Autor Tópico: Problema foco 5D mark IV  (Lida 16163 vezes)

lullyzinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 15 de Maio de 2017, 16:02:34
Boa tarde!
Alguém sabe de problemas no foco da Mark IV?
Comprei uma e no primeiro ensaio fotografando junto com meu colega que usa uma 6D notei uma diferença gritante nas fotos.
Mesmo alternando as lentes entre uma e outra, a foto da 6D foi sempre bem melhor.
A mark não crava o foco de maneira alguma... A foto parece sempre lavada.
Alguém tem algo para compartilhar que me ajude?
Valeu


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2017, 16:21:33
Eu não tenho problemas com o foco da minha não... Cravado... Tem aqueles microajustes de foco que podem ser feitos... Já fez?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2017, 20:25:29
Veja se não está no modo AI-SERVO ou AI-FOCUS.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2017, 20:30:23
Exemplos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2017, 20:58:30
Volte.


lullyzinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2017, 10:10:13
Desculpe, ontem não pude voltar...
É o seguinte: comprei a mark e fiz dois eventos um externo e um 100% flash.
Não consegui ver o foco cravado em nenhuma das fotos.
Em casa peguei um bichinho (de plástico e o brilho talvez influencie um pouco) e fiz testes com a minha 6D e a mark: tudo igual lente, configuração, tripé...
A foto da 6 é MUITO MELHOR e mais nítida que a da mark... Fiquei desesperada porque custa 3x mais.
Entrei em contato com a minha fornecedora e ela mandou em uma assistência da Canon em SP onde constataram que não tem problema algum.
Antes de enviar pra ela me encontrei com um colega que também comprou dela a câmera e fizemos testes: a dele crava o foco fácil. A minha não crava de jeito nenhum.


lullyzinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2017, 10:21:56
não sei se é possível notar a diferença nessa qualidade de imagem...


« Última modificação: 16 de Maio de 2017, 13:40:54 por Pictus »


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2017, 11:00:11
Creio que um pequeno micro ajuste de foco resolva.


lullyzinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2017, 11:03:32
Creio que um pequeno micro ajuste de foco resolva.

tu tem uma mark iv? qual tipo de ajuste tu acha?
tu não acha que a imagem (mesmo em baixa qualidade) da mk tá bem mais lavada em relação à 6? como pode isso?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2017, 11:14:10
Não entendo o que vc quer dizer como lavada.
Seu lightroom esta atualizado para reconhecer a 5d mk iv?

Como falaram, parece que um micro ajuste resolve isso.
Micro ajuste é funcionalidade da câmera, sugiro ler o manual e depois das um pesquisa na net em como descobrir se vc tem front ou back focus, pra fazer o ajuste.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2017, 11:38:49
tu tem uma mark iv? qual tipo de ajuste tu acha?
tu não acha que a imagem (mesmo em baixa qualidade) da mk tá bem mais lavada em relação à 6? como pode isso?

Sim, está um pouco diferente. Porém, não seria uma situação em que vc identificaria todo o poder da mark iv. Isso vc veria qdo precisasse recuperar zonas de highlights ou shadows, ai sim a mk iv mostraria sua qualidade e com pouca perda em qualidade. Mas o seu caso é apenas um micro ajuste na lente.

Pesquise por Lens calibration 5d no google.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2017, 21:21:22
Não tenho a Mark IV, ambas as fotos pra mim estão levemente fora de foco, particulamente achei da  mk4, bem superior em cor e contraste,   sem ampliar as fotos.
Vejo que o foco foi feito no nariz do boneco, se foi isso mesmo é só fechar um pouco a abertura, creio que pra essa foto F5, ficaria bom.

Agora quanto a demora pra focar, recomendo resetar a câmera, são dezenas de opções de foco, mesmo entrando pra ver, pode ter mudado alguma coisa sem querer e não percebeu…

Caso continue com o problema, envie novamente pra  assistência técnica.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2017, 09:01:00
Não tenho a Mark IV, ambas as fotos pra mim estão levemente fora de foco, particulamente achei da  mk4, bem superior em cor e contraste,   sem ampliar as fotos.
Vejo que o foco foi feito no nariz do boneco, se foi isso mesmo é só fechar um pouco a abertura, creio que pra essa foto F5, ficaria bom.

Agora quanto a demora pra focar, recomendo resetar a câmera, são dezenas de opções de foco, mesmo entrando pra ver, pode ter mudado alguma coisa sem querer e não percebeu…

Caso continue com o problema, envie novamente pra  assistência técnica.

A foto deveria ter foco em f 1.2....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2017, 10:22:55
Só micro ajustar a lente,  isso é muito normal.. de cada 10 lentes 9 exigem microajuste.
Se não fosse tão comum isso, as empresas não colocariam em suas cameras esta função de microajuste, e a nikon até incluiu um microajuste feito automaticamente pela camera.

Quem não é focado, viciado em nitidez a nivel de pixel a pixel, nem nota e nem sente falta de microajuste.

Jogue no google, microajuste da lente, lá tem horas de leitura e aprendizagem de como realizar o procedimento.
No manual da camera também ensina.

Eu faço em cerca de arame farpado rs, para mim é o melhor sistema rs.

Abraço e boa sorte.
Fotógrafo e birdwatching


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2017, 12:39:23
A foto deveria ter foco em f 1.2....

E teria se o ponto de foco não pegasse em mais lugares, e velocidade acima de 1/1000.
A Mark 4 tem mais de 30 mp, dual pixel (mais de 60 000 000 de pixel no sensor) é muito denso, qualquer bobeada, vai sair fora de foco.
A F2.2 a 1/250,   o bobeco não poderia estar a mais de 1 m, aparentemente foi feito crop nas fotos, também acredito que ela tenha tentado focar os olhos, mas pegou mais no nariz, mas como disse antes, as duas fotos não estão com o foco cravado, e a F2.5, acredito que teria ficado bom, me baseando pelo 50 mm 1.8 II.
Repito não vejo problema nem na lente e nem no foco, não posso opinar quanto a velocidade do foco, mas todas as Canon que testei em lojas ou que tenho e tenho acesso, usando lentes Canon, são rápidos e preciso, infelizmente não posso dizer o mesmo da concorrente direto.