Autor Tópico: Problema foco 5D mark IV  (Lida 16311 vezes)

Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 05 de Novembro de 2019, 06:35:39
A D4 ou D5 não é por volta de 40k?

Trocar lentes é de doer o coração e o bolso rs
Penso que se for mudar vou pra Sony.
Não tenho opinião ainda sobre as mirrorless mas fiz um test drive com uma e fiquei assim :wub:
Sigo com Canon por enquanto. Vamos ver no que dá

Estou falando de equipamentos usados  : :D

A D4, 1630 dolares, 24-120 F4, 560 dolares, a 5D Mark 4 e 1 DX Mark 2, caiu bem o preco, a 1DX, normal, lancou um novo e deve vir um novo pra substituir a 5D.

O corpo da 5D Mark 4, 2200 dolares, 24-70 1, 840 dolares, 24-70 2.8 2, 1500 dolares.

Todos produtos usados, valores arredondados pra mais, uns 10%,.



D5, manteve 4070 dolares, 1 DX Mark 2, caiu mil dolares, variando entre 3990 a 4070 dolares, torcendo pra chegar no 3000  :D :D


Compensa vender tudo agora e migrar pra Sony, aproveitar que ainda tem um bom valor, tambem porque provavelmente a proxima ML da Canon, vai bater a A92, menos em fps, ai voce nao troca mais de marca e por azar pega outro produto com defeito  :D


SIMONE BELLOTO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #76 Online: 29 de Março de 2020, 15:35:20
Prezados,
Como foi citado anteriormente por outros colegas, também estou com problema de foco e qualidade de imagem com a 5 D Mark IV. Fiz testes com varias lentes, varias configurações de foco (inclusive no modo A+) e continuo com imagem sem foco e com muito ruído. Levei na autorizada da Consolação (SP), e a câmera voltou com o mesmo problema.
Gostaria de saber se os colegas que tiveram o mesmo problema conseguiram alguma solução.

Grata


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 30 de Março de 2020, 00:33:16
Prezados,
Como foi citado anteriormente por outros colegas, também estou com problema de foco e qualidade de imagem com a 5 D Mark IV. Fiz testes com varias lentes, varias configurações de foco (inclusive no modo A+) e continuo com imagem sem foco e com muito ruído. Levei na autorizada da Consolação (SP), e a câmera voltou com o mesmo problema.
Gostaria de saber se os colegas que tiveram o mesmo problema conseguiram alguma solução.

Grata

Se tiver na garantia, pede pra trocar ou devolva e pega o dinheiro de volta…

Ninguem resolveu esse problema.

Boa sorte!


Hellfreeze

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 31 de Outubro de 2021, 17:53:05
Pelo visto esse problema realmente é mais comum do que gostaria...
Eu uso a Mark IV com a 70-200 2.8 IS e a 24-70 2.8 e as fotos em vários casos ficam sem nitidez nenhuma.
Não é como se a foto estivesse fora de foco, mas quando você dá um zoom nas imagens, você vê que os pixels realmente ficam zoados e isso parece ser aleatório.
Com a 6D que eu tinha (roubaram) e a Mark III que uso no trabalho, consigo fotos muito mais nítidas.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #79 Online: 31 de Outubro de 2021, 18:44:43
Vende e compra uma R ou Sony A7 iii
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hellfreeze

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 31 de Outubro de 2021, 20:10:33
Eu estou falando com uma amiga que é advogada e ela acha que isso pode se enquadrar em "vício oculto" e mesmo tendo expirado a garantia, pode ser que role uma ação contra a Canon já que existe jurisprudência pra isso.
Estou considerando o caso.


Victor Amado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 21 de Maio de 2022, 12:08:26
Olá, pessoal,

Sou novo por aqui mais li este tópico de cabo a rabo. Infelizmente, adquiri uma Mark IV recentemente durante uma viagem. Ao fazer os primeiros testes nos meus ensaios, percebi a triste realidade da falta de nitidez da Mark IV quando comparada com a 6D que tenho desde 2016. A diferença é gritante. Eu li muitas sugestões interessantes por aqui, como por exemplo o micro ajuste e os pontos de foco. Porém, a realidade é uma só e impiedosamente implacável: uma câmera nova desse calibre não deveria dar essa dor de cabeça.

Realizei inúmeros testes com luz natural, com flash na câmera e flash fora da câmera. A 6D ganhou em todas infelizmente. Os recursos da MARK IV são infinitamente superiores, a resolução 50% maior e mesmo assim, no que nos interessa, ela deixa a desejar.

Li neste tópico também que existe a possibilidade de um lote X Y ou Z ter sido produzido com esse problema, o que me deu um certo desespero. Porém, não há muito a ser feito além de tentar o micro ajuste conforme sugerido aqui ou tentar vende-la para algum fotógrafo que não seja tão meticuloso em termos de nitidez.

Se algum de vocês que tenha a Mark IV conseguiu alguma solução ou sabe de alguma notícia pertinente, por favor, peço encarecidamente que vocês entrem em contato comigo por aqui ou email (victoramadofotografia@gmail.com)

Obrigado e sigo na busca de uma solução.

Muita luz para todos!


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 22 de Maio de 2022, 03:31:13
Bom dia Victor,

     No link abaixo você encontrará Info sobre micro ajuste de foco.
https://youtu.be/7zE50jCUPhM

O software reican focal é mais indicado.

 Me parece estranho essa câmera ter problemas. Eu se fosse você, entraria em contato com a Namba.
Boa sorte!



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #83 Online: 22 de Maio de 2022, 08:47:45
Outra opção, além de vender e comprar uma mirrorless, é se adaptar usando o liveview já que tem dualpixel.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #84 Online: 23 de Maio de 2022, 07:24:01
Acho que o primeiro teste é usar o liveview (fotografar usando o LCD traseiro), pois aí voce forcará a camera a usar o grande briho da Canon que é o dual pixel autofocus.

