
Troquei Lentes
Verifiquei configurações
limpei contatos
Perguntei pro meu professor do curso e mostrei o que estava acontecendo e ele disse que naquela fotometria a foto não deveria estar tremida assim, e que lá não alteramos nada que pudesse acontecer isso

Voltando pro meu estúdio fiz outros testes usando o mesmo cenário e set up que eu uso sempre. Nada de precisão
« Última modificação: 03 de Outubro de 2019, 18:21:25 por jorubio »


jorubio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #48 Online: 03 de Outubro de 2019, 18:18:02

https://clientes.jorubiofotografia.com/TESTE/

neste link tem uns exemplos de fotos, e deixei uma versão aproximada pra verem o que tá acontecendo

detalhe: essas são as menos pior
« Última modificação: 03 de Outubro de 2019, 18:28:18 por jorubio »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #49 Online: 03 de Outubro de 2019, 18:45:27
faça foto com o liveview, não parece ser blur de movimento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 03 de Outubro de 2019, 19:38:29
Primeiro parabens pelo site, belissimas fotos…

Quanto as fotos, nao vi defeito, nem achei as cores estranhas, foi feito com grande abertura, na primeira foto, o foco ficou na mao, na segunda foi clicado inclinado de cima pra baixo e o foco ficou na parte de baixo, mas devido a baixa velocidade ficou levemente tremido…

Mas como voce disse que fez curso de flash, testei aqui tirando a foto em alta e baixa velocidade, colocando pra tirar na primeira (normalmente usado por mim) e segunda cortina, sem flash, nao notei diferenca. Com flash a 1/200 de velocidade, tambem nao notei diferenca, agora a 1/80, na segunda cortina saiu levemente fora de foco, como esta com a Tanrom, tirei mais 2 fotos, uma ficou boa e outra novamente levemente fora de foco,
caso esteja usando o flash, entra no menu do flash-->flash built in-->acho que foi a segunda opcao, vai estar escrito 1 cortina ou 2 cortina, caso esteja no 2 volta pra 1.

Vou pedir pra fazer um teste com a camera na mao, fotogragar uma garrafa de refrigerante de 2 l ou suco de1 l que tiver, com o rotulo, de preferencia em ambiente com iluminacao artificial do dia a dia, usando a 24-70 (independente da distancia focal, o objeto tem que sair ingeiro no quadro), a aproximadamente 2m do objeto, usando o modo AV, ponto central no centro do objeto, abertura F4, ISO 6400, velocidade 1/250 ou acima, caso nao atinja essa velocidade aumente o ISO, pra 8000/10000, se a foto ficar perfeito, nao tem nenhum problema.


jorubio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #51 Online: 04 de Outubro de 2019, 06:13:42
Primeiro parabens pelo site, belissimas fotos…

Quanto as fotos, nao vi defeito, nem achei as cores estranhas, foi feito com grande abertura, na primeira foto, o foco ficou na mao, na segunda foi clicado inclinado de cima pra baixo e o foco ficou na parte de baixo, mas devido a baixa velocidade ficou levemente tremido…

Mas como voce disse que fez curso de flash, testei aqui tirando a foto em alta e baixa velocidade, colocando pra tirar na primeira (normalmente usado por mim) e segunda cortina, sem flash, nao notei diferenca. Com flash a 1/200 de velocidade, tambem nao notei diferenca, agora a 1/80, na segunda cortina saiu levemente fora de foco, como esta com a Tanrom, tirei mais 2 fotos, uma ficou boa e outra novamente levemente fora de foco,
caso esteja usando o flash, entra no menu do flash-->flash built in-->acho que foi a segunda opcao, vai estar escrito 1 cortina ou 2 cortina, caso esteja no 2 volta pra 1.

Vou pedir pra fazer um teste com a camera na mao, fotogragar uma garrafa de refrigerante de 2 l ou suco de1 l que tiver, com o rotulo, de preferencia em ambiente com iluminacao artificial do dia a dia, usando a 24-70 (independente da distancia focal, o objeto tem que sair ingeiro no quadro), a aproximadamente 2m do objeto, usando o modo AV, ponto central no centro do objeto, abertura F4, ISO 6400, velocidade 1/250 ou acima, caso nao atinja essa velocidade aumente o ISO, pra 8000/10000, se a foto ficar perfeito, nao tem nenhum problema.


Muito Obrigada!
Sem palavras pra agradecer
Farei todos os testes e volto para contar


jorubio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #52 Online: 04 de Outubro de 2019, 14:57:54

Muito Obrigada!
Sem palavras pra agradecer
Farei todos os testes e volto para contar


Todos os testes feito.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2019, 15:01:55 por jorubio »


jorubio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #53 Online: 04 de Outubro de 2019, 15:01:41
Primeiro parabens pelo site, belissimas fotos…

Quanto as fotos, nao vi defeito, nem achei as cores estranhas, foi feito com grande abertura, na primeira foto, o foco ficou na mao, na segunda foi clicado inclinado de cima pra baixo e o foco ficou na parte de baixo, mas devido a baixa velocidade ficou levemente tremido…

Mas como voce disse que fez curso de flash, testei aqui tirando a foto em alta e baixa velocidade, colocando pra tirar na primeira (normalmente usado por mim) e segunda cortina, sem flash, nao notei diferenca. Com flash a 1/200 de velocidade, tambem nao notei diferenca, agora a 1/80, na segunda cortina saiu levemente fora de foco, como esta com a Tanrom, tirei mais 2 fotos, uma ficou boa e outra novamente levemente fora de foco,
caso esteja usando o flash, entra no menu do flash-->flash built in-->acho que foi a segunda opcao, vai estar escrito 1 cortina ou 2 cortina, caso esteja no 2 volta pra 1.

Vou pedir pra fazer um teste com a camera na mao, fotogragar uma garrafa de refrigerante de 2 l ou suco de1 l que tiver, com o rotulo, de preferencia em ambiente com iluminacao artificial do dia a dia, usando a 24-70 (independente da distancia focal, o objeto tem que sair ingeiro no quadro), a aproximadamente 2m do objeto, usando o modo AV, ponto central no centro do objeto, abertura F4, ISO 6400, velocidade 1/250 ou acima, caso nao atinja essa velocidade aumente o ISO, pra 8000/10000, se a foto ficar perfeito, nao tem nenhum problema.




Todos os testes feito. Nada feito
Definitivamente é um problema técnico.
A foto vista pelo ecrã parece boa, até pelo celular é "aceitável" porém não é a resolução de uma foto profissional. Ao aproximar é pior do que fotos feitas em compactas.Impossível ir pra álbum impresso. Detalhe: o obturador hoje passou a fazer um barulho diferente.
Não tem definição, os edges só por Deus, impossível até de editar. Analisando elas em RAW no LR parece que podem passar batido. Ao exportar na versão mais alta pro cliente tá muito mas muito ruim. Quando passada pro PS, vontade de chorar.

Soube nas internas que são poucos os casos mas acontecem, e que a assistência devolve dizendo que não há de errado porém há.
Triste e decepcionada. Vou mandar pra assistência e ver o que vai acontecer, porém totalmente sem esperança.

Obrigada a todos pelas dicas e pela tentativa de ajuda


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #54 Online: 04 de Outubro de 2019, 15:24:31
Dei uma lida no teu caso, Jo. Não li todas as respostas. Mas as tuas e algumas no início.
Primeiro, claramente é um problema de foco. Então falarmos em medição matricial não tem nada a ver com a situação. Uma vez que a medição matricial é de EXPOSIÇÃO.
Sobre as configurações de AF, tem muita coisa que pode te trazer essa falta de resultado.
Vejamos.
Que tipo de AF você usa? Aberto, Zona, Ponto...
E que modo? One Shot, AI Servo? Se for One Shot, foca e reenquadra?
Já testou em tripé?
Fez microajuste das suas lentes?
Nas configurações personalizadas, como está a prioridade de AF no primeiro disparo?

Claramente a sua câmera foca. Só não onde você quer. Então tem grandes chances da resposta aos seus problemas estar aí numa das perguntas que te fiz.  :ok:


jorubio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #55 Online: 04 de Outubro de 2019, 15:50:13
Dei uma lida no teu caso, Jo. Não li todas as respostas. Mas as tuas e algumas no início.
Primeiro, claramente é um problema de foco. Então falarmos em medição matricial não tem nada a ver com a situação. Uma vez que a medição matricial é de EXPOSIÇÃO.
Sobre as configurações de AF, tem muita coisa que pode te trazer essa falta de resultado.
Vejamos.
Que tipo de AF você usa? Aberto, Zona, Ponto...
E que modo? One Shot, AI Servo? Se for One Shot, foca e reenquadra?
Já testou em tripé?
Fez microajuste das suas lentes?
Nas configurações personalizadas, como está a prioridade de AF no primeiro disparo?

Claramente a sua câmera foca. Só não onde você quer. Então tem grandes chances da resposta aos seus problemas estar aí numa das perguntas que te fiz.  :ok:

Oi!!

então
a imagem parece desfocada/tremida. Falamos sobre matricial porque na foto parece um erro de velocidade/exposição. Tem um link que mostra alguns exemplos
https://clientes.jorubiofotografia.com/TESTE
tem a versão inteira e cropada pra ver os detalhes(que não existem)
e são as que estão menos piores, as outras não salvam

Uso Case 1 One Shot Al Servo prioridade 1 imagem
já testei em tripé, mesmo resultado
já testei diferentes condições de luz
Não fiz o ajuste fino porém não tinha feito antes (ainda) e estava tendo o resultado desejado

Fiz fotos no meu estúdio(que tem luz natural) exatamente no mesmo cenário/canto/distância focal/lente/fotometria que eu fotografo todos os dias 2 vezes por dia.. Comparando a anterior e a que fica agora o resultado é muito ruim


Bom, eu uso ela há 3 meses e o desempenho era simplesmente maravilhoso. Tudo perfeito.
Ficou assim de um ensaio pro outro e tudo que tentei aqui com a ajuda de todo mundo nada resolveu. Ela não caiu não bateu, não teve nada que pudesse explicar.
Gostaria muito que a resposta do que tá acontecendo estivesse em uma dessas configurações mas o que explicaria ela desconfigurar absurdamente assim de uma hora pra outra e não há nada que eu faça que consiga uma foto com boa resolução?

Há 2 semanas eu fotografava como sempre fiz sem nenhum ajuste muito sofisticado e agora ela não faz o mesmo não importa o que eu faça.

Já fiz a definição dela pros ajustes de fábrica inclusive, continuou na mesma.

Teria algo a mais que eu poderia fazer pra avaliar se é configuração?
Daqui sigo sem esperança...

obrigada de coração pela atenção :wub:







Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 04 de Outubro de 2019, 16:01:55



Todos os testes feito. Nada feito
Definitivamente é um problema técnico.
A foto vista pelo ecrã parece boa, até pelo celular é "aceitável" porém não é a resolução de uma foto profissional. Ao aproximar é pior do que fotos feitas em compactas.Impossível ir pra álbum impresso. Detalhe: o obturador hoje passou a fazer um barulho diferente.
Não tem definição, os edges só por Deus, impossível até de editar. Analisando elas em RAW no LR parece que podem passar batido. Ao exportar na versão mais alta pro cliente tá muito mas muito ruim. Quando passada pro PS, vontade de chorar.

Soube nas internas que são poucos os casos mas acontecem, e que a assistência devolve dizendo que não há de errado porém há.
Triste e decepcionada. Vou mandar pra assistência e ver o que vai acontecer, porém totalmente sem esperança.

Obrigada a todos pelas dicas e pela tentativa de ajuda

Como o Nando escreveu, tambem acredito que seja coisa simples, nao acredito que seja um problema do equipamento, mas sim de alguma configuracao. Mas importante e ter o equipamento funcionando 100%, espero que a assistencia tecnica ja tenha se familiarizado com o modelo da camera e resolva…


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #57 Online: 07 de Outubro de 2019, 14:22:06
Olá!
Vi na época do lançamento, que a 5D IV possui um recurso de micro-ajuste de foco e bokeh após o click.
Já tentou mexer nessas opções? Pode até estar dando um problema de interpretação no programa que usa pra editar.

Se depois de tudo, for um problema mecânico, pode estar acontecendo até alguma vibração mínima no sensor (mesmo que eu nunca tenha escutado sobre isso). Testa também os modos de disparo silencioso, e no modo H com várias sequenciais...
« Última modificação: 07 de Outubro de 2019, 14:22:29 por GRAUBY »
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #58 Online: 07 de Outubro de 2019, 17:19:28

Todos os testes feito. Nada feito


O principal teste você não fez, que era fazer as fotos pelo LCD.

Se elas saíssem em foco saberíamos que é problema de micro ajuste.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jorubio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #59 Online: 07 de Outubro de 2019, 18:56:25
O principal teste você não fez, que era fazer as fotos pelo LCD.

Se elas saíssem em foco saberíamos que é problema de micro ajuste.

Fiz sim! Foi um dos primeiros testes.

Exatamente a mesma coisa se não piores!

Já está na assistência. Não tem como ser ajuste, é algum problema dos elementos óticos e segundo pessoas que tem a MarkIV, comum ela dar m...

continuo decepcionada pois em nenhum dos reviews vi nada parecido antes de comprar