Tire fotos de exemplos alternando entre os modos, assim vc saberá com certeza se houve ou não desvio de foco, mas, há um problema "oculto" na mk4 similar ao que ocorre com os donos de cameras como d800...d850.

A camera tem 30mp...entao qndo vc salta de uma camera que tinha 20mp, infelizmente vc verá mais defeitos do que antes nas fotos, pois a resolução maior aumenta não só os detalhes, mas tb as imperfeições, e é onde as lentes mais baratas começam a fazer raiva... :hysterical:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #85 Online: 23 de Maio de 2022, 08:03:59

A camera tem 30mp...entao qndo vc salta de uma camera que tinha 20mp, infelizmente vc verá mais defeitos do que antes nas fotos, pois a resolução maior aumenta não só os detalhes, mas tb as imperfeições, e é onde as lentes mais baratas começam a fazer raiva... :hysterical:

Tem isso mesmo, se voltar no exemplo da primeira pagina, as fotos em 100% tem magnificação diferentes.
É como se a 6D tivesse em 100% e a 5D em 150%.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #86 Online: 23 de Maio de 2022, 14:58:57
Tem isso mesmo, se voltar no exemplo da primeira pagina, as fotos em 100% tem magnificação diferentes.
É como se a 6D tivesse em 100% e a 5D em 150%.

rapaz, lembro quando eu comprei uma d800 saltando de uma d700...minha nossa...sair de 10mp para 36mp foi brutal. entrei em depressão... :hysterical: :hysterical: :hysterical:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Victor Amado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 25 de Maio de 2022, 11:18:02
Olá novamente, meus amigos da fotografia!

Li as respostas e segui os conselhos.

Leandro,

Valeu pelo link do vídeo e indicação de software. Assim, descobri que a única lente que precisei fazer um mínimo micro ajuste foi a 50mm 1.4. Mas coisa de -2/-3, mas já conta! Rs.

Alcure,

Acho que sofri o mesmo baque que você teve quando pulou da D700 para D800. Isso eu notei no inicio dos testes. Acho que isso tem a ver um pouco com a lei do esforço invertido. Quanto mais queremos resolução e nitidez, mais conseguimos enxergar as imperfeições. Rs.

No entanto, fiz um primeiro trabalho grande seguindo a sua dica e do Vangelism sobre o Live View e o seu poderoso Dual Pixel. Olha, fiz os retratos de cerca de 25 advogados de um escritório em f7.1 e às vezes 8.0. Rapaz, o foco variou entre 95-100% de precisão em todas as fotos. Teve algumas que ele cravou legal. Usei muitas vezes o AF com Face Tracking e tive ótimos resultados.

Então desapeguei um pouco daquele foco cravadíssimo muito por conta da agilidade que ganhei em contrapartida. Fico imaginando a rapaziada da Sony AIV. Eles nem devem se preocupar muito com foco. Rs. E além dessa otimizada no tempo , a gente pode sempre adicionar uma camada de nitidez em locais desejados na pós podemos em menos de 30 segundos.

Bem, vou voltar aqui quando tiver outras informações uteis sobre a Mark IV que vou com certeza descobrir ao longo do caminho.

Obrigado pela ajuda, pessoal!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #88 Online: 25 de Maio de 2022, 11:49:39

Então desapeguei um pouco daquele foco cravadíssimo muito por conta da agilidade que ganhei em contrapartida. Fico imaginando a rapaziada da Sony AIV. Eles nem devem se preocupar muito com foco.

Isso já foi tema de acaloradas discussões!

É como vc escreveu: lei do esforço invertido. Em f/7.1, f/8, não tem mistério. Mas aí de vez em quando aparece alguém dizendo que em f/1.2 o foco cravou no cílio e não na íris.

Mas hoje as câmeras mais novas da Canon, Nikon e Sony estão mais ou menos no mesmo patamar em termos de foco.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #89 Online: 25 de Maio de 2022, 12:19:48
Olá novamente, meus amigos da fotografia!

Li as respostas e segui os conselhos.

Leandro,

Valeu pelo link do vídeo e indicação de software. Assim, descobri que a única lente que precisei fazer um mínimo micro ajuste foi a 50mm 1.4. Mas coisa de -2/-3, mas já conta! Rs.

Alcure,

Acho que sofri o mesmo baque que você teve quando pulou da D700 para D800. Isso eu notei no inicio dos testes. Acho que isso tem a ver um pouco com a lei do esforço invertido. Quanto mais queremos resolução e nitidez, mais conseguimos enxergar as imperfeições. Rs.

No entanto, fiz um primeiro trabalho grande seguindo a sua dica e do Vangelism sobre o Live View e o seu poderoso Dual Pixel. Olha, fiz os retratos de cerca de 25 advogados de um escritório em f7.1 e às vezes 8.0. Rapaz, o foco variou entre 95-100% de precisão em todas as fotos. Teve algumas que ele cravou legal. Usei muitas vezes o AF com Face Tracking e tive ótimos resultados.

Então desapeguei um pouco daquele foco cravadíssimo muito por conta da agilidade que ganhei em contrapartida. Fico imaginando a rapaziada da Sony AIV. Eles nem devem se preocupar muito com foco. Rs. E além dessa otimizada no tempo , a gente pode sempre adicionar uma camada de nitidez em locais desejados na pós podemos em menos de 30 segundos.

Bem, vou voltar aqui quando tiver outras informações uteis sobre a Mark IV que vou com certeza descobrir ao longo do caminho.

Obrigado pela ajuda, pessoal!

Caminho sem volta pra quem fotografa pessoas, já já você compra uma mirroless canon ou sony rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